Tinta Bruta : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Tinta Bruta

Tinta Bruta -  filme brasileiro

Um jovem introvertido, com problemas na justiça e uma irmã que está se mudando para outro estado. A única coisa que sustenta Pedro é o seu inusitado trabalho: um site onde ele dança com o corpo coberto de tinta neon realizando desejos de voyeurs que pagam por esse serviço, coletivo ou privado.

Há uma beleza na dor e na maneira como os diretores filmam essa estranha personagem, sua rotina, seu ofício, seus medos. Mesmo na maneira didática como o passado é contado, aos poucos há poesia e doçura. A forma como compreendemos todos os detalhes vem a partir de uma cena emocionante construída por suposições de um observador.

Tinta Bruta -  filme brasileiroPorém, essa construção exageradamente hostil do mundo acaba sendo inverossímil diante de uma irmã e uma avó tão amorosas e preocupadas, por exemplo. Elas têm uma vida própria, mas como a senhora não se aproxima antes, nem mesmo constrói com ela alguma relação de suporte ao jovem? E a irmã, mesmo indo para Salvador, não poderia manter contato telefônico? E pagar pelo menos a multa da festa de despedida?

A sensação que fica é que Pedro é colocado completamente só e dependente do trabalho no site para ampliar o drama, dando fôlego para que o conflito sustente um longa-metragem. Assim como algumas situações também soam forçadas, principalmente uma que acontece após um encontro em um bar. A divisão em três partes é outro recurso que parece imposto para ajudar a narrativa, já que não cria uma mudança de plot significativa.

Tinta Bruta -  filme brasileiroDe qualquer maneira, a experiência visual nos envolve. Não apenas nos shows e experimentações do jovem e seu parceiro banhados a neon, mas na própria construção cênica das situações diversas. Mesmo ele sentado na praça esperando passar os cinco minutos de sol prometidos a irmã soam interessantes.

As atuações também se destacam, em especial do jovem Shico Menegat que consegue construir toda a tristeza e incômodo do protagonista com a vida e com as pessoas. Ao mesmo tempo em que constrói sensualidade no estranhamento da situação em que se coloca diante da webcam. Mesmo sem dançar sensualmente como Bruno Fernandes, nem ter um corpo tão bem definido, torna-se crível sua atuação e o interesse do seu público.

Tinta Bruta é uma obra poética. Uma experiência estética sensível que nos envolve, ainda que com incongruências e estranhamentos. Não por acaso foi o vencedor do último Festival do Rio.


Tinta Bruta (Tinta Bruta, 2018 / Brasil)
Direção: Filipe Matzembacher e Marcio Reolon
Roteiro: Filipe Matzembacher e Marcio Reolon
Com: Shico Menegat, Bruno Fernandes, Guega Pacheco, Aurea Baptista, Sandra Dani
Duração: 118 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.