[Meme] Sessão da Tarde Inesquecível : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

[Meme] Sessão da Tarde Inesquecível

Curtindo a Vida Adoidado - Matthew BroderickSessão da Tarde é algo tão marcante em nossa infância que resolveram colocar isso no Meme. Por que não Supercine? Tela Quente? Cinema em Casa? CineArte? Ou tantas outras sessões de cinema nos canais abertos de televisão? Porque Sessão da Tarde tem aquele gosto de infância. Aqueles filmes que não cansamos de ver como A Lagoa Azul, Os Goonies, Caravana da Coragem, A Garota de Rosa-Shocking, A Lenda, entre outros. Pelo menos na Sessão da Tarde dos anos 80 quando eu era criança.

De tantos filmes, é difícil mesmo escolher um. Mas, na hora que li esse ítem só lembrei de Curtindo a Vida Adoidado. As aventuras de Ferris Bueller, um garoto sem limites que resolve filar aula um dia para curtir a vida é mesmo marcante. Quem nunca quis fazer isso? A vida é curta e Ferris quer mais é curtir cada segundo, por isso ainda leva a tira-colo sua namorada Sloane e seu melhor amigo Cameron. Para tentar impedí-los apenas dois antagonistas, o atrapalhado diretor do colégio vivido por Jeffrey Jones e a irmã do garoto, Jean, que não se conforma dele ser o queridinho dos pais e aprontar tanto.

Curtindo a Vida Adoidado - Matthew BroderickEsse filme marcou uma geração. Não apenas na rebeldia sem causa em prol de viver a vida intensamente, como em cenas hilariantes. Até mesmo no medo de deixar o carro com o manobrista. Afinal, é de traumatizar qualquer um ver uma Ferrari novinha sendo jogada pelas ruas da cidade da forma como eles fazem. Mas, dor mesmo a gente sente quando ela é arremessada no quintal da casa de Cameron.

Agora, nada marcou mais Curtindo a vida adoidado do que a cena em que Ferris canta Twist and Shout em uma parada nas ruas de Nova York. Não por acaso o ator Matthew Broderick foi "homenageado" no filme Noite de Ano Novo, como presidente da Times Square. Primeiro ele abre a festa dublando Danke Schoen, música de Bert Kaempfert, Kurt Schwabach & Milton Gabler, interpretada por Wayne Newton. A letra agradece "obrigado querida", por tudo. Ele se diverte com as meninas no carro alegórico, enquanto o amigo Cameron confessa a Sloane o quanto inveja Ferris, pois nunca será como ele. Ferris é tudo, consegue tudo, faz as coisas parecerem fáceis.

Curtindo a Vida Adoidado - Matthew BroderickEntão, os acordes dos Beatles invadem a cena. Vira um clipe divertido, exagerado até, que traz inclusive o pai de Ferris do alto de seu escritório sacudindo as pernas em um twist. Mas, é o símbolo maior do filme. É isso que Ferris passa para nós, vamos nos divertir: Dance e grite. Sem culpas, sem medos, sem pensar no amanhã. A vida é curta para perdemos tempos com preocupações. Esse é a roupagem irresponsável que todos gostaríamos de ter pelo menos uma vez na vida. Depois voltamos para nossa rotina.

Destaque ainda para a parte final do filme, quando Matthew Broderick volta em um roupão perguntando o que ainda estamos fazendo ali. "Acabou! Vá para casa". Um clássico.


Curtindo a vida adoidado (Ferris Bueller's Day Off: 1986 / EUA)
Direção: John Hughes
Roteiro: John Hughes
Com: Matthew Broderick, Alan Ruck, Mia Sara, Jeffrey Jones.
Duração: 109 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.