Abraços Partidos : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Abraços Partidos

Abraços Partidos"Os filmes têm que ser terminados, ainda que sejam às cegas". Pode ser uma sensação sem fundamento, mas acho que a frase que encerra o filme Abraços Partidos é a mensagem de Almodóvar a seus espectadores. Não que o filme seja ruim, mas é quase complicado reconhecer o diretor na tela. Falta um brilho, falta a alma, faltam as cores de Almodóvar. Talvez Mateo Blanco seja um alterego frustado do diretor que procura sentido para sua carreira. É irônico que justamente um filme que tem no argumento o amor pelo cinema, tenha tão pouco desse amor gravado na película. A sensação é de um filme vazio, sem sentido, apesar de bem construído.

O filme narra a história de Mateo Blanco e Lena. Ele, um diretor que perde a visão após um acidente. Ela, uma aspirante a atriz que casa com um milionário por dinheiro. As duas trajetórias vão sendo contadas em paralelo, sendo muito claro (explicitado com legendas) que uma acontece nos tempos atuais e a outra, dez anos antes. A princípio apenas imaginamos o link entre as duas histórias até que o diretor apela para o recurso fácil de Mateo explicando o passado para Diego (filho de sua produtora). São nesses detalhes que se percebe um Almodóvar bem menos criativo. Penélope Cruz, mais uma vez, é a musa do diretor, em uma caracterização bem próxima de Audrey Hepburn. Lluís Homar consegue passar verdade na escuridão da cegueira.

Talvez pelo tema, cegueira, o diretor tenha optado por cores mais frias. A fotografia é pastel, leve, nada salta aos olhos. Até as cenas de praia estão no inverno, com um vento forte e um céu cinzento. Coerente com o estado emocional dos personagens que estão todos em uma grande angústia e sensação de nunca poder saciar seus desejos.

Abraços PartidosNo filme dentro do filme, o "Garotas e Malas" dirigido pelo fictício Mateo Blanco, vemos os resquícios daquele Almodóvar no início de carreira e dá saudades de seu estilo inconfundível. Fiquei com muita vontade de assistir o que viria além daquelas poucas cenas. Não que um diretor não possa mudar. Claro que pode. Woody Allen mudou e fez um grande filme como Match Point. Mas, nessa mudança, se é um diretor autor, o mínimo que se espera é identidade.

Abraços Partidos não tem essa identidade. Parece apenas mais um filme espanhol. Ainda que um bom filme. Tudo vai sendo construído de forma literal até que começam a aparecer pontas frouxas, algo como "muito barulho por nada". Almodóvar cria algumas expectativas que não se confirmam. Cenas que parecem que serão desenvolvidas, mas são esquecidas. Informações gratuitas que são deixadas de lado. Ao final fica a sensação de que foi mesmo finalizado às cegas. Uma pena.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.