O Tempero da Vida : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O Tempero da Vida

O Tempero da Vida - filmeCozinhar é uma verdadeira alquimia e pode construir metáforas diversas. Esse é um tema que o cinema sempre gostou de explorar e muito do que vemos em O Tempero da Vida lembra Como Água Para Chocolate, guardadas as devidas proporções, assim como A 100 Passos de Um Sonho.

O diretor turco Tassos Boulmetis utiliza a culinária para falar de relações políticas entre gregos e turcos, na conturbada década de 50, quando milhares de famílias foram deportadas da região por motivo de guerra. Mas, fala também de vida, de relações humanas e até mesmo das ligações cósmicas, com planetas e estrelas. Já que como o próprio protagonista lembra, a palavra astrônomo está na palavra gastrônomo.

O Tempero da Vida - filmeEste protagonista é Fanis Iakovidis, grego, professor de astronomia que viveu parte de sua infância em Istambul, sendo orientado por seu avô Vasilis, conhecedor de ervas, temperos e segredos culinários. Quando a família do garoto teve que se mudar para Grécia, perdeu o contato direto com o sábio senhor, mas seus ensinamentos o acompanharam, tornando-o um exímio cozinheiro.

O roteiro vai sendo construído de maneira não-linear, mesclando Fanis adulto com suas lembranças desde criança com seu avô, passando pela adaptação na Grécia, o preconceito das pessoas por ele gostar de cozinhar e a naturalidade com que lidava com isso. O filme pincela ainda o seu amor infantil pela bela Saime uma garotinha que ficou na Turquia, mas ele nunca esqueceu, chegando a se corresponder durante anos por carta.

O Tempero da Vida - filmePor ter muitas memórias de Fanis, o filme acaba utilizando muito do recurso de narração em voz over, o que quebra um pouco o ritmo da trama, mas também traz reflexões interessantes como quando ele explica que "os turcos os expulsaram como gregos, e os gregos os receberam como turcos". Reflexo desse estado de guerra tolo, em que ambos os lados vêem inimigos onde podem existir iguais. E que o filme pontua tão bem.

Mas, desde o início, a direção demonstra que o tema central é mesmo o céu e a comida. Vide a cena do observatório, seguida da mesa farta à espera do avô Vasilis. O plano dos amigos ao redor das comidas, observando-as é bem interessante. E tudo se encaixa ainda melhor quando vemos a cena da explicação do avô sobre a ligação dos astros com os temperos. "A comida é como o céu, há coisas que não vemos, mas dão sabor a tudo, como o sal, que é vida", explica Vasilis.

O filme peca apenas ao insistir no mesmo tema sem desenvolver algo novo. Parece que falta fôlego ao conteúdo e tudo parece se repetir. Muitas cenas são parecidas ou reforçam a mesma ideia. Mesmo a questão das comidas e seus temperos parecem ter duas ou mais cenas a reforçando como a questão da canela na almôndega.

O Tempero da Vida é um filme gostoso de acompanhar. Leve, divertido e emotivo. Tem seus problemas de ritmo, mas, no geral, é agradável como uma boa comida bem feita.


O Tempero da Vida (Politiki kouzina, 2003 / Grécia)
Direção: Tassos Boulmetis
Roteiro: Tassos Boulmetis
Com: Georges Corraface, Ieroklis Michaelidis, Renia Louizidou
Duração: 108 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.