Vem aí o In-Edit Brasil 2010 : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Vem aí o In-Edit Brasil 2010

In-Edit Brasil 2010 Para quem gosta de documentário musical e mora em São Paulo ou Rio de Janeiro, uma boa notícia. Começa quinta-feira, dia 18/03, a segunda edição brasileira do In-Edit, festival já tradicional na Espanha. Música e documentário juntos em mais de 70 filmes nacionais e internacionais, dos quais 60 são inéditos no circuito comercial.

O festival acontece em São Paulo de 18 a 28 março nas salas do MIS, Cine Olido, CineSESC, HSBC Belas Artes, Matilha Cultural, Auditório Ibirapuera e Instituto Cervantes. E no Rio de Janeiro entre os dias 02 a 08/04 em dimensões reduzidas. Com muitas sessões gratuitas, o festival vai exibir documentários diversificados com temas como Seu Jorge, Naná Vasconcelos, Bezerra da Silva, Tom Zé, Dzi Croquetes, Lenine, Bill Withers, Johnny Cash, Anvil, Led Zeppelin, White Stripes, Filarmônica de Berlim, entre outros, além de apresentações musicais exclusivas e debates com diretores, jornalistas, músicos e produtores.

O festival tem uma mostra competitiva no Panorama Brasileiro, em que seis longas serão votados pelo público e o vencedor ingressa no circuito In-Edit de festivais pelo mundo. Uma ótima vitrine, além de uma oportunidade para conhecer bons filmes em primeira mão. São eles:

Beyond IpanemaBeyond Ipanema
(Guto Barra, Brasil-EUA, 2009, 89’)
Qual é o som do Brasil no exterior? Beyond Ipanema reúne artistas brasileiros e internacionais para analisar o impacto da música brasileira no mundo. Um intercâmbio de estilos musicais que tem ajudado o Brasil a garantir uma posição única na cultura global.





Mamonas AssassinasMamonas para Sempre – O Doc.
(Claudio Kahns, Brasil, 2009, 90’)
Em menos de 10 meses, a banda Mamonas Assassinas saiu do anonimato e se tornou um dos maiores fenômenos da música brasileira. Irreverentes, inteligentes, sarcásticos e criativos, o grupo pegou o Brasil desprevenido e vendeu dois milhões de cópias de seu único disco. Este documentário mostra material inédito da banda e depoimentos de parentes, amigos, produtores e músicos para recontar a trajetória do grupo, os desafios, a ascensão e o trágico acidente que matou todos os seus integrantes em 1996.

Bezerra da SilvaBezerra da Silva – Onde a Coruja Dorme
(Márcia Derraik e Simplício Neto, Brasil, 2010, 72’)
O cantor Bezerra da Silva se tornou uma estrela nacional nos anos 80, durante a chamada “explosão do pagode”. Classificada inicialmente pela crítica como "sambandido", sua música encantou o público brasileiro com crônicas cáusticas e extremamente bem-humoradas sobre o cotidiano das favelas. No entanto, o que poucos sabem é o segredo do sucesso de Bezerra da Silva: sua equipe de compositores - pedreiros, trocadores de ônibus, carteiros, técnicos de refrigeração e biscateiros em geral. Trabalhadores anônimos que cantam como ninguém o universo da malandragem carioca. Sambistas genuínos, escolhidos a dedo por Bezerra.

Dzi CroquettesDzi Croquettes
(Tatiana Issa e Raphael Alvarez, Brasil, 2009. 110’)
A trajetória do irreverente grupo de dança carioca Dzi Croquettes, que marcou o cenário artístico brasileiro nos anos 70. O grupo contestava a ditadura por meio do deboche e da ironia e defendia a quebra de tabus sociais e sexuais. É lembrado por depoimentos de artistas e amigos como Liza Minnelli, Ron Lewis, Gilberto Gil, Nelson Motta, Ney Matogrosso, Betty Faria, Miéle, Jorge Fernando, Cláudia Raia, Pedro Cardoso e Norma Bengell, entre outros.
Prêmio de melhor documentário no Festival do Rio 2009, na 33ª Mostra Internacional de Cinema (São Paulo, 2009) e no Festival Mix Brasil 2009.

ClaudiaMeu Amigo Claudia
(Dácio Pinheiro, Brasil, 2009, 86’)
Documentário sobre Claudia Wonder, o travesti que rompeu preconceitos aparecendo nas páginas culturais de jornais e revistas. Com participações em produções de cinema erótico, famosas performances no Madame Satã e cantando punk rock marcou presença na cena dos anos 80. Mesmo com tudo isso, Claudia Wonder não deixa de ter envolvimento no campo intelectual e político, tornando-se uma importante representante do governo nas organizações de assistência e proteção aos homossexuais.
Melhor documentário no Festival Mix Brasil 2009, ao lado de DZI Croquettes.


Seu JorgeSeu Jorge – América Brasil, o documentário
(Pedro Jorge e Mariana Jorge, Brasil, 2009, 103’)
Não é sempre que vemos um artista tocar as estrelas, mas em 2008 Seu Jorge chegou perto disso. Emplacou três hits no topo das paradas, fez várias participações em projetos interessantes e realizou a turnê de seus sonhos: cruzar o Brasil por terra tocando nas principais capitais.
"Seu Jorge – América Brasil, o documentário" perfaz todo esse caminho de maneira natural e espontânea. Um road movie que acompanha o músico desde seu processo criativo até sua plenitude, no palco.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.