Teoria da PIXAR : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Teoria da PIXAR

Teoria da PIXAREm julho do ano passado, o jornalista Jon Negroni lançou uma teoria. Todos os filmes feitos pelos estúdios da Pixar desde Toy Story Até Universidade Monstros, fariam parte de um único universo interligado, ampliado em uma única grande história da humanidade.Negroni teria desenvolvido esta teoria após assistir a um vídeo do Cracked que dizia serem os filmes da Pixar secretamente sobre o Apocalipse.

Mas, como Toy Story, Vida de Inseto, Toy Story 2, Monstros S.A., Procurando Nemo, Os Incríveis, Carros, Ratatouille, Wall-E, Up, Toy Story 3, Carros 2, Valente e Universidade Monstros seriam unidos? O texto original continua no ar para quem quiser ler. Mas, quem não for fluente em inglês e quiser ver a teoria em uma edição divertida que utiliza os próprios filmes da Pixar como pontuações no texto, sugiro dar uma olhar neste vídeo do Canal Nostalgia.


Após ver o vídeo e/ou ler a teoria, muitas perguntas, furos, discordâncias ou seguidores podem surgir. Claro, como toda teoria é polêmica e passível de contestação. Admiro o esforço e criatividade de Jon Negroni e me diverti acompanhando o raciocínio dele da mesma forma que tinha achado ótimo o Tarantino´s Mind. Fãs sempre tentarão fazer ligações em obras que criam uma certa marca autoral, o que não quer dizer que seja real.

Teoria da PIXARDesde que surgiu, a Pixar demonstrou buscar o seu próprio referencial de mundo, e claro, que ligações sempre surgirão como easter eggs para que os fãs encontrem e se divirtam. Quem nunca achou divertido procurar o carro da Pizza Planet? Ou mesmo ver uma referência ou outra nos filmes, como o cartão de Carl e Ellie em Toy Story? Mas, daí a achar que tudo tem uma ligação consciente para demonstrar que é a mesma história é diferente. Assim como é difícil comprar a ideia de que a bruxa de Valente seja a fofinha Boo, procurando Sullivan.

Teoria da PIXARVários furos já foram apontados por aí em relação a teoria. O que mais me chama a atenção é em relação à realidade em Carros. Aquele mundo não teria humanos e seria o nosso mundo conhecido, porque os humanos teriam abandonado o planeta por causa da poluição. Mas, como o mundo de Carros é tão perfeito tal qual conhecemos, com água e céus limpos e cidade inteiras se os humanos abandonaram a Terra porque ela estava poluída e destruída? Mesmo que os carros tivessem reconstruído tudo, os seres humanos ao retornarem na nave com Wall-E, não encontrariam aquele lixão.

Peguei apenas este exemplo que acho o mais forte entre todos os furos já apresentados pela internet, como comprovação de que a Teoria Pixar não é verdadeira. Mas, isso não quer dizer que não seja válida. Como disse, é uma brincadeira e uma diversão inteligente. Quem sabe a própria Pixar gosta da ideia e começa a estreitar os laços em seus próximos filmes? Não seria uma má ideia. De uma forma ou de outra, é sempre divertido acompanhar o raciocínio de fãs tão criativos.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.