![Ricardo Darín e Martina Gusman Ricardo Darín e Martina Gusman](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhm2HiaK6n2yxW1d_sqLDXojT4_7rQMGAM1pyO7aWEDo0KP7Nb-3EVd-38sS6iz7pOX9zOKZkmilQxsT1BXM1PLl64CGbT7OR-uSuerfmTlFc5jtY46IuTA7k-xxJMeyJAL7bo_BkKSDso/s200/abutres.jpg)
O cinema argentino não cansa de me surpreender. Aproveitei a rápida visita a São Paulo e fui logo conferir esse comentado filme do diretor Pablo Trapero, que também é co-roteirista da produção. Só o fato de ter Ricardo Darín e Martina Gusman no elenco já chamava a minha atenção. E, para completar, a história parecia instigante. Com a ingrata missão de representar a Argentina na corrida pelo Oscar após
O Segredo dos Seus Olhos, Abutres é um filme intenso que nos deixa envolvidos com aquele drama amoroso em meio uma realidade tão crua.
![Ricardo Darín e Martina Gusman Ricardo Darín e Martina Gusman](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjIQJ5c53vWjsrwmi01CzpLTTER93dwBXZ5GUuZezXdcS9pEW1jw3XvTlU110YqyZlKruROMNilVkjNjscLmgq0huBrN7_oBtpUUwL9TVw0WWyODEb4-0TqGdGIePNE5Sb8GxOv0F33Z-c/s320/abutres_2010_003.jpg)
A trama gira em torno de Sosa, um advogado que perdeu sua licença e vive de golpes a clientes em situações extremas. Todos os dias, ou melhor, noites, ele vaga pelas ruas, hospitais e necrotérios em busca de novos casos. Sem lidar com erros médicos, que ele mesmo declara ser mais complicado e demorado, Sosa vive entre processos contra seguros de saúde. O problema é que, ao receber as indenizações, seus clientes não vêem nem um terço desse dinheiro. Tudo muda na cabeça do advogado quando ele conhece Luján, a paramédica vivida por Martina Gusman. O problema é que sair desse esquema é extremamente perigoso.
![Ricardo Darín e Martina Gusman Ricardo Darín e Martina Gusman](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_TqCeSP1XidDuggt2D9ZnWgbkg1VP9AUKnu129OjZwdjIWxoTay2suMQ3EL85Nigz6HJkuPOSKgWExHKX5ZBWJFRFZxj1tVG45Xxj99zrFHuQfLHEb9PxOPxFyemZJzROXFHD_Z7x4xw/s320/abutres_2010.jpg)
A trama é uma denúncia constante ao estado, ao sistema de saúde e aos processos de pequenas causas, mas interessante que Pablo Trapero o define como uma história de amor. Não deixa de ser, Sosa e Luján vivem um amor quase impossível em uma situação limite e a forma como eles tentam se salvar é emocionante e envolvente. O filme não passa a mão na cabeça de seus personagens, nem do espectador. Estamos em constante tensão e não há nenhum indício de que haja uma saída para aquela angústia. É uma história de constatação.
![Ricardo Darín e Martina Gusman Ricardo Darín e Martina Gusman](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQ329RI5qbrHXWOEJylDXX_DSK8ROPlZPEFZiih_vDso1Ym7B70hr3dZqhIWYM2gzaX2HBhtqIuASbijpxEkqBLWOwVJvzf7QKVbfxU5JG_89RxgQ0qbSAugF-xiB2cLZFk6EY_nT6WVQ/s320/cartaz-filme-abutres.jpg)
A direção de câmera nos envolve em ângulos e movimentos bem realizados e a montagem dá o ritmo certo. O filme não fica cansativo, nem perde seu propósito de vista. Embarcamos naquela história, sem dúvidas. A interpretação do casal principal é outro ponto forte. Chega a ser repetitivo falar de Ricardo Darín, mas o ator argentino é brilhante em sua construção emocional. Seu olhar já nos passa a confiança de que aquele personagem é real. Já Martina Gusman consegue surpreender com uma composição física despojada de início. Luján é uma mulher destruída pelo cansaço, que trabalha sempre no limite. O sentimento por Sosa vai surgindo aos poucos, sem parecer forçado. Tudo bastante crível.
A cena final ainda não saiu da minha mente. Cinema bom é assim. Aquele que fica ainda conosco por um bom tempo. E o clímax dessa história nos deixa mesmo em suspense. Que a Argentina possa nos brindar com novas pérolas como essa a cada ano. E que nós possamos fazer também filmes tão bons.