![O Nome da Rosa O Nome da Rosa](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUaXXovkGzKnGLjLVLBI0BQw7ylfRQ5EnTZ9gRfgdP86fMy2JpwaN0LwkU0xv5OuGTaDDFXOa17FnIloVpbZiIBDlOLbZWx0tvDpTHR_jW8IFE6uA0g83JuJYoeE0rdWqQQOSLS5MSnnc/s200/filme-o-nome-da-rosa.jpg)
Baseado na obra de
Umberto Eco,
O Nome da Rosa é daqueles
filmes que ficam mais pelo valor histórico que pela qualidade técnica em si. Lembro que o vi pela primeira vez em uma aula de história sobre a Idade Média. E até hoje o cito em minhas aulas de roteiro ao falar da
Poética de Aristóteles.
A trama se passa no século XIV, quando dois monges franciscanos, o mestre William de Baskerville (
Sean Connery) e o discípulo Adso von Melk (
Christian Slater), chegam a um mosteiro beneditino onde mortes estanhas estão acontecendo. O demônio é um possível culpado e a
Santa Inquisição já fora chamada, mas o Abade local, tem esperanças de que William consiga desvendar o que realmente está acontecendo ali.
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William de Baskerville não é um
franciscano comum. E a ordem franciscana era a mais, digamos, avançada naqueles tempos. Tanto que havia uma possibilidade de torná-la herege. Porque em uma época onde o conhecimento era considerado perigoso, ter um
monge intelectual que está sempre investigando e defendendo a
ciência é mesmo algo temeroso. E William logo encontra seu opositor na figura do venerável Jorge, um homem que considera o riso algo extremamente perigoso. Posteriormente, o inquisitor Bernardo Gui também lhe trará problemas.
Mas, em um ambiente de
mosteiro, mortes misteriosas e disputas de ordens religiosas em plena
Idade Média, por que o título da obra ser
O Nome da Rosa? Algo tão poético e paralelo. Uma garota do povo, uma pedinte que troca comida por favores sexuais. Claro, uma
mulher, que naquela época nem tinha alma e era considerada uma
tentação bem próxima ao demônio. Mas, também uma moça que se aproxima do discípulo Adso de uma maneira quase ingênua, seguindo os seus instintos e despertando mais do que tensão
sexual no rapaz. Há muitos pormenores no texto de
Umberto Eco que só poderiam ser analisados, dando alguns
spoilers.
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E esse texto já deu mais pistas sobre os mistérios da história do que talvez deveria. Ainda que elas estejam também expostas na trama desde o seu início. Apenas é necessário um olhar atento para perceber e juntar todas as peças. Principalmente ligadas à biblioteca do
mosteiro e aos livros da sessão proibida. Primeira coisa que William percebe ao pisar na sala de tradução e logo começa a investigar.
A estrutura do roteiro é bastante didática, apesar da direção de
Jean-Jacques Annaud sempre conduzir sua câmera em um tom de
suspense intenso. Vide a forma como apresenta os assassinatos. A morte do tradutor negro, por exemplo. Primeiro, vemos o caldeirão e a reação dos
monges, só depois a câmera vai caminhando devagar e revelando os pés na parte de cima. O caldeirão é virado e vemos o corpo inteiro. Mesmo a cena da garota com Adso é construída com uma boa dose de
suspense, a começar por sua aparição, a forma como ela vai se aproximando dele, até o ato em si.
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A própria narração em voz
over do personagem Adso já nos prepara para um clima de tensão. Ainda que as primeiras imagens sejam quase banais de uma rotina de
mosteiro. Como o narrador nos avisa de acontecimentos sinistros que ele não esquece e até hoje não tem coragem de dizer o nome do local, ficamos em alerta constante. Não por acaso, a cena em que Adso observa as estátuas na igreja é construída com tanta tensão que lembra quase um
filme de terror. Há também algumas ironias construídas na montagem nesta mesma cena, já que antes dela, temos o
monge acabando de sentenciar que "a dúvida é inimiga da fé".
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O jogo de poder da
igreja que detinha o conhecimento e, com isso, a subserviência do povo é um dos alicerces da trama. Tudo está atrelado a isso. Desde o fato de subjugar a mulher, como um ser inferior e perigoso, a não ser na figura da virgem santa e imaculada, passando pela detenção do
conhecimento, escondendo livros e não permitindo algumas verdades senão a poucos, até, claro, ao controle do riso. Quem ri não tem tanto medo, ridiculariza seus medos e seus problemas até e, assim, não precisa tanto de
Deus. Pelo menos na lógica ilógica daqueles representantes da
igreja.
Acima de tudo o controle e o poder sobre a vida dos seres humanos. Nisso,
O Nome da Rosa é uma obra que merece aplausos. Claro que muito pelo texto de
Eco, é verdade, mas o
filme consegue passar a essência da situação e dos perigos que a curiosidade ou a inquietação traziam em épocas como aquelas.
O Nome da Rosa (Der Name der Rose, 1986 / França , Itália , Alemanha)
Direção: Jean-Jacques Annaud
Roteiro: Andrew Birkin, Gérard Brach, Howard Franklin e Alain Godard
Com: Sean Connery, Christian Slater, Helmut Qualtinger
Duração: 130 min.