Antena da Raça : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Antena da Raça

Antena da Raça - filme

Em 1979, a TV Tupi colocou no ar nas noite de domingo, o programa Abertura. Idealizado por Fernando Barbosa Lima, o programa era apresentado por Luiz Jatobá e contava com a participação de diversos jornalistas e pensadores da época, tendo como principal pauta a reabertura política após o fim do AI-5 do governo ditatorial. Entre eles, Glauber Rocha


Os quadros apresentados pelo cineasta do Cinema Novo há muito viralizaram nas redes sociais. Seu discurso pungente e enérgico buscava dialogar com o público em prol de uma brasilidade, anti-imperialista e anti-capitalista. Basta olhar o episódio em que ele fala para os pais protegerem seus filhos do Super Homem. Esse material foi remasterizado pelo projeto Tempo Glauber. 


Antena da Raça - filme
Paloma Rocha, filha do cineasta baiano, e Luís Abramo partem desse material para produção do documentário Antena da Raça. Para dialogar com o discurso de Glauber, trazem trechos de seus filmes, em especial Terra em Transe e A Idade da Terra. É impressionante como a montagem consegue ser precisa na ressignifcação da mensagem ao unir um trecho com o outro. Só isso, já valeria a experiência.


A construção da obra, no entanto, não para por aí. Além desses dois materiais, os diretores trazem cenas atuais para dialogar com os dois Brasis, o de 1979 e o de 2018. Buscam construir um raciocínio lógico entre os três materiais que funciona de maneira impressionante. Dessa maneira, de alguma forma, é como se Glauber Rocha ressurgisse aqui, quarenta anos depois comentando o cenário político brasileiro e assusta o fato de seu discurso ainda ser tão atual e tenha espaço nesse cenário caótico que se tornou nossa sociedade. 

Antena da Raça - filme

Há uma defesa de um argumento, é verdade, um lado bem definido. Mas essa sempre foi a posição de Glauber Rocha, então, a obra é coerente com seu material. Não há manipulação de imagens de maneira anti-ética. Há uma lógica coerente. Nossa história é cíclica, não há como negar. Os discursos retornam, as polaridades políticas também. Mais do que nunca, vemos os medos e posicionamentos se aproximarem em gestos e ações. 


Antena da Raça é um documentário que nos traz mais do que um resgate histórico de um material fílmico para conversar com um material televisivo. É uma oportunidade para refletir sobre nosso país e a situação política que vem nos regendo desde as manifestações de 2013. Um país rachado, desgastado e com poucas esperanças diante de um cenário desolador. Talvez a energia do discurso de Glauber em plena reabertura política seja mesmo o que estamos precisando.

Filme visto no 9º Olhar de Cinema de Curitiba.


Antena da Raça (Brasil, 2020)

Direção: Paloma Rocha e Luís Abramo

Duração: 71 min.


CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.