O Vazio do Domingo : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O Vazio do Domingo

O Vazio do Domingo - filme netflix

A relação mãe e filha já foi trabalhada em diversos aspectos no cinema, mas O Vazio do Domingo traz algo ao mesmo tempo inusitado e tão comum que é esse simbólico do arquétipo materno que influencia qualquer ser humano.

Chiara foi abandonada por sua mãe quando era pequena. Agora, depois de trinta anos, ela não quer um pedido de desculpas, uma reparação financeira, nem mesmo ser reconhecida como filha. O que ela pede é muito simples: passar dez dias com sua mãe em uma vila remota onde vive entre a Espanha e a França.

O Vazio do Domingo - filme netflixO pedido inusitado fica ainda mais estranho pela rotina estabelecida entre as duas mulheres durante esse período. O roteiro do próprio diretor Ramón Salazar não faz questão de explicitar intenções, construindo na superficialidade a personalidade da protagonista com tendências bipolares. Deixando para o final o impacto da profundidade do gesto que revela toda essa força do arquétipo materno dito.

Ramón Salazar respeita o tempo e ritmo desse incomodo reencontro. Há muitos planos contemplativos, principalmente na isolada casa onde ficam. Os sons são trabalhados com leveza, ambientando o espectador que quase se transporta para aquela experiência, buscando tal qual a mãe Anabel compreender o que Chiara deseja dela e o que pode ser feito diante dos acontecimentos passados.

O Vazio do Domingo - filme netflixCentrado quase que totalmente nas duas personagens, traz espaço para que tanto Bárbara Lennie, que faz Chiara, quanto Susi Sánchez, que faz Anabel, construam suas personas de maneira intensa e verdadeira, sem excessos mesmo em cenas onde a emoção parece mais exacerbada, culminando na intensa e poética cena final repleta de metáforas, sentimentos e sensações.

Ainda assim, a narrativa comete os seus excessos e incongruências que nos pode tirar da trama em diversos momentos. É como se Ramón Salazar quisesse guardar tanto a revelação final que acaba desvirtuando a própria curva dramática em situações over e estranhamentos que não parecem verossímeis.

De qualquer maneira, o filme impacta. Tem uma verdade em tela e consegue atingir os espectadores ao trabalhar esse amor entre mãe e filha ao mesmo tempo que essa dor do abandono e busca desesperada pelo preenchimento do vazio.



O Vazio do Domingo (Sunday's Illness, 2018 / Espanha)
Direção: Ramón Salazar
Roteiro: Ramón Salazar
Com: Bárbara Lennie, Susi Sánchez, Greta Fernández
Duração: 113 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.