A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

Petra CostaEstreia hoje o documentário Elena, de Petra Costa que tem arrebatado os Festivais por onde passa. Já foram o Tribeca Latin American Film Fund, 45º Festival de Brasília do Cinema Nacional - Melhor direção, melhor direção de arte, melhor montagem e melhor filme (júri popular), na categoria documentário. 28º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara – menção especial. 9º Festival Internacional de Documentários ZagrebDox – menção especial e o Films de Femmes 2013 – melhor documentário. Quarta-feira teve pré-estreia no Espaço Itaú Unibanco aqui em Salvador e depois da sessão, o público pode acompanhar um bate-papo com a própria diretora, além do professor doutor José Serafim, especialista em documentários, e a professora psicanalista Marcela Antero, que falou do viés psicológico da trama.

Elena de Petra CostaO filme é mesmo impactante em sua profusão de imagens e emoções que Petra coloca em tela ao fazer o caminho de busca de reconhecimento de sua irmã Elena. Quem foi essa mulher, atriz, dançarina que já nasceu com a "carga", como ressaltou alguém na plateia, de salvar a vida dos pais e sempre teve uma câmera nas mãos? Seu sonho: ser atriz de cinema. E como, no início dos anos 90, cinema no Brasil era impossível, ela foi para Nova York tentando realizar seu sonho. Serafim ressaltou o fato de Elena ser um documentário que segue a nova tendência de filmes em primeira pessoa, onde a diretora Petra se coloca completamente em tela para falar de algo pessoal, mas que se torna universal em sua condução. E o que a torna universal é o que Marcela Antero chamou a atenção em sua fala. Segundo a psicanalista, o filme tem buracos, lacunas não explicadas que nos permitem entrar e participar da trama. Nas diversas referências citadas por ela, chama a atenção a clara utilização da água. Água que matou Ofélia, mas que também traz a fluidez e a tranquilidade para a limpeza e recomeço. Marcela lembrou que diversas outras personagens símbolos também escolheram a água para dar fim à vida como Virgínia Woolf. Lembrou ainda uma curiosidade de um sonho de Freud que se assemelhou a uma passagem do filme, o que fez a diretora Petra Costa relembrar que o filme Elena surgiu a partir de um sonho que ela teve com a irmã.

Como podem perceber, foi um bate-papo bastante rico, assim como o filme que tem possibilidades de milhares de outras análises e vertentes. Em breve, crítica completa aqui no site.

Notícias Rápidas

Se Beber, Não Case! - Parte IIISe Beber, Não Case! - Parte III
O diretor Todd Phillips, e os atores Bradley Cooper, Ed Helms, Zach Galifianakis, Justin Bartha, Ken Jeong e Heather Graham virão ao Rio de Janeiro para divulgar a terceira parte de Se Beber, Não Case. “Nós estamos muito animados em viajar ao Rio de Janeiro para apresentar o filme para os brasileiros. É nossa última parada, do nosso último filme, e nós não conseguimos pensar em um lugar mais especial que o Rio para encerrar os trabalhos”, afirma Phillips. Lembrando que o terceiro filme da franquia que está sendo anunciado como épico não tem casamento, um problema de erro de tradução de título já que em inglês ele se chama The Hangover (A Ressaca). O filme chega aos cinemas brasileiros no dia 30 de maio.

III Festival de Cinema BaianoIII Festival de Cinema Baiano
Com o tema: O que é cinema baiano?, o Festival de Cinema Baiano que acontece em Ilhéus, sul do estado já tem data definida: 07 e 13 de junho. Quatorze curtas-metragens foram selecionados para a mostra competitiva com filmes de diversos gêneros. O melhor curta eleito pelo júri popular será premiado com R$ 3 mil, enquanto o melhor filme escolhido pelo júri técnico recebe R$ 2 mil. Serão contemplados com troféus os vencedores nas categorias (júri técnico): direção, fotografia, direção de arte, montagem, trilha sonora, ator e atriz. Os concorrentes contam ainda com o prêmio da Associação Baiana de Cinema e Vídeo / Associação Brasileira de Documentaristas da Bahia (ABCV/ABD-BA). As mostras competitivas têm acesso gratuito e as sessões acontecerão diariamente. A programação inclui ainda a exibição de longas–metragens com ingressos a preços populares. Maiores informações no site do evento.

Somos Tão JovensSomos Tão Jovens é recorde de bilheteria
Renato Russo está vivo, pelo menos no coração dos fãs, é o que mostra o fenômeno que está sendo sua cinebiografia. “Somos Tão Jovens” é o filme brasileiro mais assistido do ano no fim de semana de estreia. Quatrocentos e setenta mil espectadores foram aos cinemas assistir ao filme dirigido por Antonio Carlos da Fontoura e estrelada por Thiago Mendonça. A adesão do público garantiu também ao filme a sexta posição entre todas as aberturas de filmes nacionais desde a chamada Retomada do Cinema Brasileiro. Vamos ver se o boca a boca e repercussão da trama irão manter esse bons números.

Big Hero 6Big Hero 6
Nova animação da Disney já foi anunciada. Big Hero 6 é uma comédia de ação e aventura sobre o prodígio Hiro Hamada, brilhante em robótica, que se vê envolvido em uma trama criminosa que ameaça destruir a cidade de San Fransokyo, um local com ritmo de vida acelerado e altamente tecnológico. Com a ajuda de seu companheiro mais próximo — um robô chamado Baymax— Hiro une forças com uma relutante equipe iniciante de combate ao crime em uma missão para salvar a cidade. Inspirado nas revistas em quadrinhos da Marvel de mesmo nome, e apresentando estilo de ação dos gibis bem como toda a emoção e o humor que o público espera dos Estúdios Walt Disney Animation, o longa com animação por computação gráfica Big Hero 6 chega aos cinemas em 2014. Vamos ficar de olho.

Estreias da Semana
E além de Elena, outras estreias marcam a semana. Entre elas, o terror O Último Exorcismo – Parte 2 que no título já traz uma ironia. Continuando de onde termina o primeiro filme, nos mostra a trajetória da garota Nell tentando retomar uma vida normal, mas o demo não irá deixar. Uma pena que os produtores não cumpriram a promessa do primeiro filme e deixaram mesmo ele como último exorcismo.

Reality – A grande ilusãoTem também a comédia Uma Ladra Sem Limites de Seth Gordon com Melissa McCarthy e Jason Bateman, em uma atrapalhada comédia sobre troca de identidades e golpes financeiros. Daquelas comédias cheias de situações que forçam o riso, mas acaba divertindo aos que só querem um entretenimento sem compromisso.

Tem ainda Amor Profundo de Terence Davies. Amorosa Soledad de Martín Carranza e Victoria Galardi. Beije-me Outra Vez de Gabriele Muccino. O Que Se Move de Caetano Gotardo. O Que Traz Boas Novas de Philippe Falardeau. E Cores de Francisco Garcia.

Isso sem falar em Reality – A grande ilusão de Matteo Garrone que chega a novas praças essa semana depois de estrear no Rio de Janeiro. E O Sonho de Wadjda de Haifaa Al-Mansour, que chega ao Rio de Janeiro depois de estrear em outras praças semana passada.


Humor
Clique para ampliar


Fica a Dica

Tom HanksEspecial Tom Hanks
E para quem é fã do ator Tom Hanks, o Telecine Cult apresenta hoje, 10 de maio, três comédias em sequência protagonizadas pelo ator e reprisa a programação no dia 12 (domingo), a partir das 15h45. Mas, não espere os filmes que o levaram ao Oscar, por exemplo. A ideia é mais uma nostalgia no estilo "clássicos da Sessão da Tarde".

São eles:
Às 20h: A Última Festa de Solteiro (Bachelor Party)
Direção: Neal Israel.
Elenco: Tom Hanks, Tawny Kitaen e Adrian Zmed.
EUA, 1984. Comédia. 120 min. 12 anos.

Às 22h: Splash – Uma Sereia em Minha Vida (Splash)
Direção: Ron Howard.
Elenco: Tom Hanks, Daryl Hannah e Eugene Levy.
EUA, 1984. Comédia. 111 min. Livre.

À 0h05: Quero Ser Grande (Big)
Direção: Penny Marshall.
Elenco: Tom Hanks, Elizabeth Perkins e Jared Rushton.
EUA, 1988. Comédia. 104 min. Livre.

Dia 10 de maio, sexta-feira, no Telecine Cult.
Reprise no dia 12 de maio, domingo, no Telecine Cult.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.