Top Secret - Super Confidencial : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Top Secret - Super Confidencial

Top Secret - Super ConfidencialApós o sucesso de Apertem os cintos... O piloto sumiu! e sua continuação, os criadores dos filmes vieram com mais uma bobagem divertida que se tornou clássico da Sessão da Tarde. Top Secret marcou uma geração e ainda iniciou a carreira de Val Kilmer no cinema.


Val Kilmer aqui é Nick Rivers, um astro de rock que vai fazer um show na Alemanha Oriental e acaba se envolvendo com um grupo da resistência local. Tudo porque se apaixona pela bela Hillary, vivida por Lucy Gutteridge, que está em busca do seu pai cientista desaparecido. Esta trama ainda revelará um plano mirabolante dos alemães para dominar o mundo.

Top Secret - Super ConfidencialMas, o tom do filme é mesmo o besteirol satírico. Tudo é motivo de piadas e referências engraçadas como um duelo parodiando os westerns, só que embaixo do mar, que aproveita todos os clichês e piadas possíveis do gênero. Ou o clássico, A Lagoa Azul, que se transforma em uma piada constante no flashback de Hillary com direito a cabana com controle remoto e carro de bambu.

As piadas também são físicas e com quebra de expectativa como um olho em uma lupa na biblioteca secreta, ou um trem que fica enquanto a estação se move. Isso sem falar na dança esquisita com passos ridículos ao ponto de ter tapinhas na bochecha, como se fosse uma valsa chique da aristocracia local. Tudo é motivo de piadas e brincadeiras diversas.

Top Secret - Super ConfidencialDiante de tanta bobagem divertida, Val Kilmer se perde um pouco. Não tem ainda o carisma, nem o talento exigido para o papel, muitas vezes ficando apenas com uma expressão poser que poderia ser melhor explorada por um ator experiente no gênero. Mas, não chega a comprometer o conjunto da obra, principalmente por estar cercado por bons nomes como Omar Sharif e Michael Gough.

Toda a parte final com o plano da vaca também merece destaque, provocando boas risadas a começar pela caracterização. Afinal, quem já viu vaca com botas? Mas, tudo segue mesmo este clima nonsense onde a piada é o fim de tudo, ainda que tenha boas sacadas por trás da trama, inclusive com críticas políticas da época.

Top Secret, que aqui ganhou esse singelo sub-título Super Confidencial, é uma bobagem divertida e inteligente. Não chega a superar Apertem os Cintos... O piloto sumiu! no gênero, mas é muito superior à maioria das bobagens atuais com a série Todo Mundo em Pânico e todas as Sagas Molusco que vemos por aí.



Top Secret - Super Confidencial (Top Secret, 1984 / EUA)
Direção: Jim Abrahams, David Zucker e Jerry Zucker
Roteiro: Jim Abrahams, David Zucker e Jerry Zucker
Com: Val Kilmer, Omar Sharif, Jeremy Kemp, Lucy Gutteridge
Duração: 90 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.