De olho em Os Miseráveis : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

De olho em Os Miseráveis

Os MiseráveisEm uma época em que o cinema vive a expectativa da temporada de premiações, um filme parece se destacar antes mesmo de sua estreia. Os Miseráveis, dirigido por Tom Hooper surge como um dos favoritos ao Oscar, por todos os comentários e burburinhos que vem criando ao redor do mundo. Sua estreia oficial é no dia 25 de dezembro e no Brasil, chega apenas em 01 de fevereiro, mas com uma história tão conhecida e já tantas vezes adaptadas, é possível falarmos um pouco sobre ele.

Os Miseráveis é uma adaptação original de um dos mais conhecidos livros de Victor Hugo, Les Misérables, que traz uma história ambientada na França do século XIX e constrói uma crítica em torno da miséria humana que invade o século, focando na pobreza e no sofrimento de alguns personagens específicos, tendo como fio condutor Jean Valjean, um homem condenado à prisão por roubar um pão para sua irmã faminta e que tem que conviver com os problemas de ser um ex-presidiário.

Os MiseráveisMas, o filme de Tom Hooper é uma adaptação da adaptação, bebendo na fonte do famoso musical composto por Claude-Michel Schönberg em 1980. O musical encenado em dois atos, ganhou fama ao ser encenado na Broadway por 16 anos entre 1987 e 2003, mas, a peça também é encenada em Londres com grande sucesso. Entre as canções mais famosas está I Dreamed a Dream, forte lamento da personagem Fantine que já teve diversas versões em vozes famosas como Aretha Franklin e que em 2009 chamou novamente a atenção do mundo na eliminatória do programa Britain's Got Talent, quando a, então candidata, Susan Boyle emocionou plateia e jurados.

Mas, porque Os Miseráveis está tão cotado em um ano de grandes títulos? Primeiro por ser baseado em obras de sucesso. Só isso já é motivo para chamar a atenção de público e críticos. Depois, pelo elenco estelar que o compõe. Terceiro pelo material de divulgação que chega a cada dia, o trailer oficial mesmo guiado por Anne Hathaway cantando I Dreamed a Dream, arrepia. E claro, por ser dirigido por um homem que já tem em sua filmografia grandes sucessos que encantaram a academia, como o recente O Discurso do Rei.


Hugh Jackman, Russell Crowe, Anne Hathaway e Eddie Redmayne estão sendo cotados para concorrer aos diversos prêmios de atuação da temporada. E isso apenas com as primeiras exibições para a imprensa. Não é de se espantar, além de bons atores, os personagens ajudam na composição de interpretações mais densas e emocionantes. E pelo menos, Hugh Jackman e Anne Hathaway já haviam demonstrado seus dons musicais em conjunto, na apresentação do Oscar. Além dos quatro citados, o elenco tem ainda nomes como Amanda Seyfried, Helena Bonham Carter e Sacha Baron Cohen.

Os MiseráveisTom Hooper confiava tanto no elenco que tinha que fez uma das escolhas mais ousadas em um filme musical: cantar ao vivo. Ao contrário de levar seus atores para um estúdio para que gravassem as músicas na melhor condição possível para voz e instrumentos e depois fazê-los dublar no set, Os Miseráveis teve a orquestra no set de filmagem. As gravações ao vivo proporcionaram uma capacidade maior de interpretação dos personagens, do momento em que viviam e o que cada música significaria para aquele momento. Esse diferencial pode ter sido também outro plus no resultado final. Uma valorização da interpretação e da emoção, em detrimento de uma técnica aparentemente mais perfeita.


Personagens principais:
Jean Valjean (Hugh Jackman) - Um homem condenado à prisão por roubar um pão para a irmã que tem fome. Tenta fugir algumas vezes, até ser solto, mas continua sendo perseguido pelo inspetor Javert. Até que conhece um homem que transformará sua vida, fazendo-o mudar de identidade.

Fantine (Anne Hathaway) - Uma mulher simples, mãe solteira, abandonada tem que trabalhar para sustentar sua filha Cosette, mas tem que esconder sua existência. Como curiosidade, Amy Adams e Rebecca Hall chegaram a ser cogitadas para o papel.

Cosette (Amanda Seyfried) - Filha de Fantine, sofre muito na infância ao ser obrigada a trabalhar para os Thénardier que os espancam muito. Mas, sua vida ainda vai ter muitas viradas, antes do fim. A atriz Isabelle Allen faz a personagem criança. Entre as curiosidades, Emma Watson, Hayden Panettiere, Miranda Cosgrove e Lucy Hale chegaram a ser sondadas para o papel.

Javert (Russell Crowe) - Inspetor obsessivo, está sempre perseguindo Jean Valjean. Um homem que bom o dever e a honra acima de tudo. Paul Bettany também foi cotado para o papel.

Marius Pontmercy (Eddie Redmayne) - Um nobre liberal que briga com o avô monarquista e se junta aos jovens revolucionários. Entre suas passagens acaba se apaixonando por Cosette.

Então, que chegue logo fevereiro.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.