Home
Ariclenes Barroso
cinema brasileiro
critica
filme brasileiro
Giulio Lopes
Luis Dantas
Sara Antunes
suspense
Vinicius de Oliveira
Se Deus Vier que Venha Armado
Se Deus Vier que Venha Armado
Primeiro longa-metragem de Luis Dantas, Se Deus Vier que Venha Armado foi inspirado no ataque de 2006 do PCC na cidade de São Paulo, mas como acabou sendo filmado em 2012, quando aconteceu outro ataque da facção, acabou ampliando o clima de tensão.
Mas, na verdade, apesar do título que é inspirado na música homônima do Pavilhão 9 e do tema de onde surgiu, o filme vai além, falando de pessoas. Mais precisamente do protagonista Damião, seu irmão Josué, seu amigo Palito, uma professora de teatro de uma ONG e um policial novato.
Damião sai da prisão como permissão temporária para o Dia das Mães, ele que não conhece sua mãe verdadeira e a mulher que o criou já está morta, segundo seu padrasto, por culpa dele. Não se sabe. Mas, ele usa isso para visitar o irmão e também para cumprir uma missão secreta para a facção a que pertence. Mas, alguns acontecimentos trágicos vão mudar o curso dos seus planos.
O roteiro vai construindo a história com as cenas em paralelo dos principais, nos dando a dimensão da situação e a forma como as vidas daquelas pessoas vão se juntando. O recurso do flashback também é utilizado, principalmente para criar um suspense sobre alguns acontecimentos, sendo bastante funcional. Luis Dantas faz questão de construir as ironias, seja de um botão que falta em uma farda, ou uma carteira de trabalho com o título "o trabalho engrandece".
Vinicius de Oliveira defende bem o seu Damião, com todas as nuanças que o presidiário tem. O menino que sonha reencontrar a mãe, o bandido com uma missão suicida, o irmão companheiro, o dono de um cão amoroso, um amigo, um amante. Um ser humano que se sente injustiçado e quer vingança. É forte, como a cena final.
Em oposição a ele, temos Palito, um jovem com problemas na perna, mas que diz ser um ótimo goleiro e quer ser ator e dançarino. Palito só quer ficar com a menina que ele gosta, mas parece que o destino não lhe reserva essa sorte no amor. O triângulo amoroso que se forma entre ele, Cléa e Damião é irônico e doloroso para todos, no final das contas.
Talvez falte ao filme de Luis Dantas, no entanto, um algo mais na estética da obra. A direção é cuidadosa, mas as cenas poderiam ser melhor aproveitadas, principalmente as que acontecem na praia e na parte final. A mescla da poesia e da dureza da vida poderiam ser melhor representadas em imagens. Ainda assim, é um filme que funciona e vai além do padrão
Se Deus Vier que Venha Armado (2015 / Brasil)
Direção: Luis Dantas
Roteiro: Luis Dantas, Beatriz Gonçalves
Com: Vinicius de Oliveira, Giulio Lopes, Ariclenes Barroso, Sara Antunes
Duração: 87 min.
Mas, na verdade, apesar do título que é inspirado na música homônima do Pavilhão 9 e do tema de onde surgiu, o filme vai além, falando de pessoas. Mais precisamente do protagonista Damião, seu irmão Josué, seu amigo Palito, uma professora de teatro de uma ONG e um policial novato.
Damião sai da prisão como permissão temporária para o Dia das Mães, ele que não conhece sua mãe verdadeira e a mulher que o criou já está morta, segundo seu padrasto, por culpa dele. Não se sabe. Mas, ele usa isso para visitar o irmão e também para cumprir uma missão secreta para a facção a que pertence. Mas, alguns acontecimentos trágicos vão mudar o curso dos seus planos.
O roteiro vai construindo a história com as cenas em paralelo dos principais, nos dando a dimensão da situação e a forma como as vidas daquelas pessoas vão se juntando. O recurso do flashback também é utilizado, principalmente para criar um suspense sobre alguns acontecimentos, sendo bastante funcional. Luis Dantas faz questão de construir as ironias, seja de um botão que falta em uma farda, ou uma carteira de trabalho com o título "o trabalho engrandece".
Vinicius de Oliveira defende bem o seu Damião, com todas as nuanças que o presidiário tem. O menino que sonha reencontrar a mãe, o bandido com uma missão suicida, o irmão companheiro, o dono de um cão amoroso, um amigo, um amante. Um ser humano que se sente injustiçado e quer vingança. É forte, como a cena final.
Em oposição a ele, temos Palito, um jovem com problemas na perna, mas que diz ser um ótimo goleiro e quer ser ator e dançarino. Palito só quer ficar com a menina que ele gosta, mas parece que o destino não lhe reserva essa sorte no amor. O triângulo amoroso que se forma entre ele, Cléa e Damião é irônico e doloroso para todos, no final das contas.
Talvez falte ao filme de Luis Dantas, no entanto, um algo mais na estética da obra. A direção é cuidadosa, mas as cenas poderiam ser melhor aproveitadas, principalmente as que acontecem na praia e na parte final. A mescla da poesia e da dureza da vida poderiam ser melhor representadas em imagens. Ainda assim, é um filme que funciona e vai além do padrão
Se Deus Vier que Venha Armado (2015 / Brasil)
Direção: Luis Dantas
Roteiro: Luis Dantas, Beatriz Gonçalves
Com: Vinicius de Oliveira, Giulio Lopes, Ariclenes Barroso, Sara Antunes
Duração: 87 min.
Amanda Aouad
Crítica afiliada à Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), é doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Poscom / UFBA) e especialista em Cinema pela UCSal. Roteirista profissional desde 2005, é co-criadora do projeto A Guardiã, além da equipe do Núcleo Anima Bahia sendo roteirista de séries como "Turma da Harmonia", "Bill, o Touro" e "Tadinha". É ainda professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unifacs e da Uniceusa. Atualmente, faz parte da diretoria da Abraccine como secretária geral.
Se Deus Vier que Venha Armado
2015-11-11T08:30:00-03:00
Amanda Aouad
Ariclenes Barroso|cinema brasileiro|critica|filme brasileiro|Giulio Lopes|Luis Dantas|Sara Antunes|suspense|Vinicius de Oliveira|
Assinar:
Postar comentários (Atom)
cadastre-se
Inscreva seu email aqui e acompanhe
os filmes do cinema com a gente:
os filmes do cinema com a gente:
No Cinema podcast
mais populares do blog
-
Em um cenário gótico banhado em melancolia, O Corvo (1994) emerge como uma obra singular no universo cinematográfico. Dirigido por Alex Pro...
-
Matador de Aluguel (1989), dirigido por Rowdy Herrington , é um filme de ação dos anos 80 . Uma explosão de adrenalina, pancadaria e tensão...
-
Pier Paolo Pasolini , um mestre da provocação e da subversão, apresenta em Teorema (1968) uma obra que desafia não apenas a moralidade burg...
-
Em seu quarto longa-metragem, Damien Chazelle , conhecido por suas incursões musicais de sucesso, surpreende ao abandonar o território da me...
-
Ruben Östlund , o provocador diretor sueco, nos guia por um cruzeiro inusitado em Triângulo da Tristeza (2022), uma obra cinematográfica qu...