A Estrada Perdida : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A Estrada Perdida

A Estrada Perdida - filme
Quando A Estrada Perdida chegou as telas, os fãs de Lynch se revoltaram dizendo que ele tinha passado dos limites. Muitos críticos o chamaram de charlatão, que só queria aparecer e que nada daquilo tinha um sentido. Tanto que depois ele resolveu dirigir História Real e mostrar que também sabia fazer outro tipo de cinema. O fato é que não há explicação lógica para Estrada Perdida. Ou melhor, não precisa ter. Como uma pessoa pode virar outra da noite pro dia? Qual o sentido daquele homem enigmático? Das fitas de vídeo que Fred recebia? O que aconteceu para ele matar sua esposa? O que aconteceu na tal noite em que Pete virou Fred e que seus pais escondiam? Temos uma explicação? Não exatamente, ainda que possamos conjecturar muitas. Da mesma forma que nunca iremos responder precisamente porque os convidados da festa de Anjo Exterminador não conseguem sair da sala. Não são filmes para nos trazer respostas definitivas. Lynch mesmo já disse que não devemos decodificar o filme. É uma experiência emocional, sensorial pela qual devemos nos deixar levar.

Com esse espírito devemos assistir Estrada Perdida, claro que há símbolos e mensagens por trás daquelas imagens, mas não precisamos procurar uma explicação racional. É como os surrealistas queriam: só Freud explica. E é traçando relações com o movimento do início século XX que trago as reflexões de hoje sobre o filme de David Lynch.

A Estrada Perdida - filmeCom sua teoria, Freud nos diz que o ser humano é um eterno reprimido. Seu inconsciente está sempre sendo controlado pelo consciente para conviver no meio. E segundo Freud, essa repressão é principalmente sexual. Através da energia sexual reprimida o homem cria todos os seus problemas. Bom, viajando nessa referência, Fred é um homem aparentemente bem casado, bem sucedido, mas tem sonhos estranhos com um homem que parece querer lhe avisar algo. Ele começa a receber fitas de vídeo que lhe mostram sua casa. Primeiro a fachada, depois seu quarto e por fim a estranha cena dele com o corpo inerte de sua mulher. Vemos que este homem estranho dos sonhos de Pete lhe aparece em uma festa para dizer que está em sua casa. Fred liga para casa e o homem que parece estar na sua frente atende ao telefone... Será este homem seu inconsciente se manifestando? O fato é que Fred é preso pelo assassinato de sua esposa e após alguns dias de dor de cabeça na solitária os guardas se assustam ao perceber que quem está na cela não é Fred e sim Pete.

Passamos, então, a acompanhar a história de Pete. Um rapaz aparentemente normal, bonito, querido pelos colegas e por sua namorada. Até que Pete encontra uma mulher misteriosa que é a versão loura da mulher de Fred e sua vida começa a se complicar. Há um clima de mistério e investigação no caso. A estética é bastante experimental, com jogos de luz e texturas que impressionam, causando sensações controversas. O clima noir é forte, devido ao mistério policial, a mulher fatal, ao caráter não definido dos personagens. Mas, tudo isso está ligado pelo surreal da falta de razão para as coisas. Nada no filme parece fazer sentido. Há também uma necessidade de liberação dos instintos primitivos através do sexo e da violência, próprios da teoria freudiana.

Por tudo isso, Estrada Perdida pode ser considerada a obra mais "surrealista" de David Lynch. Não literalmente, já que o movimento surrealista no cinema acabou se resumindo a seus dois primeiros filmes: O Cão Andaluz e A Idade do Ouro. Mas, pelo espírito e influência desse movimento, das teorias psicanalistas e da busca pela sensação onírica.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.