Sammy: A Grande Fuga : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Sammy: A Grande Fuga

Sammy: A Grande FugaNo belo As Aventuras de Sammy, toda a trama é contada em flashback. O filme começa com Sammy velho, deitado na areia e dizendo que está prestes a ser avô, assim como seu amigo Ray. Então, a segunda parte dessa aventura é exatamente os dois amigos e seus netos em uma trama bem mais infantil que a primeira, mas com a mesma qualidade de 3D de antes.

O fundo do mar continua lindo, os desenhos detalhistas, assim como o 3D é impressionante em detalhes. Mas, ao contrário de uma espécie de A Volta ao Mundo em 80 dias, ou mesmo uma fábula de sobrevivência com camadas sutis, Sammy: A Grande Fuga possui um roteiro bem mais raso, com todos os elementos básicos de personagens engraçados, atrapalhados, vilões e suas vítimas.

Sammy: A Grande FugaSammy e Ray são pegos por pescadores que os vendem para um incrível parque subaquático, em Dubai, onde um ambicioso gerente coordena tudo de perto. Dentro desse imenso aquário, os dois amigos vão ter que enfrentar o Grande Don, o manda-chuva local, enquanto tenta descobrir o que aconteceu com seus netos e arrumar uma forma de fugir dali. Enquanto isso, as duas pequenas tartarugas Ricky e Ella, enfrentam sozinhos o perigo do mar aberto.

Sammy: A Grande FugaMesmo com uma trama tão infantil, há no roteiro de Domonic Paris algumas piadas interessantes, como a própria criação do Grande Don, que na verdade é um cavalo-marinho minúsculo, com sotaque italiano e que tem como base um parque do aquário que parece o Coliseu. Pequenino ao lado de dois peixes capangas, ele controla o espaço como um verdadeiro mafioso. E em determinado momento, a trilha ainda brinca tocando "Tu Vuò Fa' L'Americano", na versão original, não essa eletrônica que virou febre na internet ("Panamericano").

Há também boas sacadas visuais do diretor Ben Stassen como quando o gerente recebe o príncipe e sua comitiva e do lado de dentro do aquário, os pinguins repetem o gesto. Só que ao final, o pinguim que imita o gerente dá um chute no que imita o príncipe, como demonstrando a falsidade de tudo aquilo do outro lado do vidro. Aliás, os pinguins como comentaristas de uma das tentativas de fuga é um dos pontos altos do filme.

Sammy: A Grande FugaHá ainda a questão ecológica, a preocupação dos veterinários, o cuidado com alguns animais como o golfinho doente. Além de uma crítica à ganância humana, não apenas nas diversas situações de visitas como a uma certa situação na parte final que se resolve com "bebida grátis para todos". Ainda assim, boa parte da trama é rasa, com tentativas de fugas e planos diversos.

Sammy: A Grande Fuga é, então, uma animação que perde muito do encanto inicial. Não é mais novidade, não acrescenta tanto à primeira aventura e apenas mantem a boa técnica. Ainda que seja impressionante alguns passeios por tubulações ou corais. Um filme divertido, mas que não é nada demais. Uma pena. É sempre bom ver boas animações de outros núcleos que não Hollywood.


Sammy: A Grande Fuga (Sammy's avonturen 2, 2012 / Bélgica)
Direção: Ben Stassen
Roteiro: Domonic Paris
Duração: 92 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.