Cine Dicas Video Hobby (19) : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Cine Dicas Video Hobby (19)

CineDicas VideoHobbyA semana para as locadoras de Salvador foi pesada com o anuncio do fim da GPW, uma das mais tradicionais da cidade. Mas, a vida continua e ainda tem muita coisa por aí. A VídeoHobby, mesmo, continua firme e forte em seu negócio de entreter os cinéfilos que prezam por um bom filme original, mas não tem interesse ou dinheiro para ter sua videoteca particular tão farta. Fora as demais opções de livraria, lanchonete e café que recebem os visitantes. Para levantar os ânimos, vamos às dicas de Guy Ferreira para essa semana. Foram tantas opções legais dessa vez que tive dificuldades de escolher os quatro destaques.

AMOR À DISTÂNCIA
AMOR À DISTÂNCIA (DRAMA)
EUA - 2010. Direção: Nanette Burstein. Com: Drew Barrymore, Justin Long, Jason Sudeikis, Christina Applegate

Sinopse: Erin (Drew Barrymore) é uma jornalista que, apesar de estar perto dos 30 anos, faz estágio em um jornal de Nova York, esperando uma oportunidade de ser contratada. Garrett (Justin Long) acabou de terminar um namoro chato e está cansado de seu emprego. Os dois se encontram em um bar, em frente a uma máquina de fliperama, da forma mais inesperada possível. Eles se entendem, passam a noite juntos e desde momento nasce um amor que cresce a cada dia, apesar de Erin ter data para se mudar para o outro lado do país. Quando os dois se separam, começa uma nova fase no relacionamento. O casal precisa aprender a lidar com a distância e com os sentimentos que os quilômetros que os separam começam a proporcionar.

Avaliação: Não me conquistou, mas foi uma comédia romântica que fez sucesso nos cinemas. Acho que é daqueles que passam, a gente vê, mas nem se lembra dele daqui a alguns anos. Veja crítica completa aqui.

TROPA DE ELITE 2
TROPA DE ELITE 2 (NACIONAL)
BRASIL - 2010. Direção: José Padilha. Com: Wagner Moura, André Ramiro, Tainá Müller, Maria Ribeiro, Milhem Cortaz

Sinopse: Anos depois dos eventos ocorridos em Tropa de Elite, Nascimento (Wagner Moura) continua atuando como coordenador de ações do BOPE, mas na função de coronel. Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora É Outro começa mostrando a ação dos comandados de Nascimento, incluindo entre eles Matias, que hoje é capitão, contendo uma rebelião dentro de um presidio carioca. Os chefes do tráfico que estão presos fazem reféns e chamam para negociar um renomado defensor dos direitos humanos, Fraga. Tudo dá errado. Mas o reflexo dessa ação muda o curso da vida de vários personagens. Nascimento passa a ser subsecretário de justiça do Rio de Janeiro; Matias é colocado no batalhão mais corrupto da cidade; e Fraga é eleito deputado. No alto escalão, Nascimento começa a enxergar a verdade por trás da política que controla a capital fluminense e até onde vai a corrupção dentro da corporação - e do próprio BOPE.

Avaliação: Sucesso nacional absoluto, bateu todos os recordes de bilheteria e crítica. Tropa de Elite 2 é o nosso maior trunfo dos últimos tempos. Padilha nos faz pensar na situação política do nosso país como ninguém. Veja crítica completa aqui.

TESTEMUNHA DE ACUSAÇÃO
TESTEMUNHA DE ACUSAÇÃO (CLÁSSICO)
EUA - 1957. Direção: Billy Wilder. Com: Tyrone Power Jr., Marlene Dietrich, Charles Laughton, Elsa Lanchester, John Williams, Torin Thatcher, Una O'Connor, Phillip Tonge, Ian Wolfe, Henry Daniell

Sinopse: Baseado na peça de sucesso de Agatha Christie em Londres, este esplêndido clássico, seis vezes indicado ao Oscar "explode com eletricidade emocional" (The New York Times) e continua mantendo amantes do cinema presos na cadeira até a final e fascinante última cena. Quando uma viúva rica é encontrada morta, o seu amante casado, Leonard Vole (Power), é acusado do crime. A única esperança de Vole de sair livre é o testemunho de sua esposa (Dietrich)... mas o seu tão bem armado álibi é abalado quando ela revela chocantes segredos próprios!

Avaliação: Um clássico de deixar qualquer um grudado na frente da tela. Billy Wilder conseguiu traduzir como ninguém a força do texto da rainha do crime. A trama é muito bem armada e nos deixa boquiabertos com a virada final. Um filme para ver e rever muitas vezes. Em breve, coloco algo dele por aqui, pois essa dica de Guy me deu vontade de rever a história.

COMER REZAR AMAR
COMER REZAR AMAR (DRAMA)
EUA - 2010. Direção: Ryan Murphy. Com: Julia Roberts, Billy Crudup, Viola Davis, Hadi Subiyanto, I. Gusti Ayu Puspawati

Sinopse: Liz Gilbert (Julia Roberts) tinha tudo o que uma mulher moderna deve sonhar em ter - um marido, uma casa, uma carreira bem-sucedida - ainda sim, como muitas outras pessoas, ela está perdida, confusa e em busca do que ela realmente deseja na vida. Recentemente divorciada e num momento decisivo, Gilbert said a zona de conforto, arriscando tudo para mudar sua vida, embarcando em uma jornada ao redor do mundo que se transforma em uma busca por auto-conhecimento. Em suas viagens, ela descobre o verdadeiro prazer da gastronomia na Itália; o poder da oração na Índia, e, finalmente e inesperadamente, a paz interior e equilíbrio de um verdadeiro amor em Bali. Baseado no best-seller autobiográfico de Elizabeth Gilbert, Comer, Rezar, Amar prova que existe mais de uma maneira de levar a vida e de viajar pelo mundo.

Avaliação: Julia Roberts volta em uma grande produção, mas não convence a todos. O filme é gostoso de assistir, divertido e que cumpre sua função de comédia romântica. Vale uma viagem ao redor do mundo. Veja a crítica completa aqui.

Outras dicas.
A PONTE DO RIO KWAI (CLÁSSICO)
JOGOS MORTAIS - O FINAL (TERROR)
AS AVENTURAS DE UM VIRGEM (COMEDIA)
A LETRA QUE MATA (SUSPENSE)
SENTIMENTO DE CULPA (DRAMA)
HOMENS EM FÚRIA (AVENTURA)

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.