A visão de dentro na TVE : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A visão de dentro na TVE

Movimento Sem Terra em A Visão de Dentro
Hoje, dia 21 de janeiro o DOC TV exibe pela primeira vez A visão de dentro, de Sophia Mídian, que entrevistei aqui na época do lançamento em Salvador. Como muitos comentários mostraram interesse em assistir, estou agora avisando que ele irá ao ar pela TV Brasil e TVE às 23hs.

O Doc foi um dos contemplados pelo programa do Ministério da Cultura e fala do Movimento dos Sem Terra por uma visão própria da diretora que conviveu por alguns meses em assentamentos com essas pessoas. Vi algumas críticas questionarem o título como pretensioso, eu dou outra interpretação após assistir ao filme e entrevistar a diretora. Na verdade, a visão de dentro não seria simplesmente de dentro do movimento como algo verdadeiro, distante da imagem da mídia. Claro que a intenção inicial é essa. Mas, acho que o documentário tem uma visão de dentro da diretora. Sua relação com a terra, com os valores em que acredita e com o que gostaria de passar a seu público. E nisso, não é nada pretensioso. É apenas verdadeiro.

Sophia MídianA amostra é pequena para falar de uma visão do Movimento dos Sem Terra. Talvez por isso, para alguns ficou superficial. São visões de algumas pessoas em um determinado assentamento. O tema não tem mesmo como ser esgotado em um doc de 52 minutos. As imagens dão voz ao comum, a pessoas que estavam esquecidas, não é algo político, panfletário. Não se propõe a discutir a questão fundiária no país, nem mesmo a função do MST. É mais uma pequena amostra de pessoas que vivem com pouco, lutam por sua terra e tiram dela o seu sustento.

O filme é bem construído, tem uma bela fotografia, com enquadramentos artísticos e experimentações. Uma cena da sombra de um sem terra pegando água com um balde em um rio imundo foi a que mais me chamou a atenção. Pela plástica, pela poesia, pela metáfora e pela denúncia. O Doc mescla depoimentos, com imagens locais sempre com intervenções artísticas, a progressão é aleatória, mas expõe bem a mensagem principal que é mostrar a realidade daquele povo e seu ponto de vista. Tem depoimentos emocionantes. A trilha sonora é outro ponto positivo, bastante feliz, agrega ao tema, tendo inclusive uma música sobre o movimento.

Como primeiro documentário profissional (digamos assim), Sophia demonstrou ter muito a mostrar ainda. Apenas por ser tão envolvida com o tema, percebe-se alguns escorregões no pacto de documentário, quando, por exemplo, induz a entrevistada na pergunta "mas você não acha que aqui tem mais cooperação?" Em alguns momentos também, ela exagerou nos experimentos artísticos para o meu gosto, se empolgou mostrando folhas, céu, pan rápida da festa, constraste de terra e sol escaldante que poderiam ficar mais harmônicos como inserts nos depoimentos.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.