Tarde demais para esquecer : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Tarde demais para esquecer

Tarde demais para esquecer - filme

Tarde Demais para Esquecer
(1957), dirigido por Leo McCarey, é mais do que um simples romance clássico do cinema. É uma obra que marca-se não apenas como uma narrativa de amor atemporal, mas como uma exploração profunda das complexidades humanas e sociais. O filme, embora seja uma refilmagem do próprio trabalho do diretor em Duas Vidas (1939), surge como uma expressão refinada da visão cinematográfica única de McCarey.
A cinematografia de Leo McCarey, ao longo das décadas, foi caracterizada por uma dialética peculiar entre a comédia e o melodrama. Em Tarde Demais para Esquecer, essa abordagem se desenrola magistralmente, mergulhando na intrincada dança entre alegria e tristeza, amor e separação. É uma obra onde o diretor utiliza sua experiência anterior em comédias para criar momentos de leveza dentro de uma narrativa romântica, que, por sua vez, é repleta de complexidade emocional.

Tarde demais para esquecer - filme
A introdução da tecnologia CinemaScope em Tarde Demais para Esquecer não é apenas uma escolha técnica, mas uma ferramenta hábil nas mãos de McCarey. A tela ampla não apenas captura os cenários deslumbrantes, mas também reflete a amplitude das emoções humanas. A utilização cuidadosa do CinemaScope destaca-se especialmente em sequências como a visita à casa da avó de Nick Ferrante, onde a tela aberta se torna um campo para a coreografia minuciosa de olhares e distâncias.

Cary Grant e Deborah Kerr, no papel central do casal Nick Ferrante e Terry McKay, entregam performances memoráveis. A química entre os dois é palpável, elevando as cenas românticas a um nível mais profundo. Kerr, em particular, desenha uma personagem que transcende o estereótipo da donzela em perigo, revelando camadas de força e vulnerabilidade.

Em uma narrativa repleta de momentos memoráveis, a cena na escada do navio se destaca como uma síntese perfeita da habilidade de McCarey em combinar comédia e romance. O beijo entre Nick e Terry, coreografado de maneira magistral, é uma celebração visual do amor florescendo em circunstâncias cômicas.

Tarde demais para esquecer - filme
Ao abordar a natureza de Tarde Demais para Esquecer como uma refilmagem, é vital destacar que McCarey não cai na armadilha da repetição sem propósito. Em vez disso, ele reinventa sua própria obra, aproveitando as nuances da tecnologia e evoluindo artisticamente. Isso desafia a noção contemporânea de que refilmagens refletem falta de imaginação, mostrando que, desde os primórdios de Hollywood, essa prática era uma forma de aprimoramento artístico.

Leo McCarey emergiu não apenas como um diretor habilidoso, mas como um verdadeiro artesão da dialética cinematográfica. Sua capacidade de equilibrar elementos contrastantes, desde a comédia até as profundezas do melodrama, evidencia um domínio único da linguagem cinematográfica.

Tarde Demais para Esquecer transcende as convenções românticas, oferecendo uma reflexão sobre o amor diante das complexidades sociais. McCarey, por meio de sua direção visionária e das performances envolventes, convida o público a contemplar não apenas o destino dos protagonistas, mas a própria natureza das relações humanas.

Este não é apenas um filme para ser assistido; é uma experiência cinematográfica imersiva, um convite para explorar as nuances do amor e da vida através da lente única de Leo McCarey. Em sua refinada dialética, o diretor nos leva a uma jornada onde o romance é entrelaçado com os desafios da sociedade, resultando em uma obra que se tornou relevante além das décadas.


Tarde demais para esquecer (An Affair to Remember, 1957 / EUA)
Direção: Leo McCarey
Roteiro: Leo McCarey, Delmer Daves
Com: Cary Grant, Deborah Kerr, Richard Denning, Neva Patterson, Cathleen Nesbitt
Duração: 119 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.