
Segundo o dicionário, insulto é uma palavra, atitude ou gesto que tem o poder de atingir a dignidade ou a honra de alguém. O filme de Ziad Doueiri é uma demonstração do quanto isso pode ser tolo e gerar guerras ainda mais sem sentido.
Tudo começa com uma calha irregular na varanda do libanês católico Tony Hanna. Ao molhar suas plantas, ele deixa cair água suja na cabeça do engenheiro palestino Yasser Salameh, que se oferece para resolver o problema, mas não é bem recebido. Da discussão, vem o xingamento e o processo que se torna um circo midiático envolvendo até mesmo líderes políticos e religiosos.

O roteiro é hábil ao ir construindo e desconstruindo suas personagens. Parte do superficial de ambos e vai aprofundando cada um deles aos poucos, com suas atitudes e com as descobertas que vão sendo reveladas à medida que o julgamento avança. Dessa maneira, o filme vai dialogando conosco e nos fazendo refletir sobre cada atitude, inclusive de nossos pré-julgamentos. Afinal, é fácil taxar um ou outro por suas atitudes. E, ainda que a essência não mude, já que se trata de dois homens orgulhosos, é possível criar empatia com ambos.

Saindo do micro para o macro, o filme consegue dar uma dimensão da disputa entre libaneses e palestino. Parte do julgamento, com as plateias divididas, mas abre para as ruas, em cenas gerais de protestos e chegando até a reportagens televisivas. Esse movimento constrói essa relação íntima do que vemos na história específica com o que vemos há séculos na região que vive em brigas, guerras e disputas diversas. A proporção é tamanha que acaba prejudicando um pouco a resolução da trama, pois é possível resolver o micro, mas não o macro.
De qualquer maneira, é um filme intenso e bem feito. Mais do que sobre Tony Hanna e Yasser Salameh, O Insulto fala do mundo árabe e também sobre o ser humano em geral, com suas dificuldades diversas de lidar com o próprio ego, seus traumas e o que os diferencia dos outros.
O Insulto (L'insulte, 2018 / Líbano)
Direção: Ziad Doueiri
Roteiro: Ziad Doueiri, Joelle Touma
Com: Adel Karam, Kamel El Basha, Camille Salameh
Duração: 112 min.