Assunto de Família : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Assunto de Família

Assunto de Família - filme

O que define uma família? Pais são quem dão à luz ou quem cria? O que nos une em afeto a pessoas aparentemente estranhas? E quais valores são mais importantes para a vida?

O japonês Hirokazu Koreeda nos traz um olhar delicado sobre uma estranha família de segregados. Um casal de golpistas que vive de pequenos furtos, criando um garoto que encontraram em uma dessas ações, vivendo com uma senhora por causa de sua pensão e sua neta. Um dia, encontram uma garotinha que sofre maus tratos dos pais e resolvem trazê-la para a “família”.

Assunto de Família - filmeTudo poderia ser clichê e raso, porém, esse é um filme que passa longe dos estereótipos. Nenhuma personagem é plana, ninguém é totalmente vítima, nem totalmente algoz. Mesmo as inocentes crianças que desde cedo aprendem pequenos furtos. A riqueza dessa obra está exatamente nas nuanças de cada um deles, na complexidade de suas relações e na maneira como o roteiro os desenvolve.

Cada camada vai sendo desvelada aos poucos, a medida que as situações vão se apresentando em cena. Sem pressão, sem grandes acontecimentos, ainda que o roteiro construa sua curva ancorada em plots típicos do cinema clássico.

Assunto de Família - filmeA direção de Hirokazu Koreeda nos envolve entre grandes e pequenos planos, contrastando a todo tempo as paisagens amplas com a pequena casa onde vivem todos amontoados. Não que sejam miseráveis, mas há condições precárias em sua rotina, ainda que não pareça faltar dinheiro.

Cada membro daquela estranha família tem seu momento de ser trabalhado, com cenas próprias e apresentação de seus conflitos e personalidade. Essa quebra na unidade é que torna o roteiro mais rico, já que a cada momento, acompanhamos a rotina e ponto de vista de um deles.

Há ainda um clima de suspense em toda a projeção, até pela condição daquela família de infratores. Cada pequeno furto gera uma ansiedade pela possibilidade de serem pegos, cada situação nova gera um receio sobre o futuro daquela família. Ao mesmo tempo, eles são capazes de momentos singelos como uma ida à praia.

Assunto de Família é um filme sensível que reforça o talento e marca autoral de Hirokazu Koreeda, diretor que já nos brindou com obras como O que eu mais desejo, Depois da tempestade e Pais e Filhos. Vencedor da Palma de Ouro de Cannes de 2018, merece o reconhecimento que vem tendo desde então.


Assunto de Família (Shoplifters / Manbiki kazoku, 2019 / Japão)
Direção: Hirokazu Koreeda
Roteiro: Hirokazu Koreeda
Com: Lily Franky, Sakura Andô, Mayu Matsuoka
Duração: 121 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.