Oscar com Surpresas : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Oscar com Surpresas

Oscar 2016 - Leonardo DiCaprioE a noite do 88º Academy Awards acabou com algumas surpresas para movimentar o já previsível prêmio. Mas, não foi ainda dessa vez que a Academia de Hollywood ousou dar o prêmio principal a um filme de ação, ainda que com forte marca autoral e, em muitos aspectos o melhor entre os concorrentes. Mad Max ficou com os troféus técnicos, levando seis estatuetas para casa, alguns surpreendentes como Montagem. Levou ainda melhor Mixagem de som, Edição de som, Figurino, Cabelo e maquiagem, além de Design de produção.

O Regresso que vinha ganhando pontos nas bolsas de aposta conseguiu três estatuetas. O já esperado de Fotografia para Emmanuel Lubezki que leva seu terceiro prêmio. O mais aguardado da noite, prêmio de melhor Ator para Leonardo DiCaprio. E o de melhor Diretor para Alejandro González Iñárritu, que emplaca o seu segundo prêmio consecutivo, algo raro para a Academia, ainda mais em se tratando de um estrangeiro. Mas, mesmo com três prêmios tão significativos, não deu para O Regresso carimbar a noite com o Melhor Filme.

Oscar 2016 - Mark RylanceSurpreendentemente diante do decorrer da premiação, Spotlight que estava quieto apenas com o melhor Roteiro Original subiu ao palco para o prêmio máximo. Não podemos dizer que foi surpresa a vitória, já que estava cotado, junto com O Regresso e A Grande Aposta. Mas, diante do clima da noite, acabou pegando todos no contra-pé. A Grande Aposta ficou apenas com Roteiro Adaptado. E tivemos ainda a emoção do primeiro Oscar para o gênio Ennio Morricone pela Trilha Sonora de Os Oito Odiados. E pensar que a trilha de Cinema Paradiso não foi sequer indicada.

Oscar 2016 - Brie LarsonOutra surpresa foi Sylvester Stallone não ter levado como Ator Coadjuvante, ainda que Mark Rylance merecesse. E completando as surpresas da noite, tivemos Ex-Machina levando o prêmio de efeitos visuais, dando alguma visibilidade a essa ótima ficção científica que merecia maior atenção da distribuição brasileira. Apesar de com isso, deixar Star Wars sem nenhuma estatueta. E a outra grande surpresa da noite com a vitória da música de 007, “Writing’s on the Wall”, mesmo após a bela performance de Lady Gaga para "Til it happens to you".

Tivemos ainda a confirmação da supremacia da Pixar com Divertida Mente vencendo Melhor Animação, na categoria em que o Brasil tinha seu representante, o ótimo O Menino e o Mundo, que merece todos os nossos aplausos pela bela carreira internacional e 46 prêmios que conquistou. Acredito que esta era a categoria mais difícil do Oscar. Documentário foi para o favorito Amy. E melhor Filme Estrangeiro para O Filho de Saul.

Oscar 2016 - SpotlightCom a polêmica da falta de representatividade, esperava-se uma grande performance de Chris Rock, mas sua participação ficou aquém do esperado. Seu discurso irônico de abertura causou controvérsias, até mesmo por questionar a legitimidade dos protestos, ainda que tenha tocado em pontos bastante pertinentes. E as sucessivas tentativas de inclusão de atores negros em piadas ou esquetes, por vezes, ofensivas também acabaram sendo questionáveis. Mas, em certo ponto, ele ressaltou algo que já vinhamos falando, a questão não é o prêmio. Prêmios são consequência, o que precisamos é de mais atores e atrizes negras em papéis de destaque. Como ele mesmo disse "O que nós queremos é oportunidade. Que os atores negros tenham as mesmas oportunidade que os brancos". Pena que estamos muito longe disso.

Todos os Vencedores
Melhor filme:
Spotlight: Segredos Revelados

Melhor Diretor:
Alejandro González Iñárritu (O Regresso)

Melhor Ator:
Leonardo DiCaprio (O Regresso)

Melhor Atriz:
Brie Larson (O Quarto de Jack)

Melhor Ator Coadjuvante:
Mark Rylance (Ponte dos Espiões)

Melhor Atriz Coadjuvante:
Alicia Vikander (A Garota Dinamarquesa)

Melhor Longa em Animação:
Divertida Mente

Melhor Documentário:
Amy

Melhor Roteiro Original:
Spotlight: Segredos Revelados

Melhor Roteiro Adaptado:
A Grande Aposta

Melhor fotografia
O Regresso

Melhor Montagem
Mad Max: Estrada da Fúria

Melhor edição de som
Mad Max: Estrada da Fúria

Melhor mixagem de som
Mad Max: Estrada da Fúria

Melhor cabelo e maquiagem
Mad Max: Estrada da Fúria

Melhor canção original
“Writing’s on the Wall” (007 Contra Spectre)

Melhor filme estrangeiro
O Filho de Saul (Hungria)

Melhores efeitos visuais
Ex Machina

Melhor trilha sonora
Os 8 Odiados

Melhor design de produção
Mad Max: Estrada da Fúria

Melhor figurino
Mad Max: Estrada da Fúria

Melhor documentário de curta-metragem
A Girl in the River: The Price of Forgiveness

Melhor curta-metragem
Stutterer

Melhor curta-metragem animado
Bear Story

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.