A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

Viola Davis - SAG AwardsA semana começou com novos ares para os apostadores do Oscar após o resultado da SAG Awards (Screen Actors Guild Awards 2012) e da DGA Awars (The Directors Guild of America Awards), deles sagraram-se vencedores O Artista e Histórias Cruzadas, dando indícios de que podem ser os principais vencedores da noite do dia 26 de fevereiro. Claro que ninguém saiu do páreo ainda, mas as duas premiações tem se confirmado a cada dia bons termômetros para a escolha da Academia. A escolha de Michel Hazanavicius como melhor diretor e de Jean Dujardin para melhor ator, demonstra que O Artista é mesmo a sensação do ano, um filme mudo e preto&branco, estamos com saudades dos tempos antigos onde o que importava eram as histórias e sua forma de contar, não os efeitos especiais? Quem sabe? Já a vitória de Viola Davis, criando risco real para o terceiro Oscar de Meryl Streep, de Octavia Spencer para melhor atriz coadjuvante e o melhor elenco para Histórias Cruzadas, demonstra que o filme de Tate Taylor, mesmo com o resultado do Globo de Ouro, ainda tem fôlego. Agora, de certo mesmo, parece que só temos Christopher Plummer como melhor ator coadjuvante por Toda Forma de Amor, filme que estreou no Brasil direto para home vídeo.

Notícias Rápidas
No Amor - Canal BrasilO Canal Brasil lançou uma idéia bastante interessante: No Amor - O primeiro filme colaborativo do país. O projeto é bem simples, a equipe da Dona Rosa Filmes criou uma história de suspense e postou a primeira parte A Pizza com seis minutos. Agora qualquer pessoa no país tem até 15 de março para enviar vídeos com 2 a 4 minutos continuando a história. O melhor leva mil reais e ainda entra para a história final, que terá ainda mais quatro capítulos, porém o sexto e último será feito pela própria Dona Rosa Filmes. No site oficial do programa, você ainda encontra dicas de como filmar, músicas que poderão ser utilizadas e curiosidades diversas sobre o projeto. Está aí uma boa chance para produtores de todo o Brasil.

Falando em oportunidades
E falando em chances e oportunidades, quero apenas abrir espaço aqui para um grupo de Campo Largo-PR e região (Curitiba) que está tentando levar a frente um projeto de incentivo à cultura e a produção de filmes independentes. Chama-se Curitiba's horror movie project. Maiores informações vocês podem encontrar na FanPage deles no Facebook.

Curso InspiratoriumFormação de Cinema no Inspiratorium
E já que o tema da semana é projetos e incentivo à produção audiovisual, para quem mora em São Paulo estão abertas as matrículas do Curso de 2 anos de Cinema que reúne uma equipe de profissionais de peso do mercado como orientadores. O curso contempla um ensino teórico-reflexivo acerca do universo da sétima arte e a realização de aulas práticas por meio de produções de filmes, usando equipamentos profissionais digitais exclusivos como a câmera RED ONE. Alguns dos professores: Alziro Barbosa, em Fotografia; Cristina Amaral, em Montagem; Luiz Adelmo, em Som; Renata Rugai, em Arte; Sérgio Alpendre em História e Crítica; Renata Saraceni, em Produção e Joel Yamaji, em Direção e Roteiro. Maiores informações no site da instituição.

Estreias da Semana

Histórias CruzadasSemana recheada de estreias. Finalmente chega ao Brasil, Histórias Cruzadas, um dos fortes candidatos ao Oscar, dirigido por Tate Taylor. Um drama forte sobre a questão racial nos Estados Unidos da década de 60, com interpretações que chamam mesmo a atenção, principalmente de Viola Davis e Octavia Spencer, a desbocada Minny. Outro no rastro do Oscar dessa semana é A Separação, filme iraniano cotado a melhor filme estrangeiro que estreia em boa parte do país, depois de ter estreado no eixo Rio-São Paulo semana passada.

À Beira do AbismoChega aos cinemas também a A Beira do Abismo de Asger Leth, com Sam Worthington, Elizabeth Banks e Jamie Bell no elenco. O filme usa uma falsa tentativa de suicídio para um plano maior, mas esbarra nos mesmo clichês de filmes de ação em geral. Tem ainda Viagem 2 – A Ilha Misteriosa, continuação de Viagem ao Centro da Terra, dessa vez sem Brendan Fraser e com a presença de Dwayne Johnson, ex- The Rock, em uma jornada pelos livros de Júlio Verne. Possui um tom infantil , mas é divertido para todos. A semana traz ainda Filha do Mal e a versão em 3D para o clássico da Disney A Bela e a Fera.


Humor

Esta semana estreamos mais uma coluna aqui: Thomas, o Rato de Cinema. Toda semana vocês vão acompanhar os pensamentos desse ratinho tímido e muito crítico que vive em uma toca dentro de uma sala de cinema. Thomas não tem preconceitos com relação a gêneros, assiste a todo tipo de filme, sempre melhorando o seu repertório e se tornando cada vez mais cinéfilo. O que o deixa irritado mesmo é a bagunça e desrespeito durante a projeção e, mesmo sendo um rato, fica chateado com a quantidade de lixo que as pessoas deixam dentro das salas.

Espero que gostem. Cliquem para ampliar.

Thomas, o Rato de Cinema

Fica a Dica
RioInfelizmente, Rio não foi indicado ao Oscar de melhor animação, mas está representado em canção original com Real Rio de Sergio Mendes e Carlinhos Brown. Para os que ainda não conferiram a animação de Carlos Saldanha, ela estreia essa semana no TeleCine:
Dia 4/02, sábado, às 22h - TeleCine Premium
Dia 5/02, domingo, às 20h - TeleCine Pipoca




CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.