Contagem Regressiva: O Hobbit : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Contagem Regressiva: O Hobbit

O HobbitEle está chegando. Após o sucesso da Trilogia O Senhor dos Anéis e dez anos de negociações, problemas e soluções, O Hobbit vai estrear no cinema. Para susto de muitos fãs de Tolkien, também como uma trilogia. Mas, afinal, de que se trata esse filme tão esperado?

O Hobbit foi o primeiro livro escrito por Tolkien. Um livro infantil, com uma jornada mágica e relativamente simples em um mundo ainda em formação. A Terra Média vivia a terceira Era, é verdade, mas o escritor ainda não tinha traçado a sua bíblia, nem mesmo definido bem as suas raças. Tudo isso, ele vai fazer apenas em O Silmarillion, onde irá contar a formação do mundo, das raças e das três eras. A quarta Era começa ao final de O Senhor dos Anéis, que é a Era dos Homens.

O Hobbit conta apenas a aventura de Bilbo Baggins, um hobbit comum que vive tranquilamente no Condado até que Gandalf chega em sua toca com treze anões, chamando-o a uma aventura. Os anões querem retomar suas terras e seu tesouro que estão sob a custódia de um dragão. E Gandalf acha que o pequeno hobbit pode ser um amuleto especial naquela aventura.

O HobbitBilbo, tio de Frodo que será o futuro portador do anel, para os que conhecem O Senhor dos Anéis, embarca na aventura e irá viver coisas inimagináveis. Mas, a mais importante delas não estava no script, pelo menos não dos anões. Talvez Gandalf já tivesse uma ideia do que viria por aí. Em uma toca de Orcs, ele acaba se deparando com a criatura Gollum e com o Um Anel. Mas, naquele momento, ninguém sabia ainda que era o anel de Sauron, nem de seu poder destruidor visto na trilogia posterior. Exceto por pequenos detalhes, era apenas um anel mágico capaz de deixar seu usuário invisível.

Aí é que está a grande questão desse novo filme. Por vir após a trilogia que cronologicamente acontece 60 anos depois, a aventura de O Hobbit vai acabar sofrendo alterações. O filme virar uma trilogia, em si, já é uma alteração imensa. Afinal, o livro de pouco mais de duzentas páginas e com uma narrativa tão linear, não teria como dar três filmes. Ainda mais sabendo que o primeiro tem três horas de duração.

E a própria expectativa dos fãs dos filmes cria uma questão. Afinal, eles já sabem que aquele singelo anel é mais do que aparenta. Eles já sabem o que acontece depois. Eles já temem Sauron e já esperam ameaças nefastas. Então, O Hobbit não pode ser um filme ingênuo, tal qual é o livro. E pelos trailers parece que Peter Jackson vai mesmo construir tudo como um grande flashback, o que não deixa de ser interessante, já que Bilbo escreveu sua aventura e contou-a diversas vezes para Frodo e os pequenos hobbits do Condado.



E os 48 Quadros?

Outra escolha audaciosa de Peter Jackson foi filmar sua aventura em 48 quadros por segundo. Uma espécie de revolução cinematográfica. Desde que o cinema passou a ter som direto, ficou estabelecido uma proporção de 24 quadros por segundo. Antes, eram 18, por isso os filmes mudos tem aquela sensação de "pulos", na imagem. Com 24 quadros por segundo, a projeção nos dá 48 frames nessa velocidade, porque a projeção acaba repetindo cada frame antes de passar para o próximo. Assim, a nossa retina pode interpretar aquelas imagens estáticas dando a sensação de movimento.

O HobbitNo caso da opção de Peter Jackson, em vez de repetir um frame, teremos 48 frames diferentes, dando um realismo maior à imagem. Isso porque a construção fica ainda mais contínua, mesmo que a percepção a olho nu seja quase impossível desse detalhe. Fica a sensação de algo mais palpável e próximo da realidade. Ainda mais porque além de ser em 48 quadros por segundo, O Hobbit é filmado em 3D. E como se isso não bastasse, sua imagem é impressa em 5k, ou seja com uma janela muito maior do que a HD convencional.

Tanta informação nos dá a sensação de quase estarmos vendo uma cena real em nossa frente e não imagens projetadas. Por isso, os primeiros testes nos Estados Unidos geraram tanta rejeição. Mas, isso não significa que a tecnologia está fadada ao fracasso, mesmo que muitos cinemas tenham diminuído as salas de exibição no formato. É uma questão de costume, ou não. Isso só saberemos depois de um tempo e de, até, conhecer a tal tecnologia.

O HobbitCom essa polêmica, lembro de quando a Rede Globo começou a gravar suas novelas em câmeras HD. Foi com a telenovela Sinhá Moça, muitos telespectadores reclamaram que a imagem era diferente e que isso era ruim, quando, na realidade, era uma imagem muito melhor, com melhor definição e com uma fotografia mais trabalhada. Foi questão de tempo e costume. Agora, é ver como o público do cinema se comporta com essa novidade.

No Brasil, algumas salas estão se adaptando para exibir O Hobbit no formato. Cada rede de cinema já divulgou sua lista e é interessante perceber que das salas IMAX, apenas a do Cinépolis JK Iguatemi em São Paulo. Mas, outras salas e cidades também estão na lista de outras redes.

O Cinépolis vai exibir no Cinépolis JK Iguatemi, Cinépolis Iguatemi Alphaville, Cinépolis Parque Barueri, Cinépolis Boulevard Belém e Cinépolis Parque Belém.

O UCI vai exibir em cinco cidades diferentes, no UCI New York City Center (RJ), no UCI Orient Iguatemi (Salvador), no UCI Jardim Sul e UCI Anália Franco (São Paulo), no UCI Estação (Curitiba) e no UCI Kinoplex Recife Shopping (Recife).

O HobbitE o Cinemark é o que terá o maior número de salas com o formato. Só em São Paulo são 15 salas: Shopping Market Place, Shopping Cidade Jardim, Shopping Metrô Santa Cruz, Shopping Central Plaza, Shopping Iguatemi, Shopping Eldorado, Shopping Pátio Higienópolis, Shopping Metrô Boulevard Tatuapé, Shopping Center Norte, Shopping Villa Lobos, Shopping Pátio Paulista, Shopping SP Market, Shopping D, Shopping Aricanduva, Shopping Mooca. Isso sem falar nas cidades vizinhas: Shopping Tamboré (Barueri), Cinemark Osasco (Osasco), Internacional Shopping Guarulhos (Guarulhos), Park Shopping São Caetano (São Caetano), Shopping Granja Viana (Cotia), Shopping Iguatemi (Campinas), Praiamar Shopping (Santos).

No Rio de Janeiro serão mais três além de uma em Niterói. Village Mall, Botafogo Praia Shopping e Shopping Downtown. Plaza Shopping em Niterói. Em Belo Horizonte mais três: Shopping Pátio Savassi, Diamond Mall e BH Shopping. Brasília duas: Pier 21 e Shopping Iguatemi. E nas demais cidades onde existe a rede: Flamboyant Shopping (Goiânia), Shopping Mueller e Park Shopping Barigui (Curitiba), Floripa Shopping (Florianópolis), Barra Shopping Sul (Porto Alegre), Salvador Shopping (Salvador) e Midway Mall (Natal).

Então, é só fazer a sua escolha e aproveitar.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.