El Camino: A Breaking Bad Film : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

El Camino: A Breaking Bad Film

El Camino: A Breaking Bad Film - filme Netflix

Em meio às atuais polêmicas sobre o que é cinema, El Camino chega como um ponto curioso dessa discussão. Um filme derivado de uma série, produzido por uma plataforma streaming, mas que consegue ousar na linguagem, construindo planos e movimentos de câmera que fogem do óbvio. E tem uma estética de cinema, não sendo apenas um episódio estendido. Ainda assim traz problemas.

Vince Gilligan foi firme em dizer que Breaking Bad só teria cinco temporadas. Pelo sucesso do seriado, não seria surpresa alongar a trama. A escolha de preservar a coerência e fôlego da narrativa seriada foi um dos elementos que ajudou a obra a se manter de qualidade. Isso não o impediu de explorar o universo no spin-off Better Call Saul. O longa El Camino segue a mesma lógica, mas acaba sendo mais dependente da série original, o que o prejudica.

El Camino: A Breaking Bad Film - filme NetflixÉ muito difícil acompanhar a narrativa do filme sem ter acompanhado a série. Não apenas pelo entendimento de alguns acontecimentos, como pela própria capacidade de construir interesse pela trama e suas personagens. Não há uma construção de empatia por Jesse Pinkman, se você não o conhecia da jornada anterior. São poucas as estratégias de aproximação com a personagem.

Na tentativa de deixar a obra palatável aos não iniciados, Gilligan acaba recorrendo ao recurso do flashback, quebrando o ritmo da fuga e deixando o roteiro esquemático, não desenvolvendo tão bem a sua curva. Principalmente, porque o recurso entra para explicar situações, em vez de se construir duas narrativas paralelas em tempo distinto. Além de apelar para alguns fanservices com cenas que não acrescentam muito à trama.

El Camino: A Breaking Bad Film - filme NetflixAinda assim, a obra tem seus méritos. E o principal está no cuidado com que se constrói a mise-en-scène e enquadramentos. A maneira como a câmera conduz a jornada e traduz o sentimento de Jesse impressiona. Há uma sensação de cansaço e desânimo a cada cena, como quando ele entra na casa de Todd e as paredes da casa e o cenário revirado ajudam a oprimir e demonstrar o caos que está a vida daquele homem.

Aaron Paul retorna bem ao papel que o consagrou e traz um Jesse mais maduro, não mais aquele jovem irresponsável, mas um homem sofrido e centrado, ainda que consiga pequenos flashs como quando comemora estar certo em determinado momento. Ou quando se lembra de poucos bons momentos que teve. É um homem em busca de uma chance para recomeço.

El Camino: A Breaking Bad Film é exatamente isso. Um filme derivado de um seriado de sucesso. Um bom filme, com boa construção técnica e estética, uma trama própria e uma estrutura unitária que não dá uma sensação de episódio estendido. Ainda assim, está colocado demais ao universo de onde deriva, não conseguindo ser uma obra independente.



El Camino: A Breaking Bad Film (El Camino, 2019 / EUA)
Direção: Vince Gilligan
Roteiro: Vince Gilligan
Com: Aaron Paul, Jonathan Banks, Matt Jones
Duração: 122 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.