O cinema de Tarantino : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O cinema de Tarantino

Sábado passado o CinePipocaCult, em parceria com o SaladaCultural e a Livraria Saraiva, realizou o primeiro CineSaladaClube. A idéia é fazer encontros mensais discutindo cinema em suas várias faces. Para o primeiro encontro o tema foi o Cinema de Quentin Tarantino, diretor símbolo dessa nova geração que, em seus sete filmes, soube imprimir uma marca inconfundível.

O encontro foi dividido em explanações sobre cada um dos filmes dirigido por Tarantino, com uma cena para ilustrá-los seguida de discussão em geral bastante produtiva. Apenas o filme Jackie Brown ficou de fora das apresentações. Não que o considerássemos menor, mas o tempo ficaria curto para todos, tanto que os dois Kill Bill foram considerados um único filme, o que de fato é, apesar de terem ambos começo, meio e fim. Na dúvida de qual tirar, Jackie Brown acabou saindo já que é seu filme menos emblemático.

O que tentamos passar através das discussões em torno de Cães de Aluguel, Pulp Fiction, Kill Bill, À Prova de Morte e Bastardos Inglórios foi o quanto Tarantino conseguiu se fazer presente em cada detalhe. Nos diálogos bem construídos, quase sempre inusitados. Na exploração do cotidiano, nunca temos apenas ação em suas obras. Na apresentação de personagens, sempre cuidadosa e nunca repetitiva. Na forma como expõe a violência, sem nunca ser gratuita, de uma forma plástica. No tema recorrente da vingança. Nas referências cinematográficas que demonstram sua paixão pelo cinema. E, claro, na certeza de que é um diretor autor que sabe exatamente o que quer de cada filme.

Quentin Tarantino foi escolhido com tema do primeiro encontro por ser um diretor popular, ao mesmo tempo que é cult. Pelo talento inegável e por ter uma obra consistente em poucos exemplos. Foi um bom começo. Assista aqui um resumo do encontro que mostra um pouco do que aconteceu no dia 03 de setembro.


Dia 01 de outubro tem um novo encontro marcado e queríamos falar de cinema nacional. Quase como brincadeira surgiu o tema perfeito. O grupo que sustentou o nosso cinema quando tudo parecia perdido: Os Trapalhões. Se você for de Salvador, dê uma passada lá.

CineSaladaClube
Tema: Os Trapalhões e o Cinema Brasileiro
Dia: 01/10/2011
Horário: 15h as 18h.
Local: Livraria Saraiva Iguatemi - Salvador/BA.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.