A Outra História Americana : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A Outra História Americana

A Outra História AmericanaFilmes sobre preconceito racial já tiveram muitos. Mas, o que chama a atenção em A Outra História Americana é a violência irracional com a qual o grupo liderado pelo personagem de Edward Norton lida com o tema, colocando-se como vítima de uma invasão injusta de outras raças em seu país.

A história de Derek Vinyard é construída de uma maneira interessante. Há o mito formado na mente do seu irmão mais novo, Danny, interpretado por Edward Furlong. Há os flashbacks de sua trajetória desde um pouco antes da morte do pai até a prisão. E há ele após a prisão. Aqui, o roteiro não linear funciona muito bem, nos conduzindo entre causas e consequências de uma transformação intensa de um personagem tão complexo.

A Outra História AmericanaO grupo liderado por ele é neo-nazista, influenciado pelas ideias de Cameron Alexander que o molda de acordo com os "princípios" de Hitler. Segundo a filosofia do grupo, os europeus arianos vieram à América para se estabelecer e criar uma nova vida. Mas, negros, mexicanos e outras raças estão destruindo esse sonho, tirando o emprego e o espaço de seu povo, como ilegais e pessoas menos merecedoras do local.

Não precisa dizer que eles ignoram o fato da terra ser antes dos índios e que os negros foram para lá sequestrados de seu próprio país. Mas, não deixa de ser assustadoramente interessante a forma como se reúnem, acreditando na legitimidade dos seus argumentos e idolatrando um homem como Adolf Hitler, a ponto de ter posteres seus espalhados pela casa.

A Outra História AmericanaA passagem de Derek pela cadeia o faz ver que a vida não é tão preto e branco quanto ele supunha, abrindo os olhos para a realidade diversa e os direitos humanos em geral. Em sua mente, ele precisa salvar sua família, principalmente seu irmão Danny que cresceu idolatrando-o e agora quer ser como ele. A ironia dramática da trama é extremamente bem construída nos deixando com um nó na garganta em muitos momentos, principalmente em determinada cena final.

A Outra História AmericanaA violência também é exposta de uma maneira crua e ao mesmo tempo cuidadosa. Há cenas fortes como a em que Derek coloca um dos assaltantes do seu carro com a boca na calçada. E também as duas cenas do banheiro, uma envolvendo Derek, outra Danny. Mas, há também a sutileza da relação entre Derek e Lamont na cadeia, que nos mostra que ainda há salvação para o ser humano e suas complexas relações.

Diante de um tema tão forte e tantas cenas de intensidade emocional, é natural que os atores se destaquem. Edward Furlong, o eterno garoto de O Exterminador do Futuro II, consegue dosar muito bem suas emoções, passando verdade em Danny. Mas, o filme é mesmo de Edward Norton que nos dá todas as camadas de Derek, desde o garoto quase ingênuo conversando com o pai, passando pelo líder neo-nazista até o homem experiente. Não são poucos os momentos em que ele consegue impressionar com a intensidade de sua atuação.

A Outra História Americana nos dá apenas um vislumbre de um tema ainda tão complexo criado por uma história injusta que segrega seres humanos a raças, nacionalidades e cor de pele, como se isso fizesse de fato alguma diferença. Um filme que ajuda a pensar, observando pequenas atitudes e todas as suas consequências.


A Outra História Americana (American History X, 1998 / EUA)
Direção: Tony Kaye
Roteiro: David McKenna
Com: Edward Norton, Edward Furlong, Beverly D'Angelo, Fairuza Balk
Duração: 119 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.