A Esposa : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A Esposa

A Esposa - filme

Baseado no livro de Meg Wolitzer, A Esposa é um filme de personagem, feito para Glenn Close brilhar. E ela cumpre seu papel com maestria, conseguindo dosar todas as nuanças dessa mulher que abdicou da própria vida para que seu marido brilhasse. Quando ele é indicado ao prêmio Nobel de Literatura, no entanto, essas escolhas começam a pesar.

A Esposa - filmePara tentar explicar a situação que vive o casal Joe e Joan Castleman, a roteirista Jane Anderson recorre ao conhecido recurso do flashback que vai nos mostrar o momento em que eles se conheceram, ela uma talentosa estudante de literatura do já renomado doutor em letras. Construindo em paralelo a viagem para o prêmio e o passado dos dois, o filme segue uma fórmula clichê até sua reviravolta quase óbvia.

Os clichês não chegam a ser um problema diante de uma situação também repetitiva em uma sociedade patriarcal e machista onde é comum que as mulheres larguem suas carreiras para cuidar da família, enquanto o homem não pode ser menos do que o grande provedor e estrela maior do núcleo.

A Esposa - filmeDifícil ver um homem que consiga lidar com o fato de sua esposa se destacar mais que ele em sua profissão. A história dos Castleman é ainda mais complicada, mas isso só vamos descobrindo aos poucos, graças aos flashbacks e a incômoda interferência de um jornalista vivido por Christian Slater que sonha em escrever a biografia de Joe.

Completando o conflito familiar, o filme traz ainda o filho do casal, aspirante a escritor, que viaja com eles e se incomoda com o desprezo com que o pai o trata, tornando a viagem ainda mais complicada para todos. Aquilo que deveria ser a realização de um sonho, torna-se um verdadeiro pesadelo.

A direção do sueco Björn Runge é correta. Seu maior feito é deixar Glenn Close brilhar, pegando seus ângulos e dando espaço para que ela trabalhe cada emoção desde o momento em que ela pega a extensão do telefone em casa para ouvir a notícia da nomeação até a cena final, com destaque para um momento chave no jantar.

A Esposa é um filme que se sustenta por sua atriz e protagonista, mas seu trabalho é tão forte e com tanta alma, que vale muito a pena.


A Esposa (The Wife, 2019 / EUA)
Direção: Björn Runge
Roteiro: Jane Anderson
Com: Glenn Close, Jonathan Pryce, Max Irons, Christian Slater
Duração: 99 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.