O Segredo de Kells : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O Segredo de Kells

O Segredo de Kells
"Em um mosteiro, o mais fantástico dos livros, o livro dos Kells, precisa ser concluído e mostrado ao mundo. Esta misteriosa tarefa é dada a um menino de 12 anos, Brendan. Para completar o lendário livro, ele conta com os ensinamentos do mestre Aidan e com a ajuda de Aisling, uma menina-lobo. Contudo, para isso ele precisa desobedecer seu tio, perder-se na floresta encantada e enfrentar uma serpente diabólica que protege o incrível olho de cristal."


A principal sensação que tive ao terminar de assistir ao Segredo de Kells foi a de anseio por mais conhecimento, por saber qual o significado daqueles símbolos celtas no famoso livro e por alguma explicação mais exata de tudo que acabei de ver nessa produção franco-belga-irlandesa. Mas o filme é voltado para o público infantil e o sensorial é mesmo a principal ferramenta. Não digo com isso que seja uma aventura ruim para um adulto. Pelo contrário, qualquer um fica encantado com a animação que mistura simbologia, religiosidade e fábulas infantis para contar uma história tão real.

O traço é simples, sem ser simplista, a animação em 2D não tem preocupação com perspectivas, mas investe nas cores e nos efeitos sensoriais, produzindo efeitos visuais e sonoros que atingem diretamente o nosso inconsciente tornando a experiência única. Dirigida por Tomm Moore é ousada quando traz a mitologia celta e seu sincretismo com a religião católica na tentativa de proteger os mistérios milenares das invasões bárbaras que assolaram a Europa no início da Idade Média.

AislingA menina Aisling é o símbolo dessa civilização perdida, com o poder do feminino e a integração com a natureza, sua colaboração na introdução de Brendan nos grandes mistérios é bastante sutil, mas muito interessante. Assim como toda a questão de censura por parte do Abade dentro do mosteiro, simbolizando o medo dessa nova civilização que se forma.

O livro de Kells é real, não uma simples ficção simbólica. E foi produzida por monges, sendo a principal peça do cristianismo irlandês. Encontra-se exposto permanentemente na biblioteca do Trinity College de Dublin, República da Irlanda.

Além de todo simbologismo sensorial, o filme incentiva o gosto pela leitura e ilustração nas crianças, sendo algo totalmente diferente das animações Disney a que estamos acostumados. Não sei se entrará em circuito oficial, por enquanto, ele faz parte do Festival de Animação Infantil que está ocorrendo em alguns pontos do país. Para mim, foi uma grata surpresa.


Uma viagem ao mundo das Fábulas (The Secret of Kells, 2009 / Bélgica)
Direção: Tomm Moore, Nora Twomey
Roteiro: Tomm Moore, Fabrice Ziolkowski
Duração: 75 min

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.