As Marvels : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

As Marvels

As Marvels - filme

Quando a produção de As Marvels foi anunciada, tive alguns receios. Não por desconfiar da capacidade das protagonistas femininas, mas sim pela maneira como o filme iria integrar eventos de séries televisivas tão distintas. Resultado: muitos elementos da história, como o background de Kamala Khan e de Monica Rambeau, são apenas brevemente mencionados em rápidos diálogos, deixando o espectador desavisado um tanto perdido.
As Marvels - filme
Essa integração entre cinema e televisão, embora inovadora, deixa a desejar na transição para quem não acompanhou as séries. Embora a narrativa do filme seja relativamente contida, as conexões com as séries poderiam ter sido melhor desenvolvidas para uma compreensão mais ampla do público. Enfim, é um filme para fãs e para os que estão atualizados com todos os produtos audiovisuais do MCU.

Contudo, méritos são devidos à forma como a aventura se desenrola, principalmente ao se concentrar na trama da Supremor Kree Dar-Benn, interpretada por Zawe Ashton, cuja atuação, apesar de genérica, é consistente. O roteiro, co-escrito por Nia DaCosta, Megan McDonnell e Elissa Karasik, embora não se aprofunde em questões de representatividade, entrega uma história coesa, embora careça de originalidade e possua algumas falhas, principalmente sobre os poderes dos braceletes, e, pelo menos, dois ou três deus ex machina para chegar ao final pretendido.

As Marvels - filme
O filme, ao contrário de outras produções do MCU, não se propõe a ser uma reflexão profunda sobre questões culturais ou sociais, mas sim ser um blockbuster despretensioso e leve, com foco no entretenimento. E nisso, ele acerta. A química entre as protagonistas, especialmente o carisma contagiante de Iman Vellani como Kamala Khan, mantém o filme envolvente, apesar de suas falhas.

A abordagem de Nia DaCosta na direção traz um frescor bem-vindo à franquia, especialmente nas cenas de ação, como a frenética luta na sala dos Khan. No entanto, o roteiro falha em proporcionar um clímax satisfatório, com uma vilã pouco memorável e uma conclusão que deixa a desejar.

Mas nem tudo são pontos negativos. O filme consegue, em partes, reformular a imagem da Capitã Marvel, tornando-a mais acessível e humorada, principalmente em cenas como o bloco à la Bollywood no planeta Aladna. Ainda que Brie Larson enfrente dificuldades em encontrar o tom adequado para sua personagem, a dinâmica entre as três heroínas é o ponto alto da produção, especialmente quando se unem na nave de Danvers.

No final das contas, As Marvels é um típico blockbuster pipocão, destinado a entreter famílias e a oferecer representatividade a jovens meninas, apesar de suas falhas narrativas e falta de originalidade. Se estiver disposto a deixar as expectativas de lado e se divertir, encontrará um filme leve, repleto de bom humor, carisma e personagens facilmente cativantes. No mais, esteja atualizado com o MCU ou ignore certas referências.


As Marvels (The Marvels, 2023 / EUA)
Direção: Nia DaCosta
Roteiro: Nia DaCosta, Megan McDonnell, Elissa Karasik
Com: Brie Larson, Teyonah Parris, Iman Vellani, Zawe Ashton, Gary Lewis, Park Seo-Joon, Zenobia Shroff, Mohan Kapur, Saagar Shaikh, Samuel L. Jackson, Tessa Thompson
Duração: 105 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.