A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

Tata Amaral e Denise Fraga no Festival de BrasíliaSemana dedicada aos Festivais. Acabou nessa terça-feira o Festival de Brasília, sagrando o filme Hoje, filme de Tata Amaral, como grande vencedor da 44ª edição que trouxe mudanças no formato. Começou ontem o Festival do Rio de Janeiro, com a exibição de A Pele que Habito, novo filme de Almodovar. O Festival do Rio esse ano traz muitos filmes inéditos brasileiros, uma boa safra de filmes estrangeiros como o candidato italiano ao Oscar, TerraFerma, além de muitas oficinas, palestras. Isso sem falar do FICI - Festival de Cinema Infantil que tem mais uma semana aqui em Salvador, Aracaju e Recife. Fora dos festivais, ontem foi também a pré-estreia de Capitães da Areia, no Espaço Unibanco, com presença da diretora Cecília Amado, elenco e convidados. Uma grande festa para a obra de Jorge Amado chegar aos cinemas. Foram duas semanas de preparação, com palestras, exibições especiais e grande expectativa.

Notícias Rápidas
Rodrigo Santoro no Festival de Brasília
Festival de Brasília
Hoje, quarto longametragem da diretora Tata Amaral, foi o grande vencedor do Festival de Brasília com 6 Candangos. O filme foi escolhido o melhor pelo júri oficial e da crítica, além de levar os prêmios de Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Roteiro e Melhor Atriz para Denise Fraga. A atriz, emocionada, agradeceu a oportunidade de encarar um papel dramático, após ficar marcada com tantas comédias. Hoje conta a história da esposa de um militante que recebe uma indenização do governo, mas também uma visita inesperada. Adaptação do livro “Prova Contrária”, de Fernando Bonassi, o filme desnuda a falsa sensação de que a anistia deixou para trás completamente a ditadura no país. Parece mesmo interessante. O público, no entanto, preferiu o filme Meu País do diretor André Ristum que tem Rodrigo Santoro, Cauã Reymond e Debora Falabella no elenco. O filme também teve destaque no festival, além do prêmio do público, levou 4 Candangos (melhor diretor, melhor ator para Rodrigo Santoro, melhor montagem e melhor trilha sonora) e um prêmio especial conferido por integrantes do projeto Cinema para Cegos. Dos prêmios oficiais do júri apenas dois não foram para um dos dois filmes citados. Melhor atriz coadjuvante para Gilda Nomacce de Trabalhar Cansa e melhor ator coadjuvante para Ramon Vane de O Homem que não Dormia, filme baiano de Edgard Navarro que não conseguiu repetir o feito de Eu me Lembro, vencedor de nove Candangos.

RioMarket
RioMarket
Como de costume, junto ao Festival do Rio, começa hoje o RioMarket, o espaço para negócios, palestras e oficinas do Festival do Rio. De 7 a 18 de outubro, produtores, atores, técnicos, diretores participarão de debates e oficinas, falando de tecnologias, legislações, mercado e entre outros assuntos. Esta edição contará com nomes como a produtora argentina Vanessa Ragone, vencedora do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro por O Segredo dos Seus Olhos, o presidente da Film Commission do Brasil, Steve Solot, o diretor de fotografia Ueli Steiger (dos filmes Godzilla e O Dia depois de Amanhã), o operador de câmera Bill Bennett (de Superman III), e o executivo da Roxbury Media Consulting, Joel Goldstein. Além da participação de profissionais como Marcelo Tas, do CQC, Manoel Rangel, diretor-presidente da Ancine, e Luis Erlanger, da TV Globo. Além das palestras e workshops, o RioMarket promove o RioScreenings, espaço onde compradores e exibidores assistem aos longas e curtas-metragens à venda. Este ano, pela primeira vez, serão disponibilizados também projetos. Para viabilizar a comercialização de todo esse conteúdo, o RioMarket promove ainda o One to One Meetings, rodadas de negócios entre empresas internacionais de co-produção, produtores de conteúdo brasileiros e exibidores. Em sua 13ª edição, o RioMarket é a maior janela de compra e venda de conteúdo para o negócio audiovisual da América Latina – e quinta maior do mundo. O evento acontece no Armazém 6 do Cais do Porto.

Carla Camurati - FICI
4º Prêmio Brasil
Prêmio Brasil de Cinema Infantil acontece amanhã (05/10) em Salvador com a presença da cineasta Carla Camurati e a diretora do grupo Labocine, Silvia Rabello. É a primeira vez que a capital baiana receberá o prêmio que será dado por um júri formado por alunos do ensino médio da cidade escolhendo o melhor filme de animação, o melhor filme de ficção e o melhor filme da mostra teen, entre os 27 filmes concorrentes. Os filmes foram pré-selecionados entre os 127 inscritos por uma comissão de seleção formada pelo ator, instrumentista, cantor, compositor e empreendedor cultural Maurício Tizumba, pela dramaturga e roterista Renata Mizrahi e por Miguel Vellinho, vencedor do Prêmio Zilka Salaberry de Teatro Infantil este ano na categoria Melhor Direção e fundador da Cia PeQuod – Teatro de Animação.

A premiação contará ainda com a exibição dos finalistas:
Animação: "Mocó Jack", "Tadinha" e "Tromba Trem: Vizinhos das estrelas".
Histórias Curtas: "As férias de Lord Lucas", "O filho do vizinho" e "Lápis de Cor".
Mostra Teen - "O acaso e a borboleta", "Naná e a Lua", "Picolé, Pintinho e Pipa".

Estreias da semana
Meu PaísSemana com estreias para todos os gostos. Tem Capitães da Areia que finalmente consegue estrear após quase três anos de trailer. Com dificuldades para finalização, o filme adiou sua estreia, mas conseguiu uma boa promoção de marketing, principalmente com a aproximação do aniversário de Jorge Amado. O filme tem problemas, mas Cecília Amado honra a atmosfera da obra de seu avô com a paixão pela Bahia. Mas, este não é o único filme brasileiro que estreia hoje. Tem também, Meu País , longametragem de André Ristum, que teve boa repercussão no Festival de Brasília e traz Rodrigo Santoro de volta ao cinema nacional, após alguns anos dedicado apenas a produções de Hollywood. Seu personagem, também está chegando do estrangeiro e irá enfrentar uma dura situação familiar. Uma boa opção para quem gosta do bom cinema nacional. Estreia hoje também O Filme dos Espíritos, de André Marouço e Michel Dubret, mais uma obra espírita no cinema brasileiro, agora baseada no Livro dos Espíritos, primeiro da codificação básica da doutrina. E por último, e não menos importante, aproveitando o dia das crianças na quarta-feira, estreia o filme Uma professora muito maluquinha, baseada na obra de Ziraldo. Com direção de André Pinto e Cesar Rodrigues, tendo Paola Oliveira no papel título, o filme é uma gostosa fábula infantil, fácil de acompanhar e se envolver com a história.


O Zelador AnimalEnquanto o cinema nacional traz uma boa variedade, as estreias norte-americanas ficam na comédia. Tem o besteirol O Zelador Animal, com Kevin James no papel de um zelador atrapalhado que conta com a ajuda de animais para conquistar a garota de seus sonhos. E a comédia Eu queria ter a sua vida de David Dobkin, que traz Jason Bateman e Ryan Reynolds em uma aventura divertida de troca de corpos. Não por acaso está sendo chamada de a versão americana para Se eu fosse você, ainda que a história de Daniel Filho não seja original, alguns elementos como a forma como eles trocam de corpos lembra muito a comédia brasileira.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.