Independência do Brasil: E no Cinema? : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Independência do Brasil: E no Cinema?

Independência do BrasilAmanhã é dia em que se comemora a Independência do Brasil. Por isso, antes das estreias da semana, chamo a atenção para a quantidade de filmes brasileiros que estão em cartaz e os que entram esta semana. A produção nacional e sua distribuição crescem a olhos vistos. É verdade que ainda falta muito, que os independentes não tem vez e que a Globo Filmes parece monopolizar o mercado. Mas, não deixa de ser um cenário bem mais animador que há alguns anos, quando brigávamos para ter um filme nacional por vez nas grandes Redes.

Até ontem tínhamos em cartaz Flores Raras, Cine Holliúdy, Se Puder... Dirija!, O Concurso, O Renascimento do Parto e Cuíca de Santo Amaro - O Poeta Mais Temido da Bahia. Sem entrar no mérito de qualidade, a quantidade não deixa de chamar a atenção. Estamos, de fato, com uma produção cinematográfica de peso. E hoje, entram em cartaz outros seis títulos, dois deles com distribuição em todo país, Casa da Mãe Joana 2 e A Coleção Invisível, destaque para esse segundo, que traz um filme com formato diferente da maioria que está em cartaz. E tem ainda, Hijab – Mulheres de Véu de Paulo Halm e Espia só de Saturnino Rocha em São Paulo. No lugar errado de Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Giogenes e Ricardo Pretti e Esse amor que nos consome de Allan Ribeiro, no Rio de Janeiro.

Ou seja, independente de gosto e gênero, o cinema brasileiro está mais vivo do que nunca. Isso é motivo para comemorar. Ainda que tenha muito chão pela frente. Vamos torcer para que além da quantidade, a gente consiga ter diversidade e qualidade nos filmes que vêm sendo distribuídos por todo o país.

Estreias da Semana

Casa da Mãe Joana 2Casa da Mãe Joana 2 [Brasil, 2013]
Direção: Hugo Carvana
Depois de seguirem caminhos diferentes, os amigos Juca, PR e Montanha voltam a se reunir na mansão onde agora vive Montanha. O personagem de Antônio Pedro ficou rico vendendo o seu livro, mas está com problemas de saúde. Enquanto isso, duas irmãs brigando pela herança da mãe estão à caça de PR. O filme é mais uma daquelas comédias pastelão com o selo Globo Filmes. Sem muita novidade, ou mesmo qualidade. Ainda que algumas trapalhadas nos façam rir. No elenco, nomes como José Wilker, Paulo Betti, Betty Faria, Leona Cavalli, Xuxa Lopes e Fabiana Karla.

A Coleção InvisívelA Coleção Invisível [Brasil, 2012]
Direção: Bernard Attal
Baseado no contro de Stefan Zweig, A Coleção Invisível, primeiro longametragem de Bernard Attal conta a história de um jovem que busca uma coleção rara no interior do Estado da Bahia. Porém, lá se depara com uma realidade dura, após a crise do Cacau, onde fortunas foram destruídas com a praga da vassoura de bruxa. O filme constrói a história de uma maneira bastante sensível, sem cair no clichê, ainda que tenha alguns elementos dele. Um filme reflexivo e tocante, principalmente, pela virada final. No elenco, Walmor Chagas em seu último papel antes do falecimento. Além de Vladimir Brichta, Clarisse Abujamra e Ludmila Rosa.

JobsJobs [EUA, 2013]
Direção: Joshua Michael Stern
Finalmente entra em cartaz a cinebiografia do criador da Apple. E o filme é exatamente isso, uma curiosidade sobre esse homem que foi além do conhecido e criou o "impossível" como defende o cartaz da obra. Steve Jobs é mesmo um caso fascinante de uma visão além do conforto. Ele não queria seguir o padrão, ele queria criar necessidades. Antes do iPod quem tinha a necessidade de carregar milhares de músicas no bolso, por exemplo? E por isso, Jobs se torna um filme interessante. Ainda que falte alma e tenha alguns recursos irritantes como os diversos clipes no início para agilizar a passagem de tempo. No elenco, destaque para Ashton Kutcher que realmente encarna o protagonista até na forma de andar.

O AtaqueO Ataque [EUA, 2013]
Direção: Roland Emmerich
Mais uma aventura que envolve terrorismo, a Casa Branca e a vida do presidente dos Estados Unidos. Só que dessa vez com uma premissa interessante da tentativa de paz. O filme de Roland Emmerich é uma aventura bem feita, cheia de adrenalina e boas intenções, ainda que continue seguindo um padrão. Até mesmo os absurdos são levados com bom humor, como a participação de um guia neurótico pela Casa Branca e o que ela representa. No elenco, Channing Tatum é um agente que está tentando entrar para o serviço secreto, quando se vê no meio da missão de salvar o presidente.

A Filha do Meu Melhor AmigoA Filha do Meu Melhor Amigo [EUA, 2011]
Direção: Julian Farino
Finalmente, após adiar cinco vezes, estreia no Brasil A Filha do Meu Melhor Amigo. Já tem até crítica aqui no site, pois a cabine já foi há um tempo. Mas, realmente, não é dos filmes mais atrativos. Com diversos problemas de roteiro e até direção. O que chama a atenção é ver o "Dr. House" Hugh Laurie em um relacionamento com a atriz Leighton Meester. Ainda no elenco Adam Brody, Catherine Keener.

One Direction: This is us [EUA, 2013]
Direção: Morgan Spurlock
Para os fãs da boyband inglesa One Direction, uma boa oportunidade de ver os ídolos na telona em 3D.

Outras estreias
Hijab – Mulheres de véu de Paulo Halm. Em São Paulo: A religiosa de Guillaume Nicloux. Las acacias de Pablo Giorgelli. Espia só de Saturnino Rocha. No Rio de Janeiro: No lugar errado de Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Giogenes e Ricardo Pretti. Esse amor que nos consome de Allan Ribeiro.

Humor
Clique para ampliar

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.