Sorria, Você Está Sendo Filmado : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Sorria, Você Está Sendo Filmado

Sorria, Você Está Sendo Filmado - filmeComédias brasileiras estão desgastadas. Utilizam sempre a mesma fórmula que desagrada os críticos e leva multidões aos cinemas. É um paradoxo, não tenhamos dúvidas. E não deixa de ser interessante que a refilmagem de um filme sérvio seja uma solução plausível, inclusive financeiramente.

Morte de um Homem nos Bálcãs é um filme sérvio dirigido por Miroslav Momcilovic, que ainda é inédito no Brasil. Nele, um músico se suicida diante de sua webcam que continua ligada. E toda ação que acontece a partir daí em seu apartamento incluindo vizinhos, agente funerário e polícia ficam registrada por ela. Uma produção simples, barata, que depende muito mais dos atores e da mise-en-scène naquela sala.

Sorria, Você Está Sendo Filmado - filmeDaniel Filho, experiente diretor e produtor de televisão e cinema, só fez adaptar o texto para a realidade brasileira. Pelo trailer do filme sérvio podemos ver que até o cenário é muito próximo do que vemos aqui em tela. O que não chega a ser um demérito. Os norte-americanos fazem isso direto com bons filmes de outros países. O que importa é que Sorria, Você Está Sendo Filmado é bem feito, possui um ritmo ágil e divertido. E ainda por cima, foi todo bancado pela própria produtora, sem nenhuma lei de incentivo.

De músico, o suicida se tornou um roteirista de programas de humor da Rede Globo. E as piadas também giram em torno da "Vênus Platinada", tendo uma vizinha que é ex-atriz do canal e os empregados planejando a forma como vão aparecer no jornal dando depoimento sobre o caso. Na verdade, o filme inteiro mistura crítica e homenagens à falsidade humana e à exposição excessiva dos dias atuais. Tem até uma vizinha que faz selfies com o cadáver.

Sorria, Você Está Sendo Filmado - filmeO filme constrói muito bem os dois momentos, quando os personagens ainda não sabem que estão sendo filmados e a mudança de comportamento quando esse detalhe é revelado. As mudanças e atitude vão de simples gestos como se arrumar e ficar olhando para tela, como um policial grosseiro e machista que antes xingava a esposa e agora a chama de minha flor. Até os extremos como o velório improvisado e exagerado.

Sorria, Você Está Sendo Filmado - filmeO elenco traz nomes como Lázaro Ramos, Juliano Cazarré, Thiago Rodrigues, Deborah Secco, Susana Vieira e Lúcio Mauro Filho. E a dinâmica entre eles funciona muito bem. Os personagens se revezam em cena como em um palco de teatro e tudo vai sendo conduzido de maneira orgânica, exceto pelo recurso de mandar alguns para o quarto. Mas, mesmo que seja quase inverossímil tal atitude, gera momentos interessantes como ouvir as vozes dos personagens de Lázaro Ramos e Otávio Augusto discutindo no quarto sobre quem irá dar depoimento à Globo, enquanto vemos na sala a personagem de Susana Vieira e de Lúcio Mauro Filho discutindo outra coisa.

Lázaro Ramos, inclusive, é aquele que mais aparece em cena. O porteiro Geneton é o primeiro a entrar em cena e está sempre por ali, tomando conta do morto, brigando para ligar o ar condicionado, tentando almoçar ou simplesmente se arrumando para aparecer melhor na câmera. Ele segura o humor de maneira inteligente e divertida, sem precisar apelar para gags tolas, escatológicas ou sexuais. E mesmo tendo atores e revezando em frente a uma câmera parada, o texto e as atuações conseguem segurar o espectador que quase não vê o tempo passar.

Apesar de ter um pano de fundo crítico, reforçado pelo cinismo das pessoas que agem de maneira diferente quando estão sós ou sendo vistas, Sorria, Você Está Sendo Filmado é uma comédia com poucas pretensões. Um filme divertido e bem estruturado que vale por isso. Nada contra a uma boa comédia. O cinema nacional poderia continuar apostando nesse caminho. Mas, claro, sem torná-lo o único.


Sorria, Você Está Sendo Filmado (2015 / Brasil)
Direção: Daniel Filho
Roteiro: Fernando Ceylão, Daniel Filho
Com: Lázaro Ramos, Juliano Cazarré, Thiago Rodrigues, Thiago Martins, Lúcio Mauro Filho, Roberta Rodrigues, Deborah Secco, Susana Vieira, Aramis Trindade, Theresa Amayo, Otávio Augusto, Marcos Caruso
Duração: 80 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.