Star Wars - O Despertar da Força : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Star Wars - O Despertar da Força

Star Wars - O Despertar da Força - filmeA Força despertou, ou reacendeu, como queiram. O fato é que após tantos anos de espera, o Episódio VII não é a decepção que foi o Episódio I em 1999. J.J. Abrams não apenas resgatou a magia dos três filmes originais, como acrescentou positivamente à saga, personagens e propósitos nos dando um filme que empolga e emocionam antigos fãs, tendo todos os elementos para conquistar novos adeptos.

Há muito de Uma Nova Esperança em O Despertar da Força, é verdade. Também entre eles há um imenso hiato entre os acontecimentos recentes e de seus antecessores. E também há uma força maligna em ascensão e uma resistência rebelde. De certa forma um novo ciclo se abre com uma Nova Ordem, um líder supremo e o vilão Kylo Ren. Sem querer entregar, há ecos na estrutura no roteiro dos dois filmes, inclusive em curva dramática, ainda que o filme de 1977 se feche completamente e este, por já ter garantidos mais dois filmes, deixa um gancho empolgante.

Star Wars - O Despertar da Força - filmeIsso talvez, seja o ponto negativo da obra: a repetição do mesmo tema. Fica uma sensação cíclica que de não importa o que nossos heróis façam, a paz da Antiga República com os Jedi protegendo a galáxia e os Sith escondidos não retornará. Teremos sempre uma força imperial dominante. Fora a sensação de já ter visto aquela história. Mas, ao mesmo tempo, não é a mesma história, é uma continuação e isso traz um novo frescor que novamente nos encanta. Mesmo com algumas incongruências e coisas mal explicadas.

Star Wars - O Despertar da Força - filmeO filme enquanto obra isolada funciona muito bem. E isso é que mais importa. Nos conta uma boa história, com boas escolhas de direção, cenas de ação e efeitos incríveis, inclusive com um 3D competente, ainda que não indispensável, bons personagens e algumas surpresas. A jornada do herói continua, mas agora com algumas diferenças, até porque a heroína da vez, Rey, não é convencional. E reforça o girl power ainda que continue tendo uma expedição para "salvá-la", com muitas diferenças.

Star Wars - O Despertar da Força - filmeO vilão não é Darth Vader, mas J.J. Abrams tenta a todo custo nos fazer assimilá-lo como tal em suas primeiras cenas. Quando conhecemos um pouco mais de Kylo Ren percebemos, no entanto, a diferença. Isso é bom, afinal, não queremos um novo Darth Vader, queremos conhecer melhor esse novo vilão e o que ele tem a nos oferecer. Como conhecemos os novos heróis e gostamos. Rey, Finn, o piloto Poe Dameron e o dróide BB8 são encantadores, gostamos de ser apresentados a eles, assim como nos encantamos em rever "rostos"conhecidos como Han Solo, Chewbacca, princesa Leia (que agora é general), R2D2 e até C3PO.

O roteiro do filme é construído para irmos descobrindo esse novo velho conhecido mundo aos poucos. É interessante como tudo vai sendo separado em beats bem marcados, cada aparição tem sua preparação e surpresa. Até por isso, não vale falar muito da trama aqui, pretendo rever o filme e fazer um novo texto com alguns spoilers devidamente avisados, claro. Mas, a trama foi tão bem escondida, e alguns detalhes tão bem disfarçados nos trailers que merece mesmo a surpresa da fruição.

O que importa compreender por enquanto é que o filme é bom. E isso é um alívio ao pensar na nova trilogia que parecia um rascunho da saga em diversos aspectos. Há emoção, surpresas e ótimos momentos, alguns bem corajosos por sinal, principalmente, um em específico. Ou seja, Star Wars - O Despertar da Força é tudo aquilo que se esperava dele. E que a força esteja com vocês.


Star Wars - O Despertar da Força (Star Wars: The Force Awakens)
Direção: J.J. Abrams
Roteiro: Lawrence Kasdan, J.J. Abrams, Michael Arndt
Com: Daisy Ridley, John Boyega, Oscar Isaac, Harrison Ford, Mark Hamill, Carrie Fisher, Adam Driver, Lupita Nyong'o, Andy Serkis
Duração: 135 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.