Quem você pensa que sou : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Quem você pensa que sou


Inseguranças, dores mal curadas, vontade de ser outra pessoa. As redes sociais só potencializaram essas sensações humanas e sentimentos que parece incomodar cada vez mais. O filme Quem você pensa que sou? traz um pouco dessa discussão, mas vale mesmo pela interpretação de Juliette Binoche.

Baseado no livro de Camille Laurens, a trama gira em torno de Claire, uma mulher de cinquenta anos que entra nas redes sociais fingindo ser uma mulher de 24 anos e acaba se envolvendo com um rapaz de uma maneira tão profunda que as coisas vão saindo do seu controle.

O roteiro de Safy Nebbou busca uma maneira não-linear de contar essa história partindo das conversas da protagonista com uma terapeuta vivida também com intensidade por Nicole Garcia. Há um certo clichê nisso, mas também é uma forma de construir o suspense sobre alguns acontecimentos.

A escolha, no entanto, também faz a história ficar confusa e se perder principalmente em seu terceiro ato. O jogo entre real e fantasia vai se intensificando de maneira ingênua, em vez de aprofundar as próprias questões sobre relacionamento com diferenças de idade que são tão bem aceitas entre homens mais velhos e meninas, mas não o contrário. As revelações finais deixam isso bem claro, mas fica apenas no superficial da constatação.

Por outro lado, o mundo virtual também é pouco explorado. O jogo da idealização do outro, a vontade de conhecer e o medo de se expor. As atitudes de Alex e Clara, pseudônimo de Claire, não são tão incomuns. Mas a obra não parece também querer aprofundar tais questões. A escolha em determinado momento pela fantasia deixa claro que é apenas um filme de personagem. É sobre as sensações, sentimentos e questões psicológicas de Claire.

Aposta arriscada, mas que se torna possível graças a entrega e talento de Juliette Binoche. Não por acaso o filme começa com um big close dela e a câmera permanece sempre próxima, buscando suas expressões em cada gesto e situação. Mesmo quando a situação cômica está no fato dela circular com o carro por um estacionamento enquanto seus filhos aguardam na porta do estabelecimento porque ela está ao telefone com Alex. A atriz brilha em todos os sentidos, nos envolvendo em seus momentos de Claire e Clara.

Ainda que sem conseguir explorar todo o potencial da trama, Safy Nebbou consegue ser feliz ao construir imageticamente a relação de Alex e Clara, mesmo que eles não se encontrem. Artifícios como quando ela envia um vídeo da garota dançando e os dois assistem juntos. Ou quando fazem sexo pelo telefone.

Quem você pensa que sou tinha potencial para mais, mas não deixa de ser um drama envolvente e divertido.


Filme visto no Festival Varilux 2019.

Quem você pensa que sou (Celle que vous croyez, 2019 / França)
Direção: Safy Nebbou
Roteiro: Safy Nebbou
Com: Juliette Binoche, Nicole Garcia, François Civil
Duração: 101 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.