Anjos Rebeldes : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Anjos Rebeldes

Anjos RebeldesNão confundam com o filme de terror de 1995 dirigido por Gregory Widen. Relembro hoje, Iron Jawed Angels, um filme da HBO sobre a luta pelo sufrágio feminino. É que no dia 11 de janeiro nascia Alice Paul, um dos nomes mais importantes na luta pelos direitos das mulheres de votar nos Estados Unidos. E este é um filme que retrata bem seu papel e sua luta.

A trama gira em torno do pequeno grupo liderado por Alice, interpretada muito bem por Hilary Swank. A atriz consegue passar toda a força e capacidade de liderança da personagem que não desiste nunca de seus ideais. É emocionante acompanhar seu empenho em divulgar a causa. Sua dor ao romper com o partido original, liderado pela personagem de Anjelica Huston. A questão da guerra, a prisão, a greve de fome, a persistência e o cuidado com as companheiras. É possível se encantar com sua luta ao assisti-la.

Anjos RebeldesE o mais interessante é que essa força é vista em imagens, sem precisar explicitar com diálogos desnecessários. A cena na cadeia, por exemplo, é bastante ilustrativa disso. Basta Alice sentar na mesa e se recusar a comer, para as demais seguirem. Da mesma forma como é forte o poder de sedução de Inez Millholland, interpretada por Julia Ormond. A química entre Ormond e Swank nos dá uma dupla interessante durante todo o movimento.

O filme é bastante feliz também em demonstrar todo o preconceito da época. A dificuldade que elas tinham de conseguir adeptas, a revolta da população desde o desfile, passando pela panfletagem até o que chama de ultraje da manifestação em frente à Casa Branca. Principalmente quando os Estados Unidos entram na Guerra. Há uma boa dinâmica entre simpatizantes e adversários da causa. E toda a política por trás, na época.

Anjos RebeldesA vigília na Casa Branca emociona em alguns momentos e toda a violência sofrida por essas moças seja ali ou na cadeia conseguem criar um clima de comoção eficiente. O filme dirigido por Katja von Garnier oscila em ótimos momentos dramáticos e outros desnecessários como todos os clipes românticos de passagem de tempo entre os personagens de Hilary Swank e Patrick Dempsey. A própria relação entre os dois cai no vazio, sem um desenvolvimento adequado.

Anjos RebeldesMas, no geral, o saldo é bastante positivo. Não apenas pelo ótimo elenco envolvido, além dos já citados, destaque para Vera Farmiga que interpreta outro nome importante da luta, Ruza Wenclawska. O que ganha o espectador é mesmo a história contada e a força daquelas personagens. A luta delas era mais do que justa, então é fácil de criar empatia. Não era simplesmente o direito de votar, mas o direito de exercer sua liberdade.

Como disse Hilary Swank em uma das cenas mais emocionantes. Era uma causa que não precisava de explicação. Era o anseio mais autêntico do ser humano. O desejo de ser reconhecida enquanto cidadã de seu país, capaz de exercer as obrigações cívicas e ser representada pelos líderes que escolheu. Um direito de igualdade que já era protegido pela constituição, mas que a maioria dos Estados ainda não fazia cumprir.

Tudo por uma luta de poder tola, em que a mulher deveria ser submissa e reclusa aos serviços domésticos, enquanto os homens cuidavam da política do país. Felizmente, a humanidade está sempre evoluindo.


Anjos Rebeldes (Iron Jawed Angels, 2004 / EUA)
Direção: Katja von Garnier
Roteiro: Sally Robinson, Eugenia Bostwick Singer e Raymond Singer
Com: Hilary Swank, Margo Martindale, Vera Farmiga, Julia Ormond, Patrick Dempsey e Anjelica Huston
Duração: 125 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.