O Menino e O Mundo : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O Menino e O Mundo

O Menino e O MundoGrande vencedor do Annecy de 2014, com prêmio do júri e do público, O Menino e O Mundo retornou aos cinemas e é uma ótima oportunidade de ver uma animação tão madura e instigante.

A trama poderia ser resumida como um garoto que vê seu pai abandonar a casa onde mora com a mãe, para tentar um emprego melhor na cidade grande. Inconformado com isso, ele tenta segui-lo e descobre um mundo belo e ao mesmo tempo assustador, com uma diversidade cultural e social imensa.

Mas, mais do que uma história linear, O Menino e O Mundo nos apresenta sensações. É uma jornada de descoberta que já começa na experimentação sensorial do menino no início do filme. A técnica de colocar o cenário vazio, apenas com ele e poucos objetos que aos poucos vão ganhando forma e cores já demonstra isso. E nessa visão infantil de descoberta, as leis da física não são tão importantes, podendo andar entre nuvens ou guardar sons em uma latinha.

O Menino e O MundoAliás, a viagem sensorial do menino através da música é uma das coisas mais belas do filme. A forma como suas lembranças do pai ou mesmo daquele lugar vão se construindo e se desfazendo em sua frente. E como o som é representado por bolinhas coloridas que flutuam no ar. Vamos viajando com elas e com o menino nesse mundo maravilhoso do sentimento.

Aos poucos, esta ingenuidade vai se desfazendo com o que vai presenciando na plantação de algodão, nas fábricas, no morro, ou mesmo nas estradas. Com o tempo até o seu pai se torna um rosto comum, incapaz de ser diferenciado de outros adultos. E tudo fica marcado em uma foto familiar que guarda em seu bolso.

O Menino e O MundoA capacidade de transmitir sentimentos com traços tão simples faz a animação de Alê Abreu ser tão especial. O menino é quase um traçado infantil que toda criança rabisca, mas seu olhar nos passa emoções diversas que nos tocam a alma. Da mesma forma que os cenários se formam em nossa frente de maneira simples e forte ao mesmo tempo.

A sutileza de colocar "rostos" nos meios de transporte e de construir os morros como castelos, também nos dão a dimensão exata desse mundo entre a realidade e a fantasia. Onde dor e esperança se misturam de uma maneira única. E a trilha sonora também ajuda a construir esse sentimento. Assim como a escolha acertada de não se comunicar por palavras. Os poucos diálogos do filme são em uma língua estranha.

O Menino e O Mundo é, talvez, a animação mais ousada já realizada no Brasil. Dialoga com as experimentações da linguagem, sem perder seu público de vista, nos brindando e fazendo viajar com uma jornada de crescimento como poucas. Em alguns aspectos me lembra Persepolis, filme francês de 2007. Uma verdadeira pérola que merece ser descoberta pelo público brasileiro.


O Menino e O Mundo (O Menino e O Mundo, 2013 / Brasil)
Direção: Alê Abreu
Roteiro: Alê Abreu
Duração: 80 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.