Se Deus Vier que Venha Armado : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Se Deus Vier que Venha Armado

Se Deus Vier que Venha Armado - filmePrimeiro longa-metragem de Luis Dantas, Se Deus Vier que Venha Armado foi inspirado no ataque de 2006 do PCC na cidade de São Paulo, mas como acabou sendo filmado em 2012, quando aconteceu outro ataque da facção, acabou ampliando o clima de tensão.

Mas, na verdade, apesar do título que é inspirado na música homônima do Pavilhão 9 e do tema de onde surgiu, o filme vai além, falando de pessoas. Mais precisamente do protagonista Damião, seu irmão Josué, seu amigo Palito, uma professora de teatro de uma ONG e um policial novato.


Se Deus Vier que Venha Armado - filmeDamião sai da prisão como permissão temporária para o Dia das Mães, ele que não conhece sua mãe verdadeira e a mulher que o criou já está morta, segundo seu padrasto, por culpa dele. Não se sabe. Mas, ele usa isso para visitar o irmão e também para cumprir uma missão secreta para a facção a que pertence. Mas, alguns acontecimentos trágicos vão mudar o curso dos seus planos.

O roteiro vai construindo a história com as cenas em paralelo dos principais, nos dando a dimensão da situação e a forma como as vidas daquelas pessoas vão se juntando. O recurso do flashback também é utilizado, principalmente para criar um suspense sobre alguns acontecimentos, sendo bastante funcional. Luis Dantas faz questão de construir as ironias, seja de um botão que falta em uma farda, ou uma carteira de trabalho com o título "o trabalho engrandece".

Se Deus Vier que Venha Armado - filmeVinicius de Oliveira defende bem o seu Damião, com todas as nuanças que o presidiário tem. O menino que sonha reencontrar a mãe, o bandido com uma missão suicida, o irmão companheiro, o dono de um cão amoroso, um amigo, um amante. Um ser humano que se sente injustiçado e quer vingança. É forte, como a cena final.

Em oposição a ele, temos Palito, um jovem com problemas na perna, mas que diz ser um ótimo goleiro e quer ser ator e dançarino. Palito só quer ficar com a menina que ele gosta, mas parece que o destino não lhe reserva essa sorte no amor. O triângulo amoroso que se forma entre ele, Cléa e Damião é irônico e doloroso para todos, no final das contas.

Talvez falte ao filme de Luis Dantas, no entanto, um algo mais na estética da obra. A direção é cuidadosa, mas as cenas poderiam ser melhor aproveitadas, principalmente as que acontecem na praia e na parte final. A mescla da poesia e da dureza da vida poderiam ser melhor representadas em imagens. Ainda assim, é um filme que funciona e vai além do padrão


Se Deus Vier que Venha Armado (2015 / Brasil)
Direção: Luis Dantas
Roteiro: Luis Dantas, Beatriz Gonçalves
Com: Vinicius de Oliveira, Giulio Lopes, Ariclenes Barroso, Sara Antunes
Duração: 87 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.