Planeta dos Macacos: Entre A Origem e O Confronto : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Planeta dos Macacos: Entre A Origem e O Confronto

Planeta dos Macacos: Entre a Origem e o Confronto  Aqueles que ficaram querendo saber mais sobre os acontecimentos entre A Origem e O Confronto em Planeta dos Macacos, agora podem ter algumas pílulas sobre a situação humana após a propagação da gripe símia que dizimou quase toda a humanidade.

É que foram lançados na rede, três curta-metragens retratando momentos diferentes desse período e que dão alguma ideia do desespero que tomou conta do mundo graças ao vírus. É interessante observar que os curtas são focados na trajetória humana, não há um único macaco em cena e não temos noção do que acontece a Caesar e seu bando nesse período.

Enquanto os filmes colocam os macacos como protagonistas e em olhar privilegiado, os curtas estão com os humanos, mostrando seu desespero, sua luta por sobrevivência, suas dificuldades de até mesmo compreender tudo que estava acontecendo. Não há um personagem carismático em especial, talvez por isso, os curtas não causem tanto impacto. São apenas situações.

O primeiro vídeo mostra uma situação logo no primeiro ano da epidemia. Focado em uma família, mostra a tristeza de ver a matriarca dela ser contaminada. É talvez o filme mais emotivo e singelo. Com um bela fotografia e alguns momentos belos como quando mãe e filha separadas por um vidro repetem os mesmos gestos.

Spread of Simian Flu: Before the Dawn of the Apes (Year 1):


O segundo curta pula para o quinto ano da epidemia. É um vídeo mais melancólico, mostra uma menina tentando sobreviver em meio ao caos que se tornou o planeta. Não há indícios de que possa ser a mesma garotinha do primeiro ano, apesar de também não ser impossível. Destaque para a fotografia e para os indícios da tensão em algum ponto distante da protagonista. Os sons da floresta e uma mancha de uma pata também nos dão pistas de que os macacos estão próximos. Mas, não há neste filme algo mais efetivo, como o próximo.

Struggling to Survive: Before the Dawn of the Apes (Year 5):


O último curta já nos mostra o décimo ano. Na verdade, ele conta uma história do sétimo ao décimo ano, com recortes em alguns personagens, mas, principalmente na tensão e desespero que tomou conta do local. É um filme tenso, com cenas de ação. É o maior deles também. Interessante que apesar de macacos não aparecerem aqui, tanto eles quanto a filosofia que os filmes buscam passar está mais presente. O personagem Tom questiona o fato de colocarem a culpa da epidemia nos macacos. Eles parecem mais próximos dos personagens também. Em que uma cena bastante tensa nos dá sons e elementos que mostram a presença dos animais. Isso ajuda a aumentar a tensão que é mesmo o tom desse último curta.

Story of the Gun: Before the Dawn of the Apes (Year 10):


Agora, curioso mesmo é este documentário que está no mesmo canal da Motherboard. Apesar de não estar na playlist dos curtas, há uma ligação direta com o vídeo, inclusive em sua descrição, o que não nos deixa dúvidas sobre ser mais um material de preparação. O vídeo mostra um investigador que vai à Libéria para conhecer a Ilha dos Macacos. Uma pequena ilha que fica isolada do continente onde vivem chimpanzés que foram cobaias de um laboratório de testes no local.

Há uma entrevista com a responsável pelo laboratório na época, Betsy Brotman e outras construções que nos deixam impressionados com todo o processo. Inclusive porque um dos chimpanzés acaba lembrando um personagem do filme. Ficção e realidade se cruzam de uma maneira extremamente curiosa demonstrando que Planeta dos Macacos tem investido bastante nas construções transmidiáticas, ampliando seu universo e nos deixando mais curiosos sobre como vai se portar daqui por diante.

Documentário - The Real Planet of the Apes:

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.