FICI - Festival Internacional de Cinema Infantil - retorna a Salvador : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

FICI - Festival Internacional de Cinema Infantil - retorna a Salvador

FICI - Festival Internacional de Cinema Infantil

Entre os dias 02 e 12 de novembro Salvador recebe a 15ª edição do FICI - Festival Internacional de Cinema Infantil. O festival já soma mais de mil filmes exibidos e um público total superior a 1,5 milhão de espectadores. Em 2017, a programação reúne 120 filmes de 25 países, concentrando mais que o triplo de lançamentos do gênero no Brasil em um só evento.

A diversidade não está apenas nos títulos apresentados, como na própria dinâmica do festival que traz sessões comentadas como O Pequeno Jornalista, onde após a exibição do filme, um profissional conversa com as crianças sobre o ofício, ou a sessão do Pequeno Cientista onde um especialista tira dúvidas sobre o tema que será abordado na sessão, esse ano será a questão da robótica com o filme Wall-E. O projeto A Tela na Sala de Aula busca ainda aproximar escola e cinema se adequando aos segmentos escolares e respectivas faixas etárias dos grupos dos espectadores.

“Um festival tão diverso como o FICI oferece a um público cada vez maior a oportunidade de assistir a produções de diferentes estilos e linguagens. Desde o início, em 2003, houve um aumento significativo de interesse pelo cinema infantil, não só do público como também do ponto de vista da produção”, avalia Carla Camurati, diretora do festival ao lado de Carla Esmeralda.

O aumento da produção brasileira pode ser comprovado não apenas nos longas exibidos durante o festival, como no Prêmio Brasil de Cinema Infantil que traz uma seleção de curtas em três categorias, live- action, animação e da Mostra Teen, sempre com um júri formado por crianças. Este ano, a etapa final será em Natal no dia 06 de novembro. Isso demonstra a busca do festival de não centralizar sempre no eixo Rio - São Paulo. Salvador já foi sede da premiação em 2011.

Mary PoppinsOutra atração bastante procurada é a dublagem ao vivo trazendo longas-metragens exibidos nem sua língua original, porém com dublagem feita por profissionais em tempo real dentro da sala de exibição. O programa contará com filmes como ‘O Reino dos Sapos’, animação chinesa que será exibida em 3D, que conta a história de uma princesa que se disfarça de homem para competir por sua liberdade; e ‘Um Cavalo Chamado Elefante’, de Andrés Waissbluth, que conta as aventuras de dois meninos que após receberem a missão de cuidar de um cavalo, penetram no mundo do circo para recuperá-lo e conhecem a equilibrista Ana, sua companheira nesta incrível aventura.

Entre as atrações inéditas dessa edição tem a première do filme ‘Peixonauta, o Filme’ (3D) ainda sem data de lançamento comercial. Tem ainda ‘Louis & Luca – A corrida do queijo’, filme norueguês inédito nos cinemas brasileiros. Outra novidade dessa edição é uma atração para os adultos, ainda que com um filme infantil. Trata-se da exibição do clássico ‘Mary Poppins’ que será apresentado em sessão com áudio original e legendas em português, para cinéfilos poderem aproveitar a qualidade da obra na tela grande.

Seguindo a tradição de reprises, o festival terá ainda sessões de sucessos recentes nacionais como ‘Detetives do Prédio Azul (D.P.A), O Filme’ (2D); ‘Lino, uma aventura de sete vidas’ (3D); ‘A Professora de Música’ (2D); ‘A Família Dionti’ (2D), ‘Bugigangue no Espaço’ (3D) e ‘Um Tio Quase Perfeito’ (2D). E internacionais ‘Sing – Quem canta seus males espanta’ (3D); ‘Trolls’ (3D); ‘O Poderoso Chefinho’ (3D); ‘Moana, Um mar de aventuras’ e o belga indicado ao Oscar ‘Minha Vida de Abobrinha’.

Vale lembrar que no FICI os ingressos tem preço promocional único e que a abertura oficial para convidados é neste sábado, dia 04 pela manhã, porém desde o dia 02 já tem atrações para o público. Confira programação completa no site do festival.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.