Não me venha falar da malícia de toda mulher : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Não me venha falar da malícia de toda mulher

TootsieHá filmes que não envelhecem, aliás, a verdadeira arte não tem idade, pode ser apreciada por várias gerações com o mesmo frescor do lançamento. É assim com o filme Tootsie, comédia dirigida por Sydney Pollack em 1982. O filme teve nove indicações ao Oscar, mas só venceu melhor atriz coadjuvante para Jessica Lange, o que é quase uma maldade com Dustin Hoffman, o nome do filme. O prêmio ficou mesmo para Ben Kingsley por Gandhi.

Revendo essa semana na Universal, senti a mesma alegria de quando criança nas eternas Sessões da Tarde. A jornada de Michael Dorsey se passando por Dorothy Michaels para conseguir um papel em uma telenovela americana é hilária. A construção do roteiro é gostosa de acompanhar, começando com o desespero de Michael por não conseguir emprego, passando pela oportunidade do papel para uma atriz, a idéia maluca de se disfarçar, o sucesso absoluto não apenas da personagem, mas da falsa atriz que aparece em vários noticiários e revistas, a paixão pela colega Julie Nichols, o pai da moça até o desfecho memorável. A cena da escada é uma das mais engraçadas de todas.

Tootsie é daqueles filmes sem compromisso que consegue se tornar um clássico. Principalmente por seu ator protagonista, que se entrega de uma forma fantástica ao desafio de se fingir mulher. Tá, ele fica parecendo uma tia velha, mas tem muitos momentos onde o narcisismo fala alto e ele tenta colocá-la o mais sensual possível. A cena da boate mesmo é muito interessante. Destaque também para a pequena participação de Bill Murray, como melhor amigo de Michael, e à cena em que ele entra em casa e flagra o personagem de George Gaynes tentando agarrar o amigo. Além de ser o primeiro longa da atriz Geena Davis.

Tootsie

As cenas de estúdio, onde a telenovela é gravada, são bem dinâmicas, com situações das mais inusitadas, principalmente pela improvisação de Dorothy, sempre em guerra com o diretor ganalha. Engraçado que, como mulher, Michael acaba se tornando um homem melhor. Ele mesmo fala em uma cena que o diretor não é pior do que ele era. A convivência com os problemas do sexo oposto, sentir na pele o preconceito, o assédio, os medos e o poder de soltar as amarras que as prendem, o fazem ver o outro como um ser que merece consideração. É bem interessante a forma como o filme vai mostrando a modificação do personagem.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.