A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema


Grande Prêmio do Cinema Brasileiro
Se semana passada tivemos o anúncio dos vencedores de Cannes, esta semana assistimos a mais uma edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Realizada pela Academia Brasileira de Cinema, a cerimônia consagrou o filme de José Padilha. Tropa de Elite 2 levou nove das estatuetas da noite, melhor som, melhor montagem de ficção, melhor direção de fotografia, melhor ator coadjuvante, melhor roteiro original, melhor ator, melhor direção, melhor longa-metragem de ficção e melhor longa-metragem de ficção pelo voto popular. Não resta dúvidas de que foi o melhor filme do ano e não por acaso já tinha se consagrado como maior bilheteria de todos os tempos do nosso cinema. Além das premiações, homenagens marcaram a noite, uma para Lucia Rocha, mãe de Glauber Rocha, que recebeu o Prêmio Especial de Preservação para CINEOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto, outra para a atriz Norma Bengell, por sua carreira e outra para Lucy e Luiz Carlos Barreto, que celebram 50 anos de trabalho no cinema. Destaco ainda o documentário Dzi Croquettes, que levou o prêmio de melhor na categoria pelo voto popular. No site é possível conferir a lista completa dos vencedores.

Enquanto isso, por aqui, o evento da Aliança Salvador foi um verdadeiro sucesso. Nunca pensei que os soteropolitanos amassem tanto a Saga Star Wars, o teatro ficou pequeno para tanta gente que lotou não apenas as cadeiras mas os corredores do local, isso sem falar da fila das pessoas que ficaram do lado de fora. No nosso Facebook é possível ver algumas fotos que tiramos por lá. Uma dica é ver também os vídeos e fotos da cobertura feita pelo Salada Cultural.

Notícias Rápidas:
Assalto ao Banco Central
Assalto ao Banco Central
Esta semana foi lançado o portal do filme Assalto ao Banco Central. O filme que traz a estreia cinematográfica de Marcos Paulo na direção conta com uma produção caprichada que promete pelo menos atrair a atenção dos brasileiros para a história do que ficou conhecido como o Assalto do século. Como diz a sinopse: "Sem dar um único tiro, sem disparar um alarme, os bandidos entraram e saíram por um túnel de 84 metros cavado sob o cofre, carregando 3 toneladas de dinheiro. Foram mais de três meses de operação. Milhares de reais foram gastos no planejamento. Foi um dos crimes mais sofisticados e bem planejados de que já se teve notícia no Brasil". No portal é possível encontrar todas as informações do filme, fotos, vídeos, cartazes, curiosidades, além de espaço interativo com blog, twitter e facebook. Vale uma visita.


Mostra Hitchcock
Começou quarta-feira no Rio de Janeiro a Mostra de Filmes Hitchcock, a partir de 15 de junho, ela também estará em São Paulo. Serão exibidos do diretor 59 filmes, sendo 54 longametragens, cinco curtas e 127 episódios de séries de TV. Ou seja, como diz o site oficial 8.954 minutos de suspense. E o evento não se resume a isso, tem também debates, cursos e um master class sobre o diretor, seu estilo e sua obra. Tem ainda três exibições especiais: o filme Inquilino, com narração e acompanhamento sonoro, O Aviso, com acompanhamento de piano, e Chantagem e Confissão, com acompanhamento de DJ.

In-Edit Brasil em Salvador
In-Edit Brasil em Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo
Para quem mora em Salvador e reclama da falta de eventos, essa semana a cidade recebe dois festivais de porte. Ontem houve a abertura do In-Edit, Festival de Documentários Musicais que irá exibir de 03 a 09 de junho, no Cinema do Museu, cerca de 30 documentários sobre música produzidos em todo o mundo. O festival surgiu em Barcelona e já teve 3 edições no Rio e em São Paulo, sempre com opções diversas para todos os gostos. A abertura trouxe um filho da terra, Filhos de João do baiano Henrique Dantas teve uma exibição fechada para convidados, com presença de Paulinho Boca e Galvão. Mas, muita coisa interessante vem por aí. Marcelo Aliche, organizador do evento, disse estar com boas expectativas em relação à cidade baiana, ainda mais depois de ver a quantidade de pessoas que prestigiou a abertura ontem. A grade, apesar de muita semelhança com as demais cidades, tem filmes especiais para Salvador, como Batatinha, Poeta do Samba e Diário de Naná que já tinha participado de outras edições do festival. Destaque ainda para Gretchen Filme Estrada, além da exibição gratuita de What’s happening? The Beatles in the USA!. Vejam no site oficial a programação completa que vale muito a pena.

Festival Varilux de Cinema Francês
E dia 08 de junho começa o Festival Varilux de Cinema Francês, presente em 22 cidades brasileiras, traz o melhor da recente produção cinematográfica francesa. A programação completa ainda não está no ar, mas já é possível ver os filmes que estarão presentes no site oficial.

Estreias da semana no Cinema:
A grande estreia da semana é X-Men First Class. Como disse no post de ontem, o filme supera expectativas, sendo muito bem realizado, com uma história convincente, personagens complexos, efeitos incríveis e boas atuações. Traz de volta o clima de empolgação em relação aos personages da Marvel. Nem é preciso ver os outros quatro para entender, já que aqui estamos diante de como tudo começou. Além de tudo, há brindes para os fãs com participações mais que especiais.

Um lugar ao solMas, tem também duas estreias brasileiras. Estamos juntos, filme de Toni Venturi com Leandra Leal e Cauã Reymond, Vencedor de 7 prêmios, incluindo o de melhor filme, no Cine PE 2011. O filme conta a história de uma médica que enfrenta a descoberta de uma doença grave que instiga sua vontade de viver intensamente. E tem também Um lugar ao sol, de Gabriel Mascaro, Vencedor do prêmio de melhor documentário no Festival de Santiago 2011, que aborda o universo dos moradores de coberturas de prédio das cidades de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Em Salvador, ambos estão no Circuito Sala de Arte.


Fica a dica:
Kung Fu Panda
Kung Fu Panda (2008)
Direção: Mark Osborne, John Stevenson
A divertida animação da DreamWorks com a Paramount vai estrear sua continuação na próxima semana. Então, se você ainda não conhece a saga de Po, que de garçon atrapalhado se torna mestre de kung fu, melhor conferir antes de se aventurar em uma nova história. Destaque para as vozes de Jack Black, Angelina Jolie, Dustin Hoffman, Jackie Chan e Seth Rogen.

Como treinar o seu dragão
Direção: Dean DeBlois, Chris Sanders
Falando em DreamWorks uma de suas melhores animações de todos os tempos chega à Rede Telecine. Como treinar o seu dragão é uma animação diferente, divertida e muito bem realizada que encantou a todos nós ano passado.
Ele vai ao ar pela primeira vez no sábado, amanhã, às 22h.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.