A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

Glauber RochaEsta semana completou-se 30 anos de morte de Gláuber Rocha. O diretor e pensador baiano, nascido em Vitória da Conquista foi mais do que um simples cineasta brasileiro. Gláuber é um ícone cinematográfico por toda a transformação de pensamento que imprimiu em sua curta vida. O movimento Cinema Novo e os filmes que produziu são apenas um pequeno exemplo de sua vontade de transformar o mundo. Acreditando em um cinema engajado, Gláuber influenciou cineastas de peso como Jean-Luc Godard, que chegou a colocá-lo em seu filme Vento do Leste como uma espécie de profeta do caminho do cinema. Na década de 70, Gláuber Rocha foi expor suas idéias na televisão, onde tinha um quadro no programa Abertura da TV Tupi. Mesmo ali, ele não deixava de expor um pensamento crítico em relação ao cinema e a cultura brasileira em geral. Esse discurso demonstra bem isso.


Notícias Rápidas:

FICI 2011
FICI
O 9º Festival de Cinema Infantil já começou. Desde 19/08 o festival está acontecendo no Rio de Janeiro e hoje começa em Brasília. Ao todo são nove cidades que poderão ver longas e curta-metragens muitas vezes raros no Brasil. Sempre repito que foi em uma edição dele que consegui assistir ao Segredo de Kells, concorrente ao Oscar de 2010 que nunca estreou no país. Confiram site oficial do evento.
- Rio de Janeiro e Niterói – de 19 a 28 de agosto
- Brasília – 26 de agosto a 4 de setembro
- São Paulo e Campinas – 2 a 11 de setembro
- Salvador e Aracaju – 30 de setembro a 9 de outubro
- Recife – 12 a 23 de outubro
- Belo Horizonte – 21 a 30 de outubro

Bovarius Flavus
"Bovarius Flavus" e o Catarse
O Catarse é um projeto interessante para quem não sabe como encontrar patrocinadores para seus projetos. Basta se cadastrar, publicar um projeto interessante, divulgar e esperar que os apoios aconteçam. Vale peça de teatro, filme, festival, livro, qualquer coisa, a única exigência é que seja um projeto finito. E se você não conseguir atingir o número mínimo para realizar o projeto, aqueles que já investiram serão ressarcidos. Assim, fomos procurados pelo jovem cineasta da Escola de Comunicação da UFRJ pedindo para divulgar seu mais novo projeto: Bovarius Flavus, o nome é uma brincadeira com aquela velha diversão "vaca amarela". E a história gira em torno de Teobaldo e Joaquim, dois garotos rivais em tudo. Parece interessante, quem quiser conhecer mais aqui o site oficial.

O Homem do Futuro
No Festival de Londres
O Homem do Futuro foi selecionado para abrir o 3rd Brazilian Film Festival of London que acontece entre 06 e 10 de setembro. O ciclo de festivais brasileiros pelo mundo é uma ótima janela para o nosso cinema e um bom sinal para o filme de Cláudio Torres que estreia em todo Brasil dia 02 de setembro. Semana passada teve a pré-estreia no Rio de Janeiro, vejam matéria do Vídeo Show sobre ela aqui. Além disso, havia uma fotocabine instalada onde os presentes podiam tirar fotos com a fantasia do personagem. Veja quem passou por lá no Facebook Oficial do filme.

Apollo 18 - filme
Apollo 18
Quem também estreia no dia 02 de setembro é o filme Apollo 18. E duas promoções estão movimentando a internet em torno do lançamento. Uma bem simples, basta curtir a página oficial no Facebook e colocar uma mensagem dizendo em qual das pré-estreias: São Paulo / BH / Curitiba-PR / Porto Alegre-RS / Manaus / Campinas-SP / Diadema-SP / Salvador-BA você quer estar. Os cem primeiros de cada praça garantem um par de ingressos. A segunda promoção é mais complexa, você precisa fazer um vídeo criativo com o tema "Quais os mistérios que aconteceram na lua?", o vencedor vai ganhar uma viagem para conhecer a Nasa.

Estreias da semana no Cinema:
O Rei LeãoUma semana com estreias bem variadas. A começar pela volta do clássico da Disney O Rei Leão, dessa vez em 3D. O filme que envolveu a todos ganhou um tratamento especial e promete divertir adultos e crianças. A história de Simba é a já conhecida trama de superação. Nascido para ser rei, mas traído pelo tio, ele tem que reaprender a viver, até encontrar forças para tomar seu lugar de volta. O roteiro é livremente inspirado na peça Hamlet, de Shakespeare, e nas histórias de José e Moisés, da Bíblia. Lançado pela primeira vez em 1994, o grande sucesso levou a duas sequências no cinema além de uma adaptação teatral na Broadway.


Chega aos cinemas também hoje a comédia com doses de drama: Amor a toda prova, dos mesmos diretores de O Golpista do ano. O filme é estrelado por Steve Carell, com Ryan Gosling, Julianne Moore, Emma Stone. Além da participação especial de Marisa Tomei e Kevin Bacon. O roteiro é bem construído, dosando momentos hilários com outros densos e construindo uma amarra inteligente. Daquelas comédias românticas disfarçadas de machista.

E por último, mas não menos importante, O Planeta dos Macacos: A Origem. O filme de Rupert Wyatt pretende contar como a humanidade caminho para o filme esperado no livro do francês Pierre Boulle que gerou dois filmes, o clássico de 1968 e a tentativa lamentável de repaginação de Tim Burton em 2001. O filme atualiza os temores humanos, que antes temiam a Guerra Fria e, agora, parecem mais preocupados com as experiências genéticas. Tem altos e baixos, tornando-se digno da franquia.



Fica a dica:
E já que a semana foi de Gláuber Rocha, as dicas são suas duas obras máximas.

Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964)
Direção: Gláuber Rocha - Um faroeste brasileiro, uma ópera sertaneja, um primor sobre fé, esperança e lutas de sobrevivência. Deus e o Diabo na Terra do Sol conta a história de Manuel, um sertanejo crente que na busca por uma vida melhor cruza o seu destino com um beato - Sebastião, um jagunço - Antônio das Mortes e cangaceiros - Corisco e Dadá.

Terra em Transe (1967)
Direção: Gláuber Rocha - Quem tem voz aqui é Paulo Martins, um jornalista e poeta idealista que briga na fictícia República de Eldorado contra o político Porfírio Diaz, em soberba atuação de Paulo Autran. Uma verdaeira representação da luta de classes existente no país, que tive o prazer de assistir no cinema quando sua cópia foi restaurada.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.