Vice : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Vice


Vices são sempre colocados em segundo plano. Seja no esporte ou na política não se dá muita atenção os que parecem ficar na sombra dos primeiros. A história, no entanto, já demonstrou diversas vezes que não prestar a atenção neles pode ser um grande problema.

A intenção de Adam Mckay ao construir a cinebiografia do vice-presidente dos Estados Unidos Dick Cheney em forma de sátira parece clara. Faz piada inclusive com sua condição de vice, mas traz também uma tentativa de dosar o tom, com muitos momentos em que se leva a sério, que acaba perdendo parte da intenção e enfraquecendo a obra.

Na verdade, o roteiro e a direção vão costurando uma profusão de gags e “sacadinhas” que acaba se tornando cansativa, principalmente a lidar com temas densos como alguns momentos políticos do país, a exemplo do atentado às Torres Gêmeas.

A ideia da narração em voz over com uma personagem que só será revelada mais a frente, no entanto, acaba sendo boa. Uma ironia dramática que costura bem a ideia e traz um ritmo mais dinâmico ao filme que poderia ser aprofundado em seus comentários sarcásticos e até mesmo nas pistas para a revelação de sua identidade.

A montagem frenética, com gags visuais e sonoras dão o tom da sátira, construindo uma linguagem próxima dos vídeos vistos na internet. Uma espécie de ampliação da ideia que o diretor já tinha começado a trabalhar em A Grande Aposta, mas aqui é maximizado, inclusive com uma piada no meio do filme que acaba sendo das mais inteligentes de toda a projeção.

Há o mérito também do elenco. Amy Adams e Steve Carell fazem sua parte dando suporte para que Christian Bale reconstrua bem essa controversa figura pública. Impressiona o trabalho corporal e vocal, além da maquiagem e trabalho de reconstituição de época. É curioso como, apesar de elementos de cena e figurino condizentes com cada momento vivido, há uma linguagem bastante atual que liga toda a direção de arte da obra.

Ainda que não consiga sustentar por toda a projeção sua proposta sátira, caindo em fórmulas convencionais e tentando se levar a sério em muitos momentos, Vice acaba sendo uma proposta que instiga.


Vice (Vice, 2019 / EUA)
Direção: Adam McKay
Roteiro: Adam McKay
Com: Christian Bale, Amy Adams, Steve Carell, Sam Rockwell
Duração: 132 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.