O Profissional : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O Profissional

Natalie PortmanHá uma certa falsa premissa de que em filme de ação não importa roteiro, nem construção de personagem, a adrenalina é o mais importante, com cenas bem orquestradas e efeitos especiais de primeira categoria. Ainda bem que existe Luc Besson, diretor e roteirista que consegue nos brindar com boas histórias, muitas vezes reflexivas, com personagens complexos e sim, muita cena de ação de tirar o fôlego. É assim com O Profissional, filme que hoje é conhecido por ter revelado Natalie Portman para o mundo e que tem uma trama muito bem amarrada em seus personagens e na profundidade de uma relação de amor e amizade entre um matador profissional e uma menininha de doze anos.

Leon é um assassino profissional. O mais competente em Nova York. Na cena inicial do filme temos a certeza de que nada pode impedí-lo de atingir o alvo encomendado. Mas, o que vemos depois é que Leon esconde por trás dessa máscara um homem sensível, que tem em uma planta seu único amigo. A situação fica ainda mais complicada quando uma família vizinha é assassinada por causa de drogas, deixando apenas a pequena Mathilda viva, pois estava fazendo compras no mercado. Mathilda vai parar na casa de Leon, primeiro para fugir dos assassinos de sua família que ainda estavam no apartamento, depois porque quer se tornar uma assassina como Leon para vingar a morte de seu irmão de quatro anos, único da família com o qual realmente se importava.

Gary OldmanJean Reno está ótimo como o assassino Leon. Sua sensibilidade para construir um homem frio e ao mesmo tempo sentimental é perfeita. A caracterização do personagem também ajuda. O óculos redondo que usa virou marca para identificá-lo. Natalie Portman tinha apenas onze anos e estava estreando no cinema, mas sua Mathilda impressiona pela capacidade de nos passar emoção. Uma determinada cena na parede mesmo, perto do final, é impressionante. Não por acaso se tornou a atriz que é hoje. Já Gary Oldman, apesar de todos os elogios da crítica da época, me incomoda pelo exagero dos tiques. Sim, ele nos passa medo, o policial corrupto, chefe da gangue, é assustador e louco. Aquele cacoete de comprimido e cabeça para cima soou para mim um pouco exagerado.

O ProfissionalAs cenas de ação são bem orquestradas. Leon demonstra total controle da situação e consegue vencer vários em um balé onde a câmera de Besson nos mostra sem mostrar. Muita coisa apenas imaginamos, é por isso que fica tão bom. A cena da morte da família de Mathilda é outro primor. A tensão das pessoas, principalmente do garotinho escondido em baixo do móvel e a forma como tenta fugir. A expectativa do primeiro tiro do pai. Isso tudo em paralelo com Mathilda feliz fazendo suas compras e Leon assistindo a cena pelo buraco da fechadura. Isso sem falar da grandiosidade da batalha final, que não vou entrar em detalhes para não dar spoilers a quem não tenha visto. Mas, a resolução com aquela frase é primorosa.

O ProfissionalMas, como disse, não é por ser um filme de ação que não há uma história complexa por trás. Só a premissa de uma garotinha de doze anos com um assassino profissional já é argumento para um grande filme. Está certo que não é uma simples garotinha inocente. Mathilda era a garota-problema, fumava, fugia da escola, apanhava gratuitamente do pai, não era respeitada pela irmã mais velha e só encontrava carinho no pequeno irmão. Mesmo assim, era uma criança que teve que aprender a crescer e pegar em armas, viver no mundo de Leon. A amizade que surge entre os dois e a velada tensão sexual também é muito bem construída. No roteiro inicial de Besson, a relação de Leon e Mathilda era muito mais ambígua, mas por pedido dos pais de Natalie Portman, o roteiro foi reescrito. Muitas cenas que explicitavam melhor a relação chegaram a ser gravadas, mas foram retiradas da versão final e só voltaram na versão do diretor em 2004, com 24 minutos a mais. Elas também podem ser vistas nos extras do DVD. Por tudo isso, acaba sendo uma linda história de amor.

O Profissional é daqueles bons filmes que ficam guardados em nossa mente e nossa estante, com ação, drama, romance e alguma dose de reflexão, torna-se uma obra que pode agradar a todos os gostos. Um verdadeiro presente de Luc Besson ao mundo cinematográfico. A gente torce por aqueles personagens, é envolvido pela cadência do roteiro, se surpreende e fica satisfeito com aquele final. Falta pouco para eu considerá-lo uma obra-prima do gênero.


O Profissional: (Léon: 1994 / França, EUA)
Direção: Luc Besson
roteiro: Luc Besson
Com: Jean Reno, Gary Oldman, Natalie Portman, Danny Aiello.
Duração: 133 min

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.