O que esperar do Oscar 2016 : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O que esperar do Oscar 2016

Cercado pela polêmica da falta de representatividade, a 88ª Edição do Oscar acontece no próximo domingo, dia 28 de fevereiro. O apresentador Chris Rock foi pressionado pelo movimento negro para recusar o convite, mas resolveu utilizar isso a seu favor. O ator está prometendo um texto inicial sobre o assunto, falando inclusive das ausências de Spike Lee, Jada Pinkett Smith e Will Smith que já anunciaram boicote ao #Oscartãobranco.

Em mais um ano, os principais indicados não empolgam tanto, a lista dos oito filmes, por exemplo, é fraca, ainda que tenham algumas belas obras. E como a indústria é previsível, os favoritos já estão lançados, mas claro, sempre podemos ser surpreendidos, para o bem ou para o mal. Mas, o importante mesmo é apreciar a festa e torcer para que tempos melhores sempre venham. Seguem nossos palpites nas principais categorias.

Melhor filme:

Melhor filme - Oscar 2016

Mais um ano com apenas oito indicados dos dez possíveis. E, apesar das apostas e indícios, temos um impasse interessante. Três filmes dividiram os principais termômetros da premiação. A Grande Aposta levou o prêmio do Sindicato dos Produtores. Spotlight ficou com o prêmio do Sindicato de Atores. E O Regresso foi o escolhido do Sindicato de diretores. Como Alejandro González Iñárritu levou direção e filme ano passado por Birdman, é pouco provável que leve esse ano. De qualquer maneira, não pode ser uma hipótese descartada. Agora, o que sentimos mesmo foi a ausência de algumas obras que mereciam estar nessa lista como Carol, Os Oito Odiados, Steve Jobs, Creed, Divertida Mente, entre outros. E segue a vida.

Favorito: A Grande Aposta
Pode Ganhar: Spotlight
Torcida CinePipocaCult: Mad Max ou O Regresso

Indicados:
A Grande Aposta
Spotlight: Segredos Revelados
Mad Max: Estrada da Fúria
O Regresso
Perdido em Marte
Ponte dos Espiões
O Quarto de Jack
Brooklyn

Melhor Diretor:

Melhor Diretor - Oscar 2016

Apesar de A Grande Aposta ser o filme favorito, não acredito que Adam McKay esteja também nessa posição. A Academia já dividiu os dois principais prêmios em outras edições e é bem provável que o faça aqui novamente. Alejandro González Iñárritu como já foi dito, levou o prêmio do Sindicato de Diretores, entra como favorito, ainda que tenha levado o mesmo prêmio ano passado, o que seria um feito incrível, não apenas por ser dois anos consecutivos, como por ser ele latino. Sim, já falamos sobre representatividade no Oscar e isso se reflete aqui.

Favorito: Alejandro González Iñárritu
Pode Ganhar: George Miller
Torcida CinePipocaCult: Não sendo Tom McCarthy, tá tudo certo.

Indicados:
Adam McKay (A Grande Aposta)
George Miller (Mad Max: Estrada da Fúria)
Alejandro González Iñárritu (O Regresso)
Lenny Abrahamson (O Quarto de Jack)
Tom McCarthy (Spotlight: Segredos Revelados)

Melhor Ator:

Melhor Ator - Oscar 2016

O mundo está de olho nessa categoria e na possibilidade da Academia finalmente dar um prêmio a Leonardo DiCaprio. O ator preterido já deu diversas provas de que merecia como em O Aviador, até hoje seu melhor papel. Além de uma bela atuação, DiCaprio tem a seu favor o sacrifício físico em nome do papel, sempre bem visto e valorizado pelos pares. Foram meses no frio, comeu carne crua sendo vegetariano, mas, não, ele não foi atacado por um urso. E seus concorrentes esse ano também não são fortes, mesmo Eddie Redmayne, tão elogiado pela Garota Dinamarquesa, levou o prêmio ano passado. Então...

Favorito: Leonardo DiCaprio
Pode Ganhar: Eddie Redmayne
Torcida CinePipocaCult: Leonardo DiCaprio

Indicados:
Bryan Cranston (Trumbo: Lista Negra)
Matt Damon (Perdido em Marte)
Leonardo DiCaprio (O Regresso)
Michael Fassbender (Steve Jobs)
Eddie Redmayne (A Garota Dinamarquesa)

Melhor Atriz:

Melhor Atriz - Oscar 2016

Jennifer Lawrence está na sua terceira indicação e já tem sua estatueta. Cate Blanchett já tem dois Oscars. Saoirse Ronan está em sua segunda indicação. Mas, as duas melhores atuações estão mesmo entre as novatas na categoria. A experiente Charlotte Rampling dá o tom há 45 Anos, que não seria nada sem suas expressões. Só pela cena final ela já merecia um prêmio. E a favorita absoluta, que levou todos os prêmios até agora, Brie Larson, também segura boa parte da emoção de O Quarto de Jack, o filme só não é ela, como acontece em 45 Anos, porque a moça tem a companhia do sensacional garotinho Jacob Tremblay.

Favorito: Brie Larson
Pode Ganhar: Saoirse Ronan
Torcida CinePipocaCult: Charlotte Rampling

Indicadas:
Cate Blanchett (Carol)
Brie Larson (O Quarto de Jack)
Jennifer Lawrence (Joy: O Nome do Sucesso)
Charlotte Rampling (45 Anos)
Saoirse Ronan (Brooklyn)

Melhor Ator Coadjuvante:

Melhor Ator Coadjuvante - Oscar 2016

Talvez a categoria mais emotiva da edição. Todos os holofotes estão voltados para Sylvester Stallone que dá vida pela sétima vez a Rocky Balboa. É uma homenagem bonita, um coroamento de carreira, já levou alguns prêmios na temporada. Mas, cá entre nós, se alguém merecia esse prêmio era Mark Rylance. O simpático russo dá uma humanidade aquela história que nos faz envolver com sua causa e torcer por um sinal feliz. É sutil e belo.

Favorito: Sylvester Stallone
Pode Ganhar: Mark Rylance
Torcida CinePipocaCult: Mark Rylance, mas a gente não vai ficar triste se "Rocky" levar.

Indicados:
Christian Bale (A Grande Aposta)
Tom Hardy (O Regresso)
Mark Ruffalo (Spotlight)
Mark Rylance (Ponte dos Espiões)
Sylvester Stallone (Creed: Nascido Para Lutar)

Melhor Atriz Coadjuvante:


Há um problema nessa categoria, esperteza dos estúdios. Tanto Alicia Vikander quanto Rooney Mara poderiam estar na categoria de Melhor Atriz, mas os produtores consideram melhores as chances aqui e deu nisso. Mas, o irônico é que tirando Rachel McAdams que é ótima, mas está passeando em Spotlight, todas as candidatas são muito boas. Fica complicado apostar em alguém, ainda que se é para valorizar o papel de suporte que a atriz coadjuvante dá, eu ficaria com Kate Winslet que assim como sua personagem, apoia Michael Fassbender com maestria.

Favorito: Alicia Vikander
Pode Ganhar: Jennifer Jason Leigh ou Kate Winslet
Torcida CinePipocaCult: Kate Winslet

Indicados:
Alicia Vikander (A Garota Dinamarquesa)
Jennifer Jason Leigh (Os 8 Odiados)
Rachel McAdams (Spotlight)
Rooney Mara (Carol)
Kate Winslet (Steve Jobs)

Melhor Longa em Animação:

Melhor Longa em Animação - Oscar 2016

Acredito que a categoria nunca esteve tão forte e com uma diversidade, inclusive de países, tão grande entre as obras. Um sinal de que a animação cresce em produção pelo mundo e merece melhor atenção. Gosto de todos os cinco. Mas, O Menino e o Mundo divide as atenções com o favorito Divertida Mente. Primeiro por ser brasileiro, claro, nesses momentos somos bairristas. Segundo, porque levou diversos prêmios pelo mundo, inclusive o Annie Awards 2016 de Melhor filme Independente. Mas, claro, sejamos pé no chão e a poderosa Pixar investiu muito em seu Inside Out, para nos dar essa estatueta.

Favorito: Divertida Mente
Pode Ganhar: O Menino e o Mundo (Não custa sonhar)
Torcida CinePipocaCult: Tanto Divertida Mente quanto O Menino e o Mundo nos deixa feliz.

Indicados:
Anomalisa
O Menino e o Mundo
Divertida Mente
Shaun: O Carneiro
As Memórias de Marnie

Melhor Documentário:

Melhor Documentário - Oscar 2016

A categoria demonstra que a Netflix chegou para ficar nas produções cinematográficas também. Após Square ano passado, ela emplaca dois indicados ao Oscar e, um deles, apontado como favorito. Amy, sobre a cantora Amy Winehouse é uma obra bem produzida, com uma direção precisa, mas não tão criativa quanto a obra anterior do seu diretor (Senna). Os cinco indicados buscam tencionar a linguagem trazendo algo a mais e nos dando belas obras. Mas, o que mais me impactou mesmo foi What Happened, Miss Simone?, sobre a cantora Nina Simone. Vejamos no que dá.

Favorito: Amy
Pode Ganhar: Cartel Land
Torcida CinePipocaCult: What Happened, Miss Simone?

Indicados:
Amy
Cartel Land
The Look of Silence
What Happened, Miss Simone?
Winter of Fire

Melhor Roteiro Original:

Melhor Roteiro Original - Oscar 2016

Dos cinco indicados, não pude conferir Straight Outta Compton, mas Spotlight é mesmo apontado como favorito, até por ter vencido o prêmio do Sindicato. É uma felicidade ver entre os indicados Divertida Mente, uma animação, que traz um roteiro que merece destaque, assim como Ex-Machina, que aqui no Brasil nem chegou a ser lançado nos cinemas, mas conquistou todos que conseguiram ver.

Favorito: Spotlight: Segredos Revelados
Pode Ganhar: Straight Outta Compton
Torcida CinePipocaCult: Divertida Mente

Indicados:
Ponte dos Espiões
Ex Machina
Divertida Mente
Spotlight: Segredos Revelados
Straight Outta Compton

Melhor Roteiro Adaptado:

Melhor Roteiro Adaptado - Oscar 2016

Vencedor do Prêmio do Sindicato, A Grande Aposta desponta como favorito. Curioso que Trumbo e, principalmente, Steve Jobs não estejam na categoria. Aliás, a não indicação de Aaron Sorkin pelo filme do criador da Apple é considerada uma das maiores zebras das indicações. Definitivamente, não colocaria Brooklyn aqui, mas destaco O Quarto de Jack pela ótima adaptação da própria obra, feito por Emma Donoghue.

Favorito: A Grande Aposta
Pode Ganhar: O Quarto de Jack
Torcida CinePipocaCult: A Grande Aposta

Indicados:
A Grande Aposta
Perdido em Marte
O Quarto de Jack
Brooklyn
Carol

Outros indicados:

Melhor fotografia
Carol
Os 8 Odiados
Mad Max: Estrada da Fúria
O Regresso
Sicario: Terra de Ninguém

Melhor Montagem
Mad Max: Estrada da Fúria
O Regresso
Spotlight
A Grande Aposta
Star Wars: O Despertar da Força

Melhor edição de som
Sicario: Terra de Ninguém
Mad Max: Estrada da Fúria
Perdido em Marte
O Regresso
Star Wars: O Despertar da Força

Melhor mixagem de som
Ponte dos Espiões
Mad Max: Estrada da Fúria
Perdido em Marte
O Regresso
Star Wars: O Despertar da Força

Melhor cabelo e maquiagem
O Regresso
Mad Max: Estrada da Fúria
The 100-Year-Old-Man Who Climbed Out a Window and Disappeared

Melhor canção original
“Earned It” (Cinquenta Tons de Cinza)
“Manta Ray” (Racing Extinction)
“Til It Happens to You” (The Hunting Ground)
“Writing’s on the Wall” (007 Contra Spectre)
“Simple Song #3” (Youth)

Melhor filme estrangeiro
Mustang (França)
O Filho de Saul (Hungria)
Theeb (Jordânia)
A War (Dinamarca)
O Abraço da Serpente (Colômbia)

Melhores efeitos visuais
Ex Machina
Mad Max: Estrada da Fúria
Perdido em Marte
O Regresso
Star Wars: O Despertar da Força

Melhor trilha sonora
Ponte dos Espiões
Carol
Os 8 Odiados
Sicario: Terra de Ninguém
Star Wars: O Despertar da Força

Melhor design de produção
Ponte dos Espiões
A Garota Dinamarquesa
Mad Max: Estrada da Fúria
Perdido em Marte
O Regresso

Melhor figurino
Carol
Cinderela
A Garota Dinamarquesa
Mad Max: Estrada da Fúria
O Regresso

Melhor documentário de curta-metragem
Claude Lanzmann: Spectres of the Shoah
A Girl in the River: The Price of Forgiveness
Last Day of Freedom
Body Team 12
Chau

Melhor curta-metragem
Ave Maria
Day One
Everything Will Be Okay (Alles Wird Gut)
Shok
Stutterer

Melhor curta-metragem animado
Bear Story
Prologue
Sanjay’s Super Team
We Can’t Live Without Cosmos
World of Tomorrow

Se quiser saber mais sobre cada filme do Oscar, dá uma olhadinha em nossa lista.
Se quiser tentar a sorte, participe de nosso bolão do Oscar 2016.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.