Saudade fez morada no Centro : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Saudade fez morada no Centro

XIX Panorama Internacional Coisa de Cinema

Começa hoje o XIX Panorama Internacional Coisa de Cinema, dia do aniversário de Castro Alves e Glauber Rocha, dois artistas baianos, igualmente inquietos e geniais que são os homenageados da edição. “Ambos eram românticos, eloquentes e trágicos. Castro e Glauber eram carismáticos e magnéticos, os dois gritavam as grandes causas e falavam com o coração. Quiseram os deuses e os homens que a Praça Castro Alves ficasse de frente para o Cine Glauber Rocha. A estátua e a rosácea. A palavra e a imagem. Dois artistas singulares, que romperam o tempo-espaço”, comenta Cláudio Marques, idealizador e coordenador do Panorama. 

Para reforçar essa homenagem, a sessão de abertura traz o filme Barravento de 1962, uma ótima oportunidade para ver essa primeira obra na tela grande. A sessão terá a presença da filha do cineasta Paloma Rocha para um debate após a sessão. Além dele, tem também o primeiro filme da Competitiva Nacional: Saudade fez morada aqui dentro de Haroldo Borges que já vem de uma jornada premiada por circuitos de festivais, com destaque para o prêmio que o filme recebeu no 37º Festival Internacional de Cine de Mar del Plata. 

Ao todo, o festival exibirá mais de 130 filmes de diversos gêneros e estilos entre as mostras competitivas e paralelas, movimentando mais uma vez o centro da cidade, tornando o Cine Glauber Rocha e a Sala Walter da Silveira uma grande festa para cinéfilos e baianos em geral que gostam de um filme e um programa cultural. Afinal, o Panorama nunca foi apenas exibição de filmes. Tem os debates após a sessão, as ações formativas, as festas e eventos no terraço.

Além disso, pela primeira vez o Panorama contará também com um seminário sempre no horário vespertino, com mesas e encontros diversos para discutir o audiovisual  e esse ano ainda teremos algumas mesas de debates pela tarde. No dia da abertura, teremos a mesa com a presença de Bruno Monteiro (Secretário de Cultura do Estado da Bahia) e Pedro Tourinho (Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador).

Outro destaque a edição é a acessibilidade.  Serão realizadas 15 sessões acessíveis: onze no Cine Glauber Rocha e quatro na Sala Walter da Silveira. Parte de diferentes mostras, as exibições contarão com audiodescrição, intérprete de libras ou legenda descritiva e em libras através do aplicativo Movie Reading. Uma forma de inclusão necessária que busca alternativas eficientes para todos, todas e todes. 

A programação completa e a ficha dos filmes estão no site oficial do festival.


CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.