Encontro Explosivo : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Encontro Explosivo

Encontro Explosivo - filmeEncontro Explosivo, filme que Cameron Diaz e Tom Cruise vieram divulgar no Brasil semana passada, traz em seu título em inglês, Knight and Day, um trocadilho que já dá o tom do filme. É uma comédia com muita ação. Pipoca mesmo, daqueles blockbusters feitos para o sucesso. O problema é que o casal, que já havia trabalhado junto em Vanilla Sky, não está em seu melhor momento e nem mesmo o diretor James Mangold conseguiu reverter a situação, sendo a bilheteria do filme muito aquém do esperado nos Estados Unidos. Cruise e Diaz começaram, então, uma maratona pelo resto do mundo na tentativa de chamar a atenção e parecem estar conseguindo. Durante a Copa do Mundo, até emplacaram um viralzinho no Youtube.

Amanhã, Encontro Explosivo entra no circuito oficial do país e tem tudo para agradar fãs de filmes de ação com toque de comédia no mesmo estilo de Sr. e Sra. Smith, com cenas de explosões misturadas a situações ridículas que arrancam gargalhadas da platéia. O que é aquela frase do personagem, "todo mundo quieto, senão eu me mato e depois mato ela" que está no trailer do filme? Há ainda uma sátira ao agente Ethan Hunt, personagem de Cruise em Missão Impossível, na construção do perfil de Roy Miller inclusive com cópias de cena de ação como uma em que ele desvia de um carro que voa em sua direção quando está deitado no capuz de outro automóvel.

Encontro Explosivo - filmeO que acho complicado nesse filme é ver mais do mesmo. Tom Cruise tem uma carreira cheia de estereótipos. Primeiro, ele era o ator sensação das adolescentes fazendo galãs de filmes como Top Gun, Negócio Arriscado e Coquetel. Tentou dar novo rumo a sua carreira e fez alguns bons filmes, mas aí chegou Missão Impossível e a volta do rótulo, agora como ator de ação. Quando tinha visto o trailer de Encontro Explosivo pensei que outro viés seria explorado, de repente um suspense psicológico com a dúvida de se Roy Miller é louco, herói ou bandido. O problema é que apesar de insistir nessa premissa, eles já revelaram na segunda cena o que era para ser mistério. Ainda assim, James Mangold brinca com as referências do espectador e gera algumas surpresas no desenrolar da narrativa, pena que isso não se sustenta por muito tempo.

Encontro Explosivo - filmeTom Cruise se esforça em demonstrar uma capacidade de interpretar personagens sem caricaturas, reconheço nele um bom ator, mas com um péssimo gosto para escolher papéis, diferente de outros rostos bonitos como Brad Pitt ou Leonardo di Caprio. Ou mesmo Keanu Reeves que não é grande ator mas tem um faro muito bom para escolher personagens. Já Cameron Diaz consegue convencer como June, uma atrapalhada e assustada mulher solteira, mas que soa totalmente falso na virada de sua personagem. Aliás, a construção da virada é muito mal feita, principalmente pelo excesso de trapalhadas do início.

A idéia de Encontro Explosivo é mesmo sentar na cadeira e relaxar sem maiores compromissos. O tom caricatural ajuda no riso fácil, principalmente quando June está em cena. No mais, temos muita cena de ação fantasiosa com carro capotando, explosões, tiros para todos os lados e até um estouro de tourada, aliás uma das cenas mais cômicas do filme. É para se divertir e dar risada, basta não tentar levar a sério.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.