O Tricolor Voltou : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O Tricolor Voltou

Bahia: O tricolor voltouFilme sobre time de futebol não é novidade. O Flamengo é campeão nesse quesito, mas vários outros já surgiram como os recentes "Todo Poderoso: O Filme - 100 anos de Timão" e "Soberano, seis vezes São Paulo". Apesar de ter torcidas fanáticas e muita história para contar, os times do Nordeste pareciam não gerar interesse para a sétima arte. Fico feliz, então, de saber que em 2011, um dos times mais emblemáticos e de maior torcida local vai ganhar duas homenagens.


O Esporte Clube Bahia é uma paixão baiana sem igual. Duas vezes campeão brasileiro e integrante original do clube dos treze, amargou nos últimos sete anos uma trajetória fora da Série A do campeonato brasileiro. No campeonato baiano também não foi destaque, nem mesmo no Nordestão. Ainda assim, sua imensa torcida lotou estádios, chegando a bater recorde de público quando estavam disputando apenas a terceira divisão do campeonato brasileiro. Tanto que a CBF acaba de lhe conceder o título de Torcida de Ouro. Quis o destino que, em 2010, o Bahia conseguisse sua vaga para retornar a elite do futebol brasileiro. Em 2011, ano em que o clube completa 80 anos, será também o ano em que poderá voltar a protagonizar grandes jogos contra os melhores do país. Um presente para essa torcida.

Bahia: Torcida de Ouro

Pensando assim, a produtora Movimento lançará em janeiro um DVD com o documentário O Tricolor Voltou. Dirigido por Matheus Vianna, com roteiro de Cristina Mascarenhas e Jiovani Soeiro. O documentário em formato televisivo (52 minutos) irá contar a trajetória do Bahia em 2010, mostrando cenas de bastidores dos jogos e as principais partidas, com depoimentos dos jogadores e especialistas que irão analisar o porquê da subida neste ano. Uma espécie de registro especial com curiosidades que todo torcedor gostaria de ver.

Gol do AcessoA Movimento é a produtora responsável pela TvBahêa, uma televisão do Clube que passa no site oficial e por isso está no dia a dia do time cobrindo os jogos, vestiário, reuniões e ações do clube. A idéia de fazer O Tricolor Voltou foi apenas uma consequência. "A idéia é que ele seja mais uma das ações de comemoração pelos 80 anos do Bahia, achamos importante registrar esse momento depois de tanta tristeza e dar um presente a torcida", afirma a produtora Sheila Gomes.

E não pára por aí. Em julho de 2011, o Bahia deverá estar nos cinemas, com o filme Bahia, minha vida, de roteiro e direção de Márcio Cavalcante. Esse será um documentário sobre a torcida do Bahia e sua paixão pelo clube. A idéia é demonstrar essa relação complexa e fanática de pessoas que fazem de um clube sua vida. O longametragem está em finalização e já tem até um blog para quem quiser acompanhar. Quem gosta de futebol, independente do time, deve ficar curioso com esse.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.