Você conhece Jéssica Cristopherry? : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Você conhece Jéssica Cristopherry?

Jéssica CristopherryUma mulher com sonhos de glamour, que se imagina no palco como uma diva, tal qual as grandes Drag Queens. Por que não? Pensou a atriz, escritora e diretora Paula Lice. Por que uma mulher não pode ser uma transformista? Afinal, ao subir ao palco com aquelas vestimentas e maquiagem, uma transformação é feita, ainda que não de sexo.

E assim surgiu Jéssica Cristopherry, documentário média-metragem dirigido pela própria Paula em parceria com Rodrigo Luna e Ronei Jorge que estreia hoje em Salvador. Um verdadeiro passeio pelo universo dos artistas-transformistas da cena noturna soteropolitana. Com o auxílio luxuoso de cinco das mais respeitadas transformistas da cena soteropolitana atual, Rainha Loulou, Mitta Lux, Valérie O’hara, Carolina Vargas e Gina d’Mascar, Paula Lice vai se transformando em Jéssica na frente das câmeras em um processo de pesquisa e laboratório bastante instigante e envolvente.

Jéssica CristopherryEnquanto assiste ao nascimento de Jéssica, o público acompanha ainda o papo da atriz com o diretor teatral pernambucano Rodrigo Dourado, pesquisador apaixonado da cena transformista. Toda a montagem é construída entre conversas, ensaios, preparação de personagem no camarim e performances no palco. O cenário é conhecido da noite baiana, o tradicional Beco dos Artistas, com os bares All Club e Melancia Blue, além de outros pontos da cidade como uma tomada poética no Mercado do Peixe.

Jéssica CristopherrySegundo a assessoria do filme: "Tomada como importante imagem dos fluxos identitários contemporâneos, a performance transformista celebra o trânsito, o entrelugar e a fronteira, questionando os papéis sexuais/sociais preestabelecidos. Nessa cena em que, tradicionalmente, as representações do feminino são performadas por homens, Jéssica quer saber como uma atriz/mulher pode se tornar uma outra mulher, para além de sua identidade biológica".

E tudo é construído de uma maneira bastante respeitosa e investigativa que parece surgir mesmo do sonho de Paula, de sua inquietação para com esse mundo que ela não compreendia, mas já admirava. Ver uma diretora se desnudar em tela, é um processo instigante, ainda que esta seja também uma atriz acostumada a transformações. Jéssica, no entanto, parece ir além de todos os personagens que ela já tenha feito.

Jéssica CristopherryA estreia acontece hoje, às 20h30, no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha. Mas além do lançamento no cinema, Jéssica Cristopherry cumprirá uma microtemporada nos bares em que foi gravado o documentário, All Club e Melancia Blue, no Beco dos Artistas, sob a batuta de Gina d’Mascar e Rainha Loulou. O filme conta com a produção executiva da Movioca - Content House + Buh!Fu Filmes, com colaboração da Domínio Público, Uhu Filmes e Pequena Sala de Ideias.

SERVIÇO:
O quê: Lançamento do documentário Jéssica Cristopherry.
Quando: Dia 26/03/2013, 20h30.
Onde: Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha
Quanto: Entrada Gratuita.
Duração: 52 min.
Clique para ampliar.

EXIBIÇÕES NO BECO DOS ARTISTAS:
27/03, no ALL CLUB, 22h, com Gina de Mascar.
03/04, no ALL CLUB, 22h, com Gina de Mascar.
07/04, no Melancia Blue, 22h, com Rainha Loulou.
19/04, no Melancia Blue, 22h, com Rainha Loulou.


FICHA TÉCNICA:
Roteiro e Direção: Paula Lice, Rodrigo Luna e Ronei Jorge
Produção Executiva: Movioca Content House e Buh!Fu Filmes/ Colaboração: Domínio Público, Uhu Filmes e Pequena Sala de Ideias.
Elenco: Aldo Zeck, Bruno Santiago, Jean Carlos Macêdo, Luiz Santana, Paula Lice, Rodrigo Dourado e Valécio Santos.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.