Digam o que Quiserem : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Digam o que Quiserem

Digam o que Quiserem - filme

O filme Digam o que Quiserem (1989), dirigido por Cameron Crowe em sua estreia como cineasta, mergulha nas complexidades da juventude e do amor adolescente com honestidade e sensibilidade, características intrínsecas à filmografia do cineasta. Ambientado na vibrante cidade de Seattle, o longa desafia os estereótipos das comédias românticas da época, oferecendo uma narrativa autêntica e cativante. Desde seus primeiros trabalhos como roteirista, como em Picardias Estudantis, até sua estreia na direção com este filme, Crowe demonstra um compromisso inabalável com a autenticidade e a sinceridade em suas histórias.
A trama gira em torno de Lloyd Dobler, interpretado de forma carismática por John Cusack, um jovem recém-formado do ensino médio que não tem grandes planos para o futuro, exceto seu desejo de se envolver no mundo do kickboxing e sua paixão por Diane Court, uma estudante brilhante com um futuro promissor, vivida por Ione Skye. O encontro casual entre Lloyd e Diane desencadeia um romance improvável, mas genuíno, que desafia as expectativas sociais e as pressões familiares. A honestidade de Lloyd é palpável em cada cena, pois ele navega pelas incertezas da adolescência com uma franqueza refrescante, sem máscaras ou pretensões.

Digam o que Quiserem - filme
O coração do filme é o romance entre Lloyd e Diane Court, interpretada por Ione Skye, a garota mais inteligente e popular da escola. O amor de Lloyd por Diane é puro e descomplicado, e sua sinceridade ressoa em cada interação deles. A famosa cena em que Lloyd declara seu amor por Diane ao som de "In Your Eyes", de Peter Gabriel, é um momento de genuína emoção e vulnerabilidade, destacando a beleza da honestidade em suas palavras e ações.

O roteiro inteligente de Crowe, repleto de diálogos naturais e situações realistas, captura os dilemas e as incertezas da juventude, enquanto explora temas como amadurecimento, autoconhecimento e a busca pelo verdadeiro significado do amor. A trilha sonora eclética, composta por uma seleção de músicas pop e rock da época, complementa perfeitamente a atmosfera hoje nostálgica do filme, adicionando camadas adicionais de emoção e autenticidade à narrativa.

O pai de Diane, interpretado pelo hoje falecido John Mahoney, também personifica a honestidade e o amor incondicional em sua relação com sua filha. Sua percepção da integridade de Lloyd durante uma ligação telefônica é um momento revelador que sublinha a importância da honestidade em todos os relacionamentos.

Digam o que Quiserem - filme
Apesar de ser um filme de estreia, Digam o que Quiserem reflete temas e posturas de personagens que se tornariam recorrentes na obra de Cameron Crowe. E sua direção habilidosa é evidente em cada cena, com uma atenção meticulosa aos detalhes e uma habilidade excepcional para capturar a essência da juventude. Sua abordagem naturalista e sua capacidade de extrair performances autênticas dos atores contribuem significativamente para a credibilidade e o apelo emocional do filme.

Um dos momentos mais marcantes do filme é a icônica cena em que Lloyd segura um aparelho de som sobre sua cabeça, declarando seu amor por Diane do lado de fora de sua casa sem dizer uma palavra. Este momento simbólico resume perfeitamente a pureza e a intensidade do amor adolescente, tornando-se uma das cenas mais memoráveis do cinema romântico.

Apesar de suas muitas qualidades, Digam o que Quiserem possui uma trama previsível e personagens um tanto estereotipados, com uma visão idealizada da juventude, que ignora muitas complexidades da adolescência.

Digam o que Quiserem é um filme encantador e comovente que captura a essência do amor e da juventude de uma forma que cativa o público de todas as idades. Com performances envolventes, uma narrativa sincera e uma direção habilidosa, o filme continua a ser um clássico cult amado por gerações, lembrando-nos da importância de seguir nossos corações.


Digam o Que Quiserem (Say Anything, 1989 / EUA)
Direção: Cameron Crowe
Roteiro: Cameron Crowe
Com: John Cusack, Ione Skye, John Mahoney, Lili Taylor, Amy Brooks, Pamela Adlon, Jason Gould, Loren Dean, Jeremy Piven, Johnny Green, Patrick O’Neill, Don Wilson
Duração: 100 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.